Por quê tenho dificuldade de viver como outras pessoas?

Feita por >Maria · 27 jul 2024 Desenvolvimento pessoal

Sinto que todos estão conseguindo viver suas vidas, estudando e trabalhando, e eu continuo parada nada de diferente
Ontem mesmo tiver vergonha, medo angústia de levar um currículo, mesmo sabendo que é necessário, não consigo manter uma consistência na minha vida, não consigo focar no estudo , não consigo focar na dieta , me sinto uma merda de pessoa, porque que faço sai mal feito, não tenho coragem de nada e eu não sei como mudar essa situação, eu só tenho 19 anos e tenho de só piorar

A melhor resposta 29 JUL 2024

Olá, Maria, primeiramente gostaria de te agradecer pela oportunidade de te ajudar.

Pelo seu relato, Maria, percebo um problema com sua autoimagem, como você se enxerga, "quem é a Maria"; falta de confiança em si, no que você quer, em se afirmar e aceitação. Com 19 anos estamos saindo do lugar de filhos, dependentes, em referência a um pai, uma mãe, para darmos os passos iniciais rumo à liberdade e responsabilidade que lhe compete. Você questiona de porquê não viver como outras pessoas: Que vida é essa que outros vivem? Será mesmo a vida do outro um exemplo ou parâmetro para o nosso viver?

Maria, seu relato e questionamentos sinalizam uma maturidade que na psicoterapia encontrará o acolhimento e companhia necessárias para elaboração e desenvolvimento. Fico à disposição, realizo o atendimento on-line.

Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

283 respostas

2 AGO 2024

Olá Maria, tudo bem?
É realmente difícil se sentir assim, especialmente quando você percebe que outras pessoas parecem estar avançando enquanto você se sente estagnada. A falta de motivação e a dificuldade em manter a consistência são problemas comuns, e isso não define seu valor ou sua capacidade de mudar.
Em vez de tentar mudar tudo de uma vez, foque em pequenos objetivos que você possa alcançar. Por exemplo, em vez de tentar mudar toda a sua dieta de uma vez, comece substituindo um item não saudável por um mais saudável. Faça um plano para suas atividades diárias e semanais. Isso pode incluir horários para estudar, atividades físicas e até mesmo pequenas tarefas como enviar um currículo. Ter um plano pode ajudar a aumentar sua sensação de controle.
É importante trabalhar a sua dificuldade em focar e o sentimento de inadequação, fazer terapia pode te ajudar com esses sentimentos, se precisar estou à disposição.
Marília - psicóloga de abordagem psicanalítica.

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

168 respostas

30 JUL 2024

Olá, Maria! É completamente compreensível sentir-se assim em momentos de transição e pressão, especialmente aos 19 anos, quando há tantas expectativas sociais. A comparação com os outros pode criar um peso emocional enorme, e você não está sozinha nessa luta.

Você já se perguntou o que realmente significa viver uma vida ‘como as outras pessoas’? Cada um tem seu próprio caminho e suas próprias lutas. Em vez de se medir pelos padrões de outros, que tal começar a definir seus próprios pequenos objetivos? Pode ser útil focar em pequenas conquistas diárias, como estudar um pouco a cada dia ou dar um passo em direção ao que você deseja, mesmo que seja pequeno. Além disso, você já considerou falar com alguém sobre esses sentimentos? Um terapeuta pode ajudar a explorar essas questões e encontrar formas de avançar de maneira mais gentil consigo mesma.

Psicóloga | Beatriz Grigoleto

Beatriz Grigoleto Psicólogo em Bebedouro

34 respostas

30 JUL 2024

Olá Maria,
Entendo como deve estar se sentindo, muitas vezes a forma como nos vemos pode estar distorcida de forma tão negativa que não vemos como melhorar, não enxergamos o que temos de melhor, nossas qualidades e o que fazer para mudar.
Se esse caminho esta sendo muito difícil sozinha, busque ajuda profissional.

Sara Moreira de Jesus Psicólogo em Lauro de Freitas

2 respostas

30 JUL 2024

Olá, Maria! É natural se sentir assim, especialmente em um momento da vida em que tantas mudanças estão acontecendo. A sensação de estar parada enquanto os outros progridem pode ser realmente desafiadora ainda mais em uma sociedade de tamanha comparação, não é?. A pressão para se alinhar ao que os outros estão fazendo pode ser intensa, mas lembre-se de que cada pessoa tem seu próprio ritmo e jornada.

Você já parou para refletir sobre o que pode estar bloqueando sua motivação? Às vezes, a vergonha e o medo podem nos impedir de tomar ações, como entregar um currículo ou focar em objetivos. O que você acha que poderia ser um primeiro passo pequeno e realizável para começar a mudar essa situação? Pensar nisso pode ser legal.

Psicóloga | Beatriz Grigoleto

Beatriz Grigoleto Psicólogo em Bebedouro

34 respostas

29 JUL 2024

Bom dia, Maria! Grato por escrever. Que bom esse assunto! Será preciso treino, treino, treino. De outro lado, será também importante você melhorar a autoestima. O treino deve vir a partir de muitas possibilidades. Dentre elas, assinalo: esportes coletivos de contato (futebol, basquete, handball, escola de teatro, escola de circo, dança, capoeira e outras). Também será importante mesmo, a experiência de trabalho comprometido, estudos profundos, grupos de estudos, etc,.
Em você, nas tuas memórias, estão escondidas metas, objetivos, sonhos, mais também estão adormecidas, riquezas, possibilidades e potencialidades que você nem imagina.
Experimentando dificuldades para iniciar modificação efetiva, sugiro com conte com a assessoria científica de um de nós, psicólogos.
Abraços,

9308 respostas

29 JUL 2024

Olá Maria. Você está vivenciando uma crise existencial, com muita auto crítica que aumenta sua ansiedade causando baixa produtividade. Sugiro você buscar uma psicoterapia com psicólogo para ter apoio psicológico, autoconhecimento e enfrentar esses desafios com estratégias. Sozinha realmente é difícil, busque ajuda para ter os benefícios do autoconhecimento. Abraço fraterno. A disposição

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

211 respostas

29 JUL 2024

Maria
As coisas não estão dando certo pra ti porque você está de baixa autoestima, se considera uma merda, que tudo o que faz sai errado e já está projetando que só vai piorar. Sabe que o cérebro executa tudo e só o que voce manda pra ele através dos pensamentos. ele não sabe identificar poitivo ou negativo, ele só sabe fazer o que você mandar pra ele.
A vida te deu a liberdade para você fazer tudo o que quiser; te deu também o livre arbítrio ou seja, o poder de sempre escolher caso os resultados não te agradem. Diante da vida, nada é certo e nada é errado, tudo são experiências e você decide o que mudar e o que continuar.
Faça Psicoterapia para ser auxiliada nesse processo, para se conhecer e corrigir e curar o que precisa ser curado!

Abraços

6349 respostas

29 JUL 2024

Tenho certeza de que você possui muitas habilidades e qualidades positivas, mas talvez hoje esteja focando no que não está tão bom. Durante o processo terapêutico, você pode descobrir suas qualidades, virtudes e forças internas. Além disso, no processo terapêutico, você pode captar o sentido da sua vida e entender o que a vida espera de você. Juntos, podemos encontrar esse sentido, que te ajudará a transcender todas essas situações limitantes

João Gabriel do Carmo Severino Psicólogo em Petrópolis

7 respostas

29 JUL 2024

Olá Maria, fico feliz em saber que você se sentiu a vontade de desabafar aqui!
Hoje estamos vivendo uma geração de comparações, a todo momento estamos vendo conquistas, prêmios e a vida de todos nas redes sociais, é inevitável acabar se comparando. Porém, será que a vida delas é tão melhor assim quanto imaginamos? As pessoas não costumam postar ou compartilhar suas derrotas, mas lembre que todas elas possuem infelicidades e dificuldades também!
Não se compare, as vezes ao nos comparar acabamos deixando nossa autoestima de lado, acreditando que não somos capazes ou até mesmo odiando tudo que produzimos. Cada um tem seu tempo, cada um tem sua história, lembre-se que o importante não é vencer, é sentir que você pode e merece!
Comece, viva, você é nova. Tenha em mente que a vida tem fases, boas e ruins, mas todas elas passam.
Lembre-se que você não está sozinha, converse e compartilhe suas angustias com amigos, familiares ou até mesmo profissionais da saúde mental, pois o autoconhecimento pode te ajudar a criar mais confiança e entender que sua forma de ser-no-mundo é única e somente sua.
Espero que fique bem, abraços.

Denis Yuji Sugita Psicólogo em São Paulo

23 respostas

29 JUL 2024

Boa noite!
Podemos pensar no assumir a responsabilidade de viver pelas suas condições e forças. Há uma etapa na vida em que essas decisões se tornam mais urgentes, porém, não quer dizer que você não seja capaz. É um passo naquilo que chamamos de desenvolvimento. É o seu momento de viver essas dúvidas. E nós podemos te ajudar.

Edmilson Roger Monteiro Psicólogo em Cafelândia