Não sinto mais vontade de viver. Tudo parece falso... Inclusive eu

Feita por >Thiago · 2 nov 2022 Abordagem psicológica

Fazem alguns anos que eu não sei quem sou, me sinto um ator da minha própria vida. Não me sinto confortável com meus amigos e família, é como se tudo fosse falso, inclusive eu. Como se todos estivessem fingindo ser alguém que não são. Não sinto vontade de fazer nada nos meus dias. Tudo aquilo que eu amava, se tornou repetitivo e monótono. Não sinto mais que estou em casa, mesmo estando dentro dela... é como se eu não tivesse um lugar nessa cidade falsa. Sinto que eu não pertenço a qualquer lugar. Tenho vontade de sumir, de parar de pensar por um momento, pois toda vez que penso dói. Me sinto extremamente solitário aqui, mesmo cercado de tantas pessoas, me sinto só.

Mas eu conheci uma pessoa esse ano que me acalmava, só de estar com ela. Eu esquecia de tudo, sentia que podia ser eu ao lado dela, ela se tornou minha casa por algum tempo. Ela me fazia muito bem. Mas eu acabei me apaixonando e me abrindo com ela. E como eu já imaginava, não era recíproco... não sou pra ela o que ela é para mim. E de novo é como se eu perdesse o meu chão. Não estou sabendo como lidar com tudo isso. E o problema é que a única forma que eu encontro para me aliviar de tudo oque estou vivendo, é falando e me abrindo para essa mesma pessoa que me faz ficar assim. Ela é a única pessoa com quem eu quero conversar, que eu me sinto confortável. Mas ao mesmo tempo que me sinto confortável ao lado dela, sinto um vazio muito grande, por tudo oque aconteceu. Não sei se deveria me afastar dela e voltar a não ter alguém nesse mundo, ou me machucar ainda mais para ficar ao lado dela. Tenho medo de me quebrar.

Eu choro todos os dias, e penso em tudo desde quando acordo até a hora de dormir. Tenho tido dias que não consigo dormir, e outros que passo o dia dormindo, tentando evitar tudo. Não consigo me alimentar direito. Tudo oque eu tenho sentido nesses últimos dias é uma dor muito forte, uma ansiedade todas as vezes que eu penso nela e na minha solidão. Não consigo descrever na verdade o quão mal estou, mas estou cada dia mais sem vontade de viver.

Eu rezo todos os dias, mesmo não sendo religioso, para que Deus me de felicidade. Mas estou cada vez menos crente de que isso vai acontecer.

A melhor resposta 3 NOV 2022

Oi Thiago,
Perfeita a tua percepção de falsidade... sim, tudo é falso, ilusão... POQUE voce não se conhece... Voce não sabe quem é, não sabe dos seus talentos, do seu objetivo de vida, não sabe como a sua mente funciona, não sabe os recursos que esta mente desenvolveu e que servem para enfrentar o teu dia a dia...
Voce foi "forçado" a abandonar a sua Inteligência natural para aceitar o que os outros te impunham, para se adequar aos ditames da família, da escola, da sociedade, da religião... voce se construiu fora dos seus padrões naturais... é um falso Thiago; este é o Thiago que os outros quiseram que fosse, não é o Thiago verdadeiro.
Precisa recuperar esta sua inteligência e aprender com ela a se conduzir; voce está num sistema e precisa aprender como usar este sistema em teu benefício sem nunca colocar-se contra voce mesmo.
Faça Psicoterapia para autenticar a sua vida de acordo com estes padrões internos, para poder ser dono da sua vida e das suas emoções. Assim, dará um novo sentido para a sua vida e iniciará a tua caminhada dentro da TUA FORÇA.
Abraços

5817 respostas

7 NOV 2022

Ola! se você precisar de ajuda é só entrar em contato comigo que irei responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

3 NOV 2022

Olá Tiago, sinto muito que você esteja se sentindo assim. É importante que você seja ouvido e acolhido por um profissional, para que seja compreendido melhor sobre sua história de vida e assim ser possível lhe ajudar a passar por isso de uma forma mais leve. Caso deseje, entre em contato comigo. Estou a disposição para auxilia-lo no que for possível. Conte comigo!

Elaine Oliveira Psicólogo em São Paulo

8 respostas

3 NOV 2022

Oi Thiago! Que bom que você escreveu. Escreveu porque sente vontade de viver, porque sabe que não seremos falsos com você, que você não será falso conosco. Você precisa ser ouvido de forma qualificada por um de nós, psicólogos, com persistência, profundidade e consistência. Algumas vezes as pessoas colocam o centro da importância delas em outras pessoas. Isso alivia, dá conforto, mas não dá consistência. Será preciso enriquecedor iluminar, dentro de você, elementos de vida, de sonhos, de metas, objetivos, ideais e possibilidades.
Estaremos a disposição para tanto. Conte conosco!
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores.