Por que não sinto mais vontade de viver? Queria ser feliz ou morrer!

Feita por >Gebson · 19 jun 2023 Abordagem psicológica

Já tentei mudar de emprego, mudei de cidade, de estado, excluí algumas pessoas da minha vida. Desde que fui diagnosticado com depressão, venho buscando fazer as coisas diferentes para ver se me encontro em algumas das coisas que faço.
Nada faz sentido!
Uma hora estou feliz demais outra estou triste demais, depois penso que existir não vale a pena.
Penso que tudo o que construimos aqui, algum dia vai ser herança de alguém que provavelmente vai acabar em alguns dias o que passamos a vida construindo! Penso que vou morrer a qualquer momento.
Queria ser feliz ou morrer!

A melhor resposta 21 JUN 2023

Olá, Gebson!

De fato a depressão severa desestrutura nossa vida, nossa personalidade, nosso temperamento, desejos, sonhos e disposição. E como você relata estados de extremidades emocionais, com felicidade em um momento e tristeza no outro, apresentado contraste expressivo entre ambos os estados, provavelmente você deve estar passando por um quadro de bipolaridade (mania e depressão) emocional - faça a avaliação por um médico psiquiatra para correto diagnóstico e desejável prognóstico com o devido auxílio medicamentoso.

Em um primeiro momento talvez seja indicado o auxílio medicamentoso do antidepressivo para que se tenha um mínimo de estabilidade emocional tomado pelo estado depressivo; com o progressivo efeito estabilizador do medicamento podemos iniciar o processo analítico-terapêutico fundamental para abordarmos as questões que compõe sua vida.

Entre ser feliz ou morrer, opte pela 3a opção: viver! Você possui em si todo o potencial para sua autorrealização, para buscar e vivenciar o máximo de plenitude que a vida nos proporciona! Comece cuidando com bastante zelo da sua saúde mental, vá a um médico psiquiatra e fico à disposição para iniciarmos o processo de psicoterapia, autoconhecimento é qualidade de vida!

Um cordial abraço, Gebson!
Bruno.

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

183 respostas

26 JUN 2023

Oi Gebson!
A depressão é um sentimento que suga todas as energias, mas não faz sentindo se apegar somente as estes sentimentos! Neste momento você está vivendo um quadro depressivo mas ele não define quem você é e nem quem deseja ser...
A escolha da vida está sempre em nossa mãos, e temos o livre-arbítrio, mas será que faz sentindo destistir por fase em que você está vivendo e que talvez em algum segundo esta situação mude completamente?

Vivian Torres Psicólogo em Lindóia

20 respostas

20 JUN 2023

Olá Gebson! Obrigado por escrever. Tudo e nada são dois extremos. Felicidade ou morte são opções que inviabilizam a razoabilidade. A vida contém mesmo momentos de tristeza, momentos de alegria. Construções materiais são como um grão de areia no mar. Construção de vida é que se faz grande. A beleza de um pássaro, a agradabilidade de uma conversa boa, a manifestação de um cachorro, o abraço de alguém, são exemplos das coisas essenciais da vida.
Evite ficar sozinho. Continue organizando aprimoramentos. Não precisa mudar de pessoas e cidade; precisa abrir a mente para outras belezas, alegrias, realizações e satisfações. Conviva com turma de colegas e conhecidos que sejam éticos, pratique esportes coletivos de contato, estudo com envolvimento, trabalhe com dedicação, admire plantas e jardins.
Sugiro que conte com a assessoria científica de um psicólogo.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.