Por que me sinto culpada por meus pais gastarem comigo?

Feita por >Paula · 4 dez 2022 Abordagem psicológica

Mesmo que preciso muito de algo, me sinto culpada por meus pais me darem. Vou começar faculdade agora, e por quanto vou precisar da ajuda deles, mas estou me sentindo muito culpada por fazer eles passarem por isso.

A melhor resposta 6 DEZ 2022

Oi Paula,
Entendo o que sente e esclareço:
De fato, voce apenas veio através deles, mas não é deles; voce os escolheu para serem teus pais e eles se sentem orgulhosos pela escolha que voce fez.
Aos poucos, voce mesma vai adquirindo a administração e a responsabilidade por si mesma; até agora não foi possível.
Mas voce veio para se realizar e ser feliz; veio para executar o teu objetivo de vida. Pode negociar com eles dizendo que eles vão ter muito orgulho da filha deles... Veja os teus recursos/talentos e vai executando o que mais voce gosta na vida.
A vida funciona onde tiver alegria, prezer de viver e facilidade; ali também estará o dinheiro, a criatividade.
Assim poderá encaminhar a tua vida e a tua profissão. Seja cuidadora consigo mesma, seja verdadeira consigo mesma e perceber que está sendo difícil, escolha fazer Terapia para ter certeza que está fazendo o teu caminho.
Abraços

5817 respostas

5 DEZ 2022

Olá bom dia, nesse caso teria que fazer uma investigação melhor. Mas com certeza possa ter relação com suas crenças de valores e dinheiro. Busque psicoterapia para se conhecer melhor, e assim ter manejos saudáveis para lidar com essa questão.

Se desejar iniciar um processo terapêutico, estou á disposição!

Kássia Pereira Silva Psicólogo em Goiânia

76 respostas

5 DEZ 2022

Olá, Paula, te agradeço pela oportunidade de tentar te ajudar.

Algumas que perguntas que você pode fazer a si mesma:

1. Economicamente para a família há a necessidade de você ter um emprego para contribuir hoje?
2. Você é cobrada de alguma forma pela sua família?
3. Você se cobra, se põe exigências questionáveis, ou seja, que não estão obviamente relacionadas há uma necessidade urgente, exigência para se chegar a um estado idealizado?

E pense que este momento de graduação também seja um tempo em que você possa direcionar sua energia aos estudos, que possa aproveitar o máximo que a formação acadêmica possa te proporcionar - sempre sendo guiada por seus autênticos interesses.

Espero ter podido ajudar um pouco. Fico à disposição.
Um cordial abraço,
Bruno.

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

183 respostas

5 DEZ 2022

Oi Paula! Obrigado pela pergunta. Certamente ela será muito útil para muitas outras pessoas. A vida é longa, rica, cheia de modificações de posições e papeis. Temos uma sociedade complexa, para a qual passamos muitos anos nos preparando: aprender a escrever, contar, entender a História, a Geografia, a lógica das coisas, informática, aprender a dirigir, amadurecer valores éticos, língua estrangeira, informática,...
São tantas coisas a aprender. Para colher é preciso plantar e cuidar. Para ter vida de adulto mais segura, confortável (do ponto de vista da realização pessoal, é gratificante, empregabilidade é interessante - da quantidade material pode ser uma armadilha), mas buscamos ter os confortos, tanto material, da empregabilidade, quanto da realização pessoal.
Isso demanda tempo e renúncia a outras coisas. Tenha calma e pense como processo no qual, nesse momento, você está plantando, depois colherá. Seus pais tem sabedoria, querem o seu bem, por isso, sabem que agora será importante que você possa contar com eles para estudar e organizar futuro adequado e estável.
Haverá um dia, lá na frente, na velhice deles, que você será a provedora de questões essenciais para eles, no sentido de afeto, apoio, desenvoltura cultural atualizada.
Seu papel hoje será estudar com seriedade, alegria, dedicação, motivação e aprofundamento.
Há muitas coisas interessantíssimas para se pensar na construção do jeito profissional de ser de cada um nós.
Desejando aprofundar isso, estarei a disposição. Veja um de nós, psicólogos especializados em orientação ocupacional.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.

8602 respostas

5 DEZ 2022

Olá Paula como vai, talvez você devesse questionar seu lugar nesse relacionamento familiar, começando pelo entendimento de onde você está nessa relação, pois parece que você se coloca em uma função de não merecimento de cuidado por ações.
Através da psicoterapia seria possível você entender melhor seu papel nesse sistema familiar.
Espero ter dado um direcionamento melhor !
Fico a disposição !

Nycolle Chioratto Psicólogo em Curitiba