Por que eu me sinto mal comigo mesma?

Feita por >Hi · 5 mar 2022 Autoestima

Eu tô sempre a sentir me culpada.
Pelos meus pais, namorado, amigos.
E como se fosse só um peso...
Ninguém nota se eu não tiver bem... Mas eu tenho sempre q notar...
Tenho q sempre estar lá para os outros mas nunca tão lá para mim... E se eu não tiver... Ficam chateados cmg...
Oq eu posso melhorar em mim?
Ou oq posso fazer para sentir me menos culpada?

A melhor resposta 9 MAR 2022

Não ligue para a culpa... Culpa não faz parte da vida, culpa é uma coisa imposta pelo sistema, pela sociedade.
Voce precisa aprender a usar a sociedade, as leis sociais e não ser servil dele.
A vida te deu a liberdade, pode fazer todas as experiências que quiser e nada está errado, tudo é um processo de aprendizagem. Voce tem o livre arbítrio para se conduzir, não deve fazer porque os outros querem.
Voce tem que ser boa para contigo mesma, pode ser boa também para os outros, mas nunca contrarie a ti mesma para satisfazer os outros. Se voce faz coisas para os outros e não queria fazer, está maltratando a si mesma. As pessoas estão só te usando, se servem de voce e depois te desconsideram.
Pois pare de fazer isso, não se deixe usar... voce não tem que fazer isso para ter a amizade delas. Se essa for a condição, não vale a pena ter esses como amigos.
A vida é sua, é dona dela. Tome posse de si mesma e mande os outros se virarem.
Abraços

5817 respostas

7 MAR 2022

Olá.
Para qualquer decisão da pessoa é sempre fundamental definir o que é o primeiro ponto a ser enfrentado. No seu relato o que parece ser prioridade é essa pressão que as pessoas fazem para que você seja inabalável, disponível para suas demandas; elas aprenderam a te tratar deste modo e por isso é possível e desejável que você as ensine a te respeitar e a considerar que você pode ser agradável mas que também pode ter momentos ou situações em que você está mal. É preciso ensinar as pessoas a te tratarem de modo a respeitar seus afetos, sentimentos, limitações, etc - é fácil mostrar isso para as pessoas porque é assim que as relações humanas acontecem normalmente. Nos relacionamentos cada pessoa precisa constantemente regular a entrada, o 'espaço' a ser cedido a cada interação; se você não controlar, as pessoas irão ocupar mais 'espaço', além das suas possibilidades. E você pode fazer isso sem se sentir culpada porque é assim que as pessoas funcionam. Psicologo online Custodio Cruz

Custódio Silva Psicólogo em Ouro Preto

97 respostas

6 MAR 2022

Olá Hi! Grato por escrever. O que eu posso melhorar em mim, o que posso fazer para me sentir menos culpada é um excelente começo de reflexão.
Algumas possibilidades: Amadurecer, ressignificar o conceito de cupa, delimitar melhor a tua identidade, reorganizar rotina de vida, refletir a tua própria história. Amadurece-se vivendo experiências, com ética, sentido, inserção social/cultural; repensa-se a culpa quando se vê com autonomia, as diferenças entre o menos ruim e o predominantemente melhor, delimita-se a identidade com a organização interativa, mais autônoma das metas, obojetivos, habilidades, interesses e intenções, organiza-se rotina de vida, colocando coisas para a mente, o corpo, a troca social (exercício físico, esporte coletivo, estudos sérios, trabalho sério, alimentação adequada, formação de turma de colegas e conhecidos. Isso feito com a ajuda científica de um psicólogo poderá ser profundamente enriquecedor.
Estaremos a disposição
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

6 MAR 2022

Olá
Pelo teu relato, temos pouquíssimas informações. Como é esse incômodo e essa culpa? Acho que seriam as primeiras perguntas que eu faria.
Explore a possibilidade de construir uma relação de confiança com um terapeuta que possa te ajudar.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

6 MAR 2022

Boa noite hi
Porque se sente culpada? Será que tu mesma não acostumou as pessoas a estar presente e mostra uma força em que não precisa de atenção?
Procure uma terapia para conversar sobre todas essas dúvidas.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre