Não tenho coragem de me separar

Feita por >Samuel · 6 fev 2018 Terapia de casal

começamos um relacionamento em 2004, paixão torrida, transavamos como dois adolescentes, a coisa foi esfriando até ela adquirir vaginismo, quando disse pra ela que era um transtorno psicológico quase apanhei pq ela disse que eu estava achando que ela fingia a dor, nunca procurou tratamento psicológico, a situação durou muito tempo, quanto tinhamos relação eu percebia a dor dela e parava, nesta parece loucura, mas mesmo assim casamos, as dores foram diminuindo mas o sexo nunca mais teve a mesma qualidade ou carícias ou afetuosidade, ela esfriou totalmente, eu em busca de outros prazeres pois nunca a traí, me envolvi com cocaína e ela nunca me perdoou, hoje depois de anos isso ainda é motivo de brigas e falta de confiança total, parece que eu morri pra ela depois disso tamanha a decepção, isso deixa o relacionamento muito distante, quase não transamos e o diálogo é super ruim, não estou feliz, mas não consigo me separar, vivo das lembranças felizes do passado achando que de repente um dia as coisas possam voltar a ser como eram antes, mas tento, e vejo que não tenho resposta, tivemos várias conversas a respeito, algumas rudes outras b?em assertivas, mas resultado zero. Eu sofro pra caramba mas não consigo terminar e não é por causa dos bens materiais que conquistamos, é porque "amo" ela mesmo. Entendo que é uma relação simbiótica do meu lado, mas queria uma opinião... eu não tenho carinho, eu não transo etc... e mesmo assim não consigo terminar, penso que o sofrimento seja ainda maior, mesmo estando na cara que o melhor caminho seria pular fora... e agora?

Ah, estou em total abstinencia, mas ela sempre acha que eventualmente eu deva usar algum tipo de droga, a confiança se destruiu totalmente...

A melhor resposta 7 FEV 2018

Olá Samuel, claro que existem muitos conflitos nesse relacionamento, muitas mágoas e situações mal resolvidas. Isso acaba minando não apenas a confiança, mas o próprio afeto em si. Curioso que você escreveu "amo" entre aspas, ao se referir do seu sentimento por ela. Ama mesmo ou sua baixa auto estima te impede de encontrar outro relacionamento? Talvez exista uma acomodação de ambos numa relação que está sendo ruim para os dois, mas que os dois tem medo de buscar algo novo. O mais indicado seria que ambos fizessem terapia, ou individual ou de casal.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

15 FEV 2018

Samuel acredito que ambos precisam se descobrir, talvez os 2 fazendo uma terapia com profissionais diferentes possam se descobrir e realmente obter a certeza de uma definição que caberá a ambos ok/

abraços!

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

7 FEV 2018

Olá Samuel! Estamos diante de um relacionamento em crise, então vamos lá: você citou que já tentou alertá-la sobre um possível problema psicológico e houve resistência da parte dela, você acha que ela aceitaria fazer terapia de casal? O fato de estar em um casamento não anula o nosso processo de individuação, é preciso está atento as nossas demandas individuais, A terapia de casal é uma alternativa, mas você precisar voltar a atenção para você e cuidar das suas questões, isso influenciará na sua relação completamente, outro ponto é, o amo pode ser medo, a culpa, insegurança, dependência e controle mascarados. A psicoterapia é um contexto de produção de sentido, onde se cria possibilidades de ressignificação que podem levar o sujeito a mudança. Você está tomando consciência que da forma que está, não dá para continuar, esse é um passo importante! Ser honesto com o outro é uma grande virtude, mas ser honesto consigo mesmo precisa de muita coragem. Relacionamento é um lugar de muito trabalho interno. Recomendo que procure um psicólogo, se possível para terapia de casal, caso contrário não deixe de fazer a sua terapia individual. Espero ter ajudado, nós colocamos a disposição, a clínica Afetto Psicologia realiza atendimentos presenciais e online.

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

7 FEV 2018

Olá, Samuel.
Nesse momento sugiro duas alternativas, convidá-la para uma terapia de casal, e ver se voces conseguem superar algumas dificuldades, se ela não aceitar procure você por terapia, que vai te proporcionar mais auto confiança, para a sua tomada de decisão.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo