Tenho disfunção erétil aos 23 anos, meus hormônios estão normais

Feita por >Robson Leão · 17 abr 2017 Disfunção erétil

Boa noite, Como dito no título (pergunta), tenho 23 anos e tenho apresentado caso de disfunção erétil. Minha vida sexual começou a pouco tempo, cerca de um ano, e nunca tive uma prática sexual realmente agradável, sou gay, ou ficava extremamente nervoso ao fazer sexo anal como passivo ou não consigo manter ereção para ser ativo. Sou obeso, atualmente peso cerca de 130 kg.

Ano passado passei por um caso de depressão severa, ainda tomo antidepressivos, ansiolíticos, remédio pra dormir, tudo com acompanhamento psiquiátrico, tento emagrecer mas não consigo. Depois de duas tentativas de suicídio também comecei acompanhamento psicológico e sinto que as coisas realmente melhoraram, me aceito bem mais, não totalmente, mas bem melhor que antes, no entanto não sinto melhora nesta questão sexual...

Fiz os exames com minha psiquiatra e meus níveis de testosterona estão tão altos quanto de um adolescente em puberdade... mas não consigo manter uma ereção.

Minha psicóloga é recém formada, começamos o atendimento quando ela ainda estagiava no curso, ela não tem uma formação específica na área de sexualidade humana, não sei se isto faz alguma diferença no caso...

Enfim, gostaria de opinião, saber se devo procurar outra pessoa, simultaneamente, ou se é uma questão de respeitar o tempo do processo...

Eu realmente gosto do avanço que obtive com ela em outras áreas, inclusive de autoestima, minha insatisfação é bem específica...

Desde já agradeço a atenção e a colaboração.

A melhor resposta 18 ABR 2017

Olá Robson,
em primeiro lugar, obrigada por confiar na psicologia.
Tens uma baita história e não deve ser ignorada. És muito gente, menino!
No mundo atual, infelizmente a homossexualidade ainda não é muito aceita e pelo que percebo, tens isso bem definido e aceito. Parabéns!
Sobre sexualidade e obesidade, é comum a falta de libido. Homens obesos são mais propensos a perder o desejo sexual. Homens obesos têm níveis mais baixos do hormônio masculino testosterona, importante para o desejo sexual e a ereção. Estar acima do peso também pode desencadear pressão alta e problemas vasculares, o que pode reduzir o fluxo de sangue para o pênis, que é o que sustenta a ereção.Outras questões como baixa autoestima, estresse, ansiedade e certos medicamentos tendem a reduzir o seu desejo sexual.
Se você tem tentado emagrecer por mais de 2 anos, talvez seria hora de pensar em algo mais drástico, como uma cirurgia. A medicina está muito avançada e a psicologia tem especializações na área que podem te auxiliar.
No seu caso, tratar a sexualidade é tratar o sintoma e não a causa.
Deveria buscar a cura para a obesidade que melhorará a baixa autoestima, depressão, tentativas de suicídio, disfunção erétil, entre outros...
Fico à disposição para conversar, caso queira,

Marci Kraft

Marci Kraft Psicólogo em Joinville

189 respostas

18 ABR 2017

Robson, vc está indo muito bem com sua psicóloga, continue. O processo é demorado e o fato de ser recém formada não influencia. As medicações psicotrópicas influenciam no desejo sexual, mas você não deve se preocupar com isso no momento e sim melhorar sua auto estima investindo em você, por exemplo numa academia ou algo que faça você se sentir melhor. Continue se tratando e tudo vai melhorar. Abraço

Beatriz Fujimoto Psicólogo em Patos de Minas

167 respostas

18 ABR 2017

Ola Robson!
Não existe questões específicas e o fato dela ser recém formada não influencia no processo.
É necessário respeitar o tempo como mencionou e continuar trabalhando a questão da autoestima, sofrimentos e dificuldades.
Divida sempre com ela estas questões.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo