Por que me sinto culpada em gastar dinheiro comigo mesma?

Feita por >Mabi · 14 mai 2020 Autoestima

Constantemente me pego dando desculpas e postergando gastos comigo mesma, exemplo; tenho apenas uma calça, e não acho "necessário" comprar outra até que está rasgue, mas tudo bem gastar o mesmo valor comprando um presente para meu marido ou filhos mesmo que seja algo que eles não precisem, como um óculos de sol novo ou brinquedos, me sinto culpada de gastar o meu dinheiro para algo só para mim.

A melhor resposta 16 MAI 2020

Oi Mabi, tudo bem querida?
Veja, pelo seu relato possivelmente há questões interiores que precisam ser compreendidas e refletidas, que diz a respeito do seu valor e de crenças de não merecimento ou ainda, a crença de que é muito "melhor" dar para os outros do que se colocar em primeiro lugar, como se isso fosse um atestado de egoísmo.
A terapia é um ótimo caminho para entender todas essas questões e trazer maiores possibilidades, para satisfazer suas necessidades e desejos, sem que se sinta culpada por isso.
Abraço, estou a disposição!

Acacia C. A. Marques Psicólogo em Aracaju

7 respostas

4 JUL 2022

Olá Mabi.
Talvez você está valorizando mais outras pessoas que a si mesma.
Atendimentos psicológicos podem te ajudar a se valorizar, sem esquecer aqueles que ama.
Jane assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

16 MAI 2020

Mabi
Daqui a pouco teu marido e filhos não vão nem te valorizar porque acham que você não tem valor...
Tudo porque você não se valoriza, você se coloca em último lugar.
Aprenda a ser a primeira e não a última, primeiro precisa se amar para depois amar o marido e os filhos.
Quem não ama a si mesmo, também não ama o outro.
Sim precisa ajudar os filhos o que eles precisam, mas não a ponto de se sacrificar para dar o que eles não precisam para sobreviver.
Se sacrificando desta maneira, nem os filhos querem isso. Estás criando ditadores que vão te submeter a eles.

5817 respostas

15 MAI 2020

Olá Mabi! Grato por participar. Evidentemente você está desvalorizando a si mesma e valorizando aos outros. Esse tipo de comportamento não é raro. Provavelmente você não sinta a sua essência como suficiente para igualar a troca amorosa com seus familiares, por outro lado, perceber isso, é um passo importante para você repensar. O modelo de sociedade que temos, nos impulsiona para comprar, isso gera uma ilusão de satisfação, mas dura muito pouco, além de ser insuficiente. Será muito importante você se permitir ter direitos. O teu sentimento de culpa está desproporcional: se não somos perfeitos, não podemos ser culpados por ter limitações. A culpa cabe nas situações em que escolhemos fazer algo errado e prejudicar os outros. Na imensa maioria das vezes, não fazemos isso, portanto, na maioria das vezes, não somos culpados; somos apenas seres humanos com limitações e fraquezas. Sendo possível, será muito interessante você passar por processo técnico-científico com psicólogo. Será um investimento que valerá à pena. Coloco-me à disposição para maiores esclarecimentos. (Em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.