Qual a opinião da psicologia quanto a autodiagnóstico?

Feita por >Anônimo · 24 nov 2020 Depressão

É uma pergunta pessoal. Eu desabafei com uma pessoa sobre ter depressão, mas ela me disse que talvez não seja, só um psicólogo vai saber se é. Mas se eu sei o que passo e como me sinto, eu não saberia o que tenho? Eu posso chegar num doutor e falar "eu tenho depressão, vamos começar a terapia" ou ele precisa tirar o diagnóstico por conta própria.

A melhor resposta 25 NOV 2020

Olá Anônimo! Certamente as forças e desejos emocionas ( a maior parte das vezes distorcidos) gerarão diagnósticos equivocados. Autocrítica é importante, mas não é suficiente para gerar diagnóstico. De outro lado, nenhum profissional sério aceitará um diagnóstico em Psicologia, sem se sentir convencido pelos dados consistentes. Em minha experiência, a maior parte das pessoas que chegam com o diagnóstico de "depressão" apresentam outros fatores mais marcantes, como desnutrição, ansiedade, estresse, vida desregrada, falta de treino com frustrações, dentre outros fatores.
Mesmo um psicólogo ou psquiátra, não devem fazer autodiagnóstico.
Estarei à disposição para conduzir investigação científica na busca de um possível diagnóstico.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Doniete Machado - psicólogo clínico.

8672 respostas

25 NOV 2020

O psicólogo e o psiquiatra são os profissionais com qualificação e conhecimento técnicos para poder diagnosticar se uma pessoa tem depressão ou não. Existem vários critérios diagnósticos que irão nortear um profissional para que ele possa diagnosticar o paciente com depressão. Mas, isso não significa que alguém saiba dos seus sentimentos melhor do que você.

Se você procurar um psicólogo ele com certeza vai querer saber sobre como que você sente. Não é necessário que o psicólogo faça um diagnóstico para que ele possa te oferecer os serviços dele. Independente de você ter depressão ou não, você pode livremente chegar numa consulta psicológica e dizer para o psicólogo que você quer fazer psicoterapia. Qualquer pessoa que tiver vontade pode decidir que quer fazer psicoterapia.

Marque uma consulta se você tem vontade e explique para o psicólogo o que você tem sentido. Seja o mais franco possível e diga sobre o que você acha que tem.

Na psicoterapia o que você acha sobre si mesmo, tem imenso valor.

Espero ter ajudado.
Karoline.

Consultório Psicóloga Karoline Bizatto Psicólogo em Pomerode

10 respostas

25 NOV 2020

Bom dia! Por mais que você identifique os sintomas, existem alguns pontos que precisam ser considerados antes de fechar um diagnóstico. E existem outros pontos que precisam ser descartados. Algumas avaliações e exames são solicitados por profissionais que trabalham com essa área de saúde mental. Então, o mais recomendado é buscar uma ajuda de um psiquiatra e de um psicólogo para que você descubra o que tem causado esses sintomas que você identifica como depressão e se de fato pode ser considerado uma depressão ou algum outro quadro de transtorno de humor/ansiedade.

Nathalia Guerardt Psicólogo em Rio das Ostras

8 respostas

25 NOV 2020

Anônimo. Vc pode saber que tem depressão sim. Pelos sintomas... mas o psicólogo e o psiquiatra são os melhores profissionais para te ajudar realmente.
Se interessar conhecer meu trabalho sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro