Por que não sinto mais vontade de viver? O que eu faço?

Feita por >Gi · 8 mai 2023 Abordagem psicológica

Com relação do meu título, por que não sinto mais vontade de continuar a minha vida? Não que eu pense em morrer, me suicidar, mas também já não vejo mais sentido em continuar vivendo, estranho?! Não tenho mais vontade de ir ao trabalho, de continuar na faculdade, não sinto vontade nenhuma de socializar, conhecer pessoas. Não gosto de receber olhares alheios, tenho apenas 23 anos e não enxergo mais solução para minha vida, diante de tantos problemas.
Estou atrasada 2 anos na faculdade, devendo uma quantia que não tenho condições nenhuma de pagar, estou em um trabalho onde faço muito e não ganho de acordo com que faço, eu não namoro, na real, ninguém fica por muito tempo em minha vida por conta da minha falta de vontade para com a vida. Se eu tenho um amigo, é muito, e muitas vezes não consigo me abrir nem com minha família, nem com esse meu amigo. De verdade, sinto falta de ter uma essência que ainda não conheci. Me ajudem por favor, sinto que estou definhando dentro da minha alma e apenas o meu físico está vivendo roboticamente.

O que eu faço? Por favor me ajudem, sei que parece idiota tudo que disse, mas não passa da mais simples verdade. Preciso de ajuda, socorro.

A melhor resposta 10 MAI 2023

Olá Gi, obrigado por compartilhar. Muitas vezes quando nos sentimos sobrecarregados ou quando estamos passando por muitos problemas a vida parece perder o brilho e o sentido. Está claro que você passa por muitas dificuldades e tem algumas frustrações na sua vida, é natural se sentir perdida e não saber como sair de tudo isso ou o que fazer para resolver tantos problemas. Aqui ninguém tem como te fornecer uma receita para resolver tudo isso, cada um aqui vai dar uma opinião baseado no seu breve relato, de coisas que você poderia tentar, pois a vida é isso, é uma tentativa. E o que não funciona a gente repensa, reavalia e tenta novamente. Nem tudo dá certo de primeira. Além disso, percebi que você tem sintomas de tristeza, falta de motivação, desinteresse... pode ter algo a mais por trás de tudo isso e somente uma avaliação de um psicólogo para determinar isso. Então vou te dar suas sugestões. A primeira é escrever num papel os seus problemas, fazendo uma lista mesmo. Avalie quais dependem de você e nesses escreva as possíveis soluções. Se esforce para colocar mais de uma solução para cada problema, não se prenda a solução que você quer ou que gostaria, mas avalie a solução que é POSSÍVEL. A segunda sugestão é buscar um psicólogo, e pela sua questão financeira você pode procurar as clínicas escolas das faculdades de Psicologia que geralmente atendem a população de forma gratuita, assim como os CAPS e NASF. Outros serviços de psicologia gratuitos ou a preços populares são em ONGS, Projetos Sociais e Psicólogos que atendem a valor social. Espero ter ajudado. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

12 MAI 2023

Olá, Gi!
Em primeiro lugar eu gostaria de dizer que não é nada "idiota" o que você está sentindo. Na verdade, é muito comum que as pessoas se sintam perdidas em algum momento de suas vidas, e que percam o sentido ou a motivação para continuar seguindo em frente, ainda mais quando se está sob pressão e com problemas de várias ordens.
A partir do que você descreveu, é possível que você esteja enfrentando uma crise existencial, ou seja, uma fase em que se questiona sobre o significado da vida, e se sente perdido em relação a seus objetivos e propósitos. Isso pode ser resultado de uma série de fatores, como a pressão da sociedade, expectativas familiares ou pessoais, problemas financeiros, falta de realização profissional, entre outros.
É importante destacar que, embora você não esteja pensando em tirar sua própria vida, essa sensação de falta de vontade e desmotivação podem ser indicadores de um estado que merece atenção apropriada. Se esse for o caso, é essencial buscar ajuda profissional o quanto antes, para que possa receber orientação e tratamento adequados.
Em relação aos problemas práticos que você mencionou, como a faculdade e o trabalho, sugiro que comece a procurar soluções e alternativas para enfrentá-los. Pode ser útil buscar orientação profissional e financeira, como um orientador educacional ou um consultor financeiro, para ajudá-lo a encontrar saídas viáveis.
Por fim, é importante que você se permita conectar com seus sentimentos e emoções, e procurar atividades e pessoas que tragam significado e propósito para sua vida. É comum que as pessoas se sintam sozinhas e isoladas nesses momentos, mas é importante lembrar que existem pessoas que se importam e podem ajudar. Não tenha medo de buscar apoio e ajuda de amigos, familiares e de profissionais de saúde mental.
Lembre-se que a vida é um processo contínuo de mudança e transformação, e que é possível superar essa fase difícil. Busque ajuda e comece a trabalhar em si mesma para encontrar uma nova perspectiva e propósito na sua vida.

Estou à disposição, envie uma mensagem para conversarmos!
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

12 MAI 2023

Justamente por não saber quem você é, não ter conhecimento de si, e viver para o externo é que você está nesse estado depressivo. Entre em contato comigo para ir além , mudar de vida, entender quem você e as missões que te foram dadas e o que você acha que não está dando conta na sua vida. A vida não é só ter que prestar contas não, é ir além, é olhar para dentro de si , é sonhar, realizar, ter ambição, ter autorização para ganhar dinheiro sem sentir culpas por não corresponder a familia ou quem quer que seja. Precisamos descobrir aí as raízes dos seus sintomas trazidos aqui, e para isso, só no processo de escuta. Te aguardo.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

11 MAI 2023

Olá Gi, para te ajudar é necessário caminharmos juntos. Na psicoterapia você poderá falar das suas angústias e como as mesmas impactam nas suas decisões e tarefas do dia a dia. Busque ajuda. Se permita se ajudar com o auxílio de um profissional preparado para estar ao seu lado. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

217 respostas

10 MAI 2023

Olá Gi, espero que esteja tudo bem com você.

Obrigado por compartilhar conosco seus sentimentos, dedicando um pouco de seu tempo para isso, estamos aqui para te ajudar da melhor maneira possível. Você ainda é bem jovem para que tenha todas as respostas que precisa no momento, e por ser ainda jovem e por vir aqui falar um pouco de si, solicitando ajuda, você já está no caminho certo para obter as respostas e sentimentos que busca dentro de você. Apesar de você estar fazendo uma faculdade, e ter um emprego, o que te coloca a frente de inúmeras pessoas na sua faixa etária, talvez esteja te faltando um pouco de autoconhecimento para que você possa alinhar suas intenções pessoais, planejamentos, e desejos, a suas ações concretas em seu dia a dia. Com mais autoconhecimento é possível identificar os pontos de sua vida que precisam de mais atenção, e aqueles que podem e devem ser mais explorados por você ao longo de sua vida. O começo de nossa trajetória é marcado por dificuldades, e muitas vezes dúvidas sobre o nosso caminho. Essas dúvidas são saudáveis, e quando voltamos nossa atenção para elas logo no início de nossa trajetória, temos a oportunidade de obter mais certezas sobre nossas escolhas futuras. Com isso, você pode obter mais realização pessoal em suas atividades profissionais, pessoais e acadêmicas, e usufruir de uma vida mais plena. Procure não deixar que essa sensação de "vazio", e de "falta de sentido'', se avolume em seu ser. Trabalhando esse sentimento desde agora, com certeza você irá enxergar muitas soluções para sua vida. A psicoterapia pode te ajudar muito com essa questão, e pode ser muito útil para você neste momento. Se houver possibilidade, a nossa indicação é que você possa iniciar seu processo de psicoterapia junto a um profissional de Psicologia. Isso irá te auxiliar nas mudanças pessoais que deseja para si, e na ampliação de seu autoconhecimento.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

9 MAI 2023

Olá Gi.
Não é idiota o que você disse, é uma sensação que te invadiu por vários motivos e assumir que está assim, é um passo para buscar ajuda para sair disso.
Foco em solução para o trabalho, para as dívidas e para terminar a faculdade. Se começou algo procure terminar mesmo que neste momento parece não fazer sentido, continue, continue e continue, simples assim, pense menos e tenha mais ações, por fim perceberá que avançou.
Lembre-se do que te motivava, e vai nesta direção até encontrar algo que realmente te motive, mesmo que pareça simples pra você, pode não ser para outras pessoas, então valorize aquilo que sabe fazer, vai lembrando das suas virtudes e esquecendo seus defeitos para que consiga melhorar este humor.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

9 MAI 2023

Oi Gi
Voce está funcionando de acordo com o que aprendeu e o que aprendeu foi apenas te adaptar aos outros.
Desde pequena, teve que adaptar ao ambiente familiar, fazer o que eles queriam, o que eles aceitavam, o que eles valorizavam, o que eles gostavam. Voce, para ser aceita e amada, fez e se adaptou, aprendeu a ser boa com os outros e ruim para contigo. Voce não conseguiu ser de acordo com a tua inteligência vital, aprendeu a não dar crédito aos teus sentimentos e intuições.
No ambiente escolar, social, religioso a mesma coisa... eles te ameaçavam pelo medo, pelo sentimento de culpa.
Hoje, voce percebe que a sua vida é uma vida sem sentido, sente vazio, tristeza, angústia, desânimo, não se motiva para nada.

Precisa restabelecer a ti mesma, precisa resgatar a tua inteligência vital; precisa conhecer quem realmente voce é, qual o teu propósito de vida e sanear, curar tua mente, deletar as informações errôneas que servem de referência para tuas escolhas e decisões atuais.
Faça Psicoterapia que logo esclarecerá e te dará um norte para a tua vida.

Abraços

5817 respostas

9 MAI 2023

Bom dia, Gi! Nada disso parece idiota. Pelo contrário, é uma realidade que deve ser enfrentada! O primeiro passo você já deu, que é reconhecer que algo não está certo, e buscar por ajuda. Para te ajudar a elaborar todas essas questões, a psicoterapia clínica (online ou presencial) será uma grande aliada. Assim, você e seu psicólogo poderão analisar os possíveis fundamentos das suas demandas, solucionar o que for passível de ser solucionado, e aprender a lidar com aquilo que não for. Caso tenha interesse, estou à disposição!

Lucas Simões Sant'Anna Psicólogo em Dourados

1 resposta

9 MAI 2023

Bom Dia Gi... As vezes a nossa vida parece vazia não é mesmo? Parece que os problemas surgem um atrás do outro e não sabemos como escapar deles e nos vemos numa verdadeira areia movediça!! E nessas horas a melhor coisa que podemos fazer é exatamente o que tu fizestes, escrever!!! Tu és uma menina jovem, com um mundo de sonhos pra viver, e pude sentir nesse teu grito de socorro que essa vontade de viver é gritante em ti. Nossa Vida é feita de ciclos e processos e alguns levam mais tempo pra passar que outros, muitas vezes esse incerto nos causa medo e desanimo e não sabemos como mudar... por exemplo na sua vida financeira busque aprender sobre e como pode fazer, na sua vida amorosa o que esta afastando essas pessoas? todas as suas respostas estão dentro de você!!!
Acredito que se você puder, deve buscar terapia tenho certeza que irá ajudar voce nesse momento!!!
Procure buscar sempre sua melhor versão!!!
Estou aqui pra te ajudar sempre que sentir necessidade!!
Espero que fique bem !!! Boa sorte no seu caminho!!

Karim Cristina Silvestro Psicólogo em São José do Ouro

33 respostas

9 MAI 2023

Olá, tudo bem?
Seu relato não é nem um pouco idiota, muito pelo contrário, o percebo muito potente e com muita vontade de viver. E por falar nisso, a maior parte das pessoas que considera suicídio em algum momento na verdade não deseja acabar com a própria vida, mas deseja viver uma vida diferente da que vem levando.
Te percebi exatamente dessa forma, buscando uma nova possibilidade de viver e acionando recursos para isso. Sinto que buscar o acompanhamento de um psicólogo pode te ajudar a reencontrar essa essencial e esse "gás" em viver, te dando novos pontos de vista, que você diz não conseguir ver tão bem.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

9 MAI 2023

Olá Gi! Que bom que você escreveu! O primeiro passo você já deu: pedir ajuda aqui. Vamos dar o próximo passo e enriquecer o entendimento de tua essência. Cada pessoa é única, rica, rara, cheia de possibilidades, potencialidades, surpresas. Você também.
Tentar viver é manifestação de vontade de viver; solicitar socorro é um ato de vida.
Estamos aqui!
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8609 respostas

9 MAI 2023

Olá Gi... a resposta para as suas perguntas está dentro de você ... tenha calma com você ... há processos de toda ordem ainda se concretizando aos 23 anos... é muito cedo então para pensar assim, mas, todo cuidado é pouco, escrever é um bom começo para conversar com você mesma, dedique-se a essa atividade de forma habitual e discreta... afinal será você olhando para você mesma... as vezes falar com as pessoas é dificil e requer muita coragem, valorize suas habiliaddes positivas, os problemas existem sempre, então respire e busque soluções coerentes que possam trazer um alivio... na impossibilidade disso, respire e cuide dos seus pensamentos para que atuem de forma positiva... as vezes um problema financeiro se torna insuportável porque não aprendemos a lidar com ele, nada sabemos dele, então conhecimento é uma boa palavra neste momento para você - adquirir conhecimento de causa e efeito.. espero ter ajudado ... abraço fraterno.

Allan Froes Psicólogo em Salvador