Não encontrei respostas em terapia, decidi não gastar mais dinheiro

Feita por >Amelia · 17 dez 2017 Depressão

Tenho algumas perguntas. Fui diagnostica com depressao a cerca de 10 anos.

Além dos sintomas da depressão a algo mais que me incomoda.

-Tenho medo de não ser aceita em certos grupos -trabalho por exemplo. Fui criada por pais evangelicos e pessoas me criticam pelo que sou e não sei lidar com isso.

-tenho um problema imenso em me relacionar com o sexo oposto. Quando adolescente um amigo disse que preferia morrer a ficar comigo e varias outras ocasioes escutei adolescente dizendo que era feia. Minhas amigas sempre tentaram me mudar, usar roupas diferentes, usar maquiagem mas nunca aceitei porque eu não me sentia bem e por medo de ser julgada pela minha familia. Hoje com 28 anos ainda morro de vergonha de interagir com sexo masculino porque imagino que me veem como piada. Não sou como os outros. Me incomada que eu quero que me aceitem pelo que sou. A unica pessoa que demonstrou interesse por mim foi um ex-viciado e escuei meu pai dizendo que ele era muito bonito para mim.

Nunca vou em medico, principalmente dentista, pois imagino que ira me julgar por ter cárie.

sempre trabalhei para ter minhas coisas. Sou formada, lecionei por 5 anos e hoje sou presioneira de mim mesma. minha rotina: ir trabalhar (hotel - sou recepcionista), voltar pra casa, ficar até de madrugada no pc assistindo tv - dormir as 4h da manha - acordar meio dia e ir para o serviço.

Ha duas semanas comecei a ter ideias de suicidio pela primeira vez. Estou com medo. Estou cansada de viver em medo. Minha vida é um inferno e no fim do dia eu culpo a mim mesma por ser fraca e não superar isso, pois é o que ouço de pessas que dizem que me ama e só estão falando a verdade.

Eu odeio a minha vida, Eu só quero ser feliz.

A melhor resposta 18 DEZ 2017

Amelia, existem vários tipos de depressão, mas o tratamento é o mesmo, terapia e medicação (prescrita por um psiquiatra que vai acompanhando a evolução do caso). Além disso, existem quadros que podem se somar a depressão, como por exemplo transtorno de ansiedade, mas isso só fica claro quando o paciente é avaliado durante um período considerável. A psicoterapia ajuda o paciente a entender melhor o que acontece com ele e a desenvolver estratégias para lidar com isso. Não existem respostas prontas para os problemas existenciais. Sugiro que procure um psiquiatra e retorne para a terapia. Existem os CAPS para quem não dispõe de recursos para arcar com o tratamento particular. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

25 AGO 2018

Compreendo que por muitos anos você se deixou aprisionar por pessoas, dogmas e crenças que limitam sua fé em si mesma. Deseja com intensidade terminar esse sofrimento, usada até de ultimas consequencias.

Um profissional da psicologia nesse instante é um meio de se colocar e de se olhar, uma vez que faz anos você se desligou de tudo que é você. Amar-se e buscar conhecer com mais precisão seus desejos e vontades pode trazer outra luz a sua vida.

um abraço.

Sandra Reis

Sandra Reis Psicóloga Psicólogo em Belo Horizonte

23 respostas

29 JAN 2018

Amelia,
Entendi que você foi diagnosticada com depressão, mas sente que tem algo além disso que a incomoda muito, tem medo de criticas, de julgamento das pessoas, se importa muito com o que os outros pensam sobre você, tem se excluído de muitos lugares, por medo de não ser aceita, não se cuida por medo de julgamento, criou para você uma prisão onde sente oprimida e até tem ideias suicidas, sua vida é um inferno, e no final do dia se culpa por não ser forte e superar tudo isso.
O caminho para se chegar ao conhecimento sobre si mesma é o acompanhamento psicológico. Procure um psicólogo com que se identifica e se comprometa com você para encontrar uma forma de alterar tudo que deseja em sua vida e ser feliz.

Um abraço
Sandra Reis

Sandra Reis Psicóloga Psicólogo em Belo Horizonte

23 respostas

21 DEZ 2017

Amélia, se voce quer ser feliz então seja feliz, mas não coloque sua felicidade nas mãos do outro. Você precisa se conhecer e se aceitar como é antes denqualquer coisa, pois se você não se aceita como vai lidar com a não aceitação dos outros. Cada ser humano é único e especial. Ninguém é igual a ninguém e nisso consiste a beleza do ser humano. Nós somos o que somos porque vivemos o que vivemos. Mas nós podemos mudar se quisermos e se isso for bom pra nós , mas só pra nós, independente do que os outros querem. Só você é responsável pela sua felicidade mais ninguém. Se você quer ser feliz, seja feliz. Isso é uma escolha!

Ângela Ferreira Batalha Psicólogo em Rio de Janeiro

176 respostas

18 DEZ 2017

Olá Amélia
Olha talvez vc não tenha encontrado o profissional adequado para seu problema.Procure um psicólogo da linha cognitivo comportamental, se necessário um.psiquiatra também. Não existem pessoas feias, o que existe são pessoas com baixa auto estima. Você só precisa aprender a verr as coisas boas que estão submersas.Todos temos qualidades. Não desista com certeza vc é uma pessoa maravilhosa, acredite.

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

18 DEZ 2017

Olá Amélia,
A depressão geralmente não está "sozinha" . Em grande parte dos casos há outras de vida importantíssimas, como no teu caso, para compreender e resignificar.
Agora, é fundamental que você se dedique a cuidar de você nesse momento, se você realmente quer ser feliz, como você mesmo disse.
Ficar sempre nesse ciclo de culpa no fim do dia provavelmente está fazendo você se sentir cada dia pior. Mas, é importante entender porque isso, mesmo te fazendo tão mal, se repete todos os dias.
Amélia..compreender o que acontece com você vai além da sua consciência de tudo isso.
Se você quer realmente mudar tudo isso, entregue-se a um processo de terapia.

Tudo isso é superável, mas exige dedicação!
Boa sorte!

Daiane Haas Psicóloga e Coach Psicólogo em São Miguel d'Oeste

16 respostas

18 DEZ 2017

Amelia, boa tarde! A minha recomendação à você é que busque psicoterapia para entender o que se passa com você, pois pelo seu relato apesar de ter sido diagnosticada com depressão existe um forte componente de dificuldade de interagir com as pessoas do sexo oposto e uma questãp relacionada à auto estima e a avaliação dos outros. Não deixe de buscar ajuda, pois a tendência é que a situação fique mais desconfortável para você, estou à disposição para ajudá-la, att Renata Brito

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

18 DEZ 2017

Boa noite Amelia.
Não existem respostas prontas ou soluções mágicas, pois cada pessoa é única. A subjetividade inviabiliza essa compreensão imediata que vc deseja. O autoconhecimento é um processo e, para obter resultados é preciso investir e priorizar.
Sugiro que vc volte para a terapia, avalie se sentiu empatia com o profissional e, caso seja necessário procure um que vc goste mais.
É preciso entrar em contato com esses sentimentos que vc citou e cuidar dos pensamentos suicidas. Acredite, existem outras formas de se libertar desse sofrimento, procure ajuda! Um abraço

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas

232 respostas

18 DEZ 2017

Olá, Amélia. A terapia, muitas vezes, é um processo longo e duradouro, não sei como foi o seu nem o que te fez desistir, mas pelo seu relato é pertinente ressaltar a importância que esse espaço pode vir a ter no auxílio do seu autoconhecimento e na sua evolução como pessoa. Juntos, você e seu psicólogo, podem ajudar a ressignificar e tornar essa sua caminhada menos dolorosa e angustiante.
Na vida precisamos ser reconhecido pelos outros de alguma forma, e pelo seu relato percebi que na sua história de vida isso pareceu haver um vazio enorme. Esse vazio precisa ser olhado com cuidado, Amélia, um profissional é o mais indicado para lhe auxiliar. As vezes não nos identificamos com um profissional, mas assim também é na vida. Busque um que você se sinta segura e confortável. Posso lhe auxiliar, fico a disposição. Espero ter ajudado.

Núbia Cristina Farias Barbosa Psicólogo em Fortaleza

49 respostas

18 DEZ 2017

Olá Amelia,
Você relata várias questões: o medo, a dificuldade de se relacionar, a vergonha, a dificuldade de buscar tratamento médico e dentário, as coisas que ouviu de amigos e familiares. Mas você também conta que se formou, que possui um emprego, que tem uma casa para voltar após o trabalho e descansar, que tem pessoas que se preocupam com você.

Ao final você conclui que as dificuldades tem sido tão grandes, que você não está mais conseguindo lidar com tantos problemas, as coisas boas já não são tão compensadoras para te fazer sentir melhor no dia-a-dia. As coisas estão se complicando e já está na hora de procurar ajuda profissional.

Amelia, você apenas precisa muito de psicoterapia. Assim como você encontrou este site e buscou ajuda escrevendo sua pergunta, você deve buscar um psicólogo para fazer terapia de verdade, fora da telinha do seu PC, ok? Saiba que os profissionais estão à sua disposição para ajudar. Vá em frente, marque uma consulta e converse sobre tudo o que está te angustiando, tudo o que você está passando.

Um forte abraço e estou à disposição!
Sheila

Sheila Cirigola Psicóloga Psicólogo em São Paulo