Sinto que não consigo viver. Sinto dificuldade e falta de energia

Feita por >Flávia Nascimento · 9 dez 2018 Ansiedade

Olá, me chamo Flávia Pereira do Nascimento, tenho 23 anos, no momento, tomo remédios para tratar ansiedade e uma suposta fobia social, mas pouco me ajudam, na verdade, passei a me sentir mais cansada . Já mudei de médico, parece que os remédios não me ajudam. Estou com a faculdade trancada, antes de trancá-la, havia pego 5 depedências por não conseguir me concentrar nem fazer provas em sala, pois me sentia terrivelmente mal , tensa, sentia que todos me olhavam e não conseguia memorizar as coisas. Este é o terceiro curso de graduação que inicio, antes de trancar, com muito esforço havia ido em uma entrevista e conseguido um estágio, mas o transtorno que me faz sentir mal já havia tomado conta de mim, e não conseguir ir à frente para começar o estágio, nem continuar a faculdade. Nunca trabalhei, gosto muito de estudar e sempre sonhei ter uma carreira de sucesso. Agora tudo parece um pesadelo. Sinto que não consigo viver, tudo é de extrema dificuldade para mim, não consigo estar sossegada entre as pessoas e agir normalmente, há sempre uma sensação de tensão e pânico! Já iniciei chat pelo cvv , para procurar ajuda, de pouco ajuda foi, Já tentei marcar psicólogos pelo sus e até hoje nada, me sinto perdida, sem ajuda. Quero muito viver mas tem essa sensação de que não consigo e não sou como as outras pessoas, como se viver fosse uma tarefa estranha para mim. Por favor, gostaria de saber como eu posso me ajudar, o que tenho, gostaria de uma palavra, uma ajuda de quem entende. Estou viva sem conseguir viver

A melhor resposta 10 DEZ 2018

Oi Flávia, como está? Essa fase de passagem para a vida adulta muitas vezes é cercada de angústia e ansiedade , já que está assumindo novos papéis , novas responsabilidades, a vida adulta surge com suas escolhas e expectativas. Quando isso acontece de forma gradual, ou seja , ao longo do desenvolvimentoa pessoa é estimulada a desenvolver a autonomia e responsabilidade, quando o erro não é visto de forma negativa mas como parte do aprendizado, quando, enfim, são desenvolvidas habilidades para se lidar com a vida, essa passagem acontece de forma maia tranqüila. No entanto para algumas pessoas, seja por perfeccionismo e excesso de autocrítica, seja por pressão familiar, seja por outro motivo, essa passagem é mais difícil
E a pessoa paralisa diante desse momento.
Lendo seu relato parece que esse momento está cercado de sofrimento. Muitas expectativas, muita ansiedade, muito medo.
Seria importante insistir na psicoterapia. Não sei onde você mora , mas existem muitos espaços que oferecem psicoterapia gratuita ou a preço mais acessível.
Outra coisa que pode te ajudar seria meditação ou buscar psicoterapeutas que trabalhem com mindfulness, que tem ajudado muitas pessoas a lidar com sintomas de ansiedade e a focar mais.
Espero ter ajudado na reflexão.
Um grande abraço espero que tudo fique bem.

Vanessa Isola Psicóloga Psicólogo em Ribeirão Preto

106 respostas

10 DEZ 2018

Ola Fávia!

Achei muito boa sua fala "gostaria de saber como posso me ajudar", principalmente por sua mostrada consciência do quando você é responsável por se ajudar.

Posso dizer que, um ambiente facilitador, sem cobranças, onde você se sinta segura, sem dúvidas poderia contribuir para esse crescimento. Em geral, o Setting terapêutico é buscado por conta desse ambiente.

Percebi que a colega Eva, ja citou o trabalho feito por muitas faculdades, de oferecer atendimento psicoterápico gratuito, o que torna essa opção interessante é o fato de serem alunos dos últimos anos de curso e acompanhados por profissional formado.

É comum Flávia, os clientes não aderirem a medicamento, por isso se torna importante, quando possível, o acompanhamento terapêutico. Vale ressaltar que hoje existem facilitadores indicados por psiquiatras que podem nos acompanhar em certos momentos de nossas vidas. Vale a pena saber se esse é um desses momentos Flávia, para que essa passagem seja menos conturbada.

Não existe receita para se ajudar, mas eu diria o seguinte, um ambiente acolhedor, congruente e empático contribuem para você se ouvir e, se você se sentir livre de julgamentos, trazer resultados muito promissores.

Mas lembre-se, você esta certíssima, quem vai ajudá-la, é você mesma.

Desejo tudo de melhor.

Jean

Way Psicologia Psicólogo em Campinas

32 respostas

10 DEZ 2018

Olá Flávia!
A psicoterapia poderá ser muito útil para te fortalecer e desenvolver estratégias para viver com foco em resultados. Convém considerar que, pelo seu relato, já há perdas sociais e pessoais significativas, de modo que considero coerente você realizar avaliação com médico psiquiatra para verificar a necessidade de tratamento medicamentoso. Às vezes é necessário para te estruturar o suficiente para o resultado da psicoterapia ser satisfatório.
Abraço e conte comigo!
Jaqueline Elisa

Jaqueline Elisa Psicóloga Psicólogo em Jaraguá do Sul

63 respostas

10 DEZ 2018

Olá Flávia, você deveria procurar um serviço de psicoterapia na sua cidade, normalmente se a cidade possue uma faculdade de psicologia ela oferece este serviço à comunidade, basta se inscrever. O tratamento farmacológico junto com a psicoterapia costuma dar ótimos resultados.. Se a sua cidade não tem o serviço, procure um caps ou um serviço online que você possa pagar. É muito importante que além do remédio você possa contar com um profissional para lhe ajudar a elaborar algumas coisas que estão travando a sua vida.

Elza Barros Psicólogo em Pelotas