Por que sinto vontade de morrer? Estou me sentindo cansada.

Feita por >@moana · 13 ago 2024 Abordagem psicológica

Tenho 21 anos, tenho um filho de 5 anos moro sozinha com ele, eu trabalho tanto que não tenho tempo para ele se alguém me pergunta se ele gosta de alguma coisa eu não sei dizer, deixo ele com a baba, não posso depender de ninguém pra fica com ele, trabalho tanto de domingo a domingo e não tenho dinheiro nem pra fazer comprar básica de casa, estou sem chuveiro tem uma semana me sinto uma fracassada que queria sair da casas dos pais e não está dando conta. As vezes penso em deixa meu filho com o pai que é uma pessoa extremamente imaturo e irresponsável, mas não quero deixa meu filho só queria ter tempo pra cuidar dele e viver se der tempo, estou me sentindo cansada penso que seria mais fácil se morresse e seria obrigada a deixa com o pai...

A melhor resposta 14 AGO 2024

Olá, @moana, primeiramente gostaria de te agradecer pela oportunidade de te ajudar.

@moana, a vontade que você sente de morrer não é da morte sua, mas sim morrer o que tanto vem te cansando, você é muito jovem, tem muita vida para viver, muita coisa a realizar, experienciar, conhecer, sentir, conhecer, sua vontade de viver pulsa intensamente, especialmente devido a maternidade, por ter esse ser tão especial contigo; já a maternidade solo, com essa carga alta de trabalho, de fato exaure você, como desgastaria qualquer outra pessoa; o pai do seu filho, por mais irresponsável e imaturo que possa se apresentar precisa estar presente na vida dele, ele também é responsável pelo menino, tanto quanto você, e no mais, amadurecimento, senso de compromisso e responsabilidade são qualidades que são trabalhadas e desenvolvidas na vida, por mais inseguro e reticente que ele se sinta, ele precisa ser convocado para partilhar contigo do cuidado, atenção e carinho com a criança, filho que é de vocês, vocês dois; é compreensível sua hesitação e receio de deixar mais o garoto aos cuidados dele, em linhas gerais nossa sociedade é pautada por uma cultura machista e sexista, na qual o pai é colocado e enxergado exclusivamente como provedor material, contudo essa mentalidade padrão é uma falácia que vem sabotando e precarizando famílias geração após geração, ele, o pai tem também compromisso com o cuidado e carinho ao filho de vocês, se você @moana, está com só 21 anos e ainda assim com senso de responsabilidade para com seu filho, o que impede de o pai dele também se fazer presente se não o medo? @moana, chame ele para conversar, explicite seu mal-estar, e com a maturidade que você sim já possui, seu relato evidencia isso, convoque o pai do menino para se fazer presente, o que consequentemente retirará bastante esse peso que tanto vem te cansando. Por mais que a atual situação esteja desfavorável, @moana, saiba que este é um momento da sua vida, um momento que tem sim solução e é passageiro, você é sim mãe, mas não só mãe, é também uma vida, uma vida com uma riqueza imensurável de potencias e realizações.

Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

286 respostas

26 AGO 2024

Olá Moana.
Primeiro, eu quero reconhecer a coragem que você teve ao compartilhar o que está sentindo. É claro que você está enfrentando uma situação extremamente desafiadora, e é normal que, diante de tanto estresse e cansaço, esses pensamentos apareçam.
É compreensível que você se sinta assim, dado o quanto você está se esforçando para sustentar a si mesma e ao seu filho em condições tão difíceis. Mas é importante lembrar que o esforço que você está fazendo para prover para sua família já é uma grande demonstração de força e resiliência. O sentimento de fracasso muitas vezes surge quando as expectativas que temos para nós mesmos são muito altas ou quando as circunstâncias são extremamente difíceis. É fundamental tentar reconhecer que você está fazendo o melhor que pode com os recursos e o tempo que tem. Sentir que não tem tempo suficiente para seu filho pode ser muito doloroso. Muitas mães passam por essa dificuldade, especialmente quando precisam trabalhar tanto para sustentar a família. O fato de você se preocupar com isso já mostra o quanto você se importa com ele. Uma das coisas que pode ajudar é encontrar pequenas formas de conexão, mesmo que seja um breve momento antes de ele dormir, ou uma conversa rápida pela manhã. Não precisa ser algo grande, mas esses pequenos momentos podem ser significativos para ele e para você. Sentir que não tem tempo suficiente para seu filho pode ser muito doloroso. Muitas mães passam por essa dificuldade, especialmente quando precisam trabalhar tanto para sustentar a família. O fato de você se preocupar com isso já mostra o quanto você se importa com ele. Uma das coisas que pode ajudar é encontrar pequenas formas de conexão, mesmo que seja um breve momento antes de ele dormir, ou uma conversa rápida pela manhã. Quando estamos sobrecarregados, é comum que pensamentos negativos e desesperadores surjam, como o desejo de desistir. Esses pensamentos são um sinal de que você está enfrentando um nível muito alto de estresse e cansaço emocional. É muito importante levar esses pensamentos a sério e buscar apoio. Falar com alguém de confiança, como um amigo, um familiar, ou um profissional, pode ajudar a aliviar um pouco desse peso.
O que você está passando é muito pesado para carregar sozinha. Procurar ajuda de um profissional, como um psicólogo, pode ser um passo importante para encontrar estratégias para lidar com esses sentimentos e desafios.
Lembre-se de que sua saúde mental é tão importante quanto sua capacidade de prover para sua família. Cuidar de si mesma é essencial para que você possa continuar cuidando do seu filho. Você merece apoio, e não precisa enfrentar tudo isso sozinha.
Se cuide!

Simone Araujo dos Santos Psicólogo em São Paulo

3 respostas

26 AGO 2024

A pressão de equilibrar trabalho, responsabilidades financeiras, e ser mãe é imensa, especialmente quando você está fazendo isso sozinha. O fato de você estar tão preocupada com seu filho e querendo o melhor para ele mostra o quanto você se importa e o quanto você está tentando.

Esses sentimentos de cansaço extremo e de querer desistir são sinais de que você pode estar enfrentando uma sobrecarga emocional e física. É fundamental procurar apoio, seja de um profissional de saúde mental, de serviços sociais, ou mesmo de amigos e familiares. Às vezes, pedir ajuda pode ser a coisa mais difícil, mas também a mais necessária.

Há recursos que podem oferecer suporte, como programas de assistência social que podem ajudar com necessidades básicas, e serviços de apoio psicológico que podem te ajudar a lidar com o estresse e a encontrar maneiras de gerenciar sua situação.

Sobre a ideia de deixar seu filho com o pai: é importante lembrar que tomar decisões como essa quando você está se sentindo sobrecarregada pode não ser o melhor momento. É melhor buscar clareza e suporte antes de tomar uma decisão tão significativa. A prioridade é encontrar uma solução que proteja tanto você quanto seu filho.

Por favor, considere buscar ajuda o mais rápido possível. Você não precisa enfrentar isso sozinha, e há caminhos para melhorar essa situação.

Érica Tavares Psicólogo em Sete Lagoas

30 respostas

20 AGO 2024

Moana primeiro conselho, você precisa cuidar de você invista em terapia mesmo que seja do SUS ou de faculdades assim se cuidando sua visão ir'á se clarear e sua situação vai mudar.

Abracos
Natalia Martins Psicóloga (instagram)

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

448 respostas

16 AGO 2024

Olá,
Primeiramente, sinta-se acolhida. Sinto muito que você esteja se sentindo assim. A pressão que você está enfrentando é imensa, e é completamente compreensível que esteja se sentindo sobrecarregada. Criar um filho sozinha enquanto trabalha tanto e enfrenta dificuldades financeiras pode ser incrivelmente exaustivo, tanto física quanto emocionalmente. Esses sentimentos de cansaço extremo, desesperança e vontade de desistir podem surgir quando nos sentimos presos em uma situação onde parece que não há saída.
Muitas mães solo enfrentam desafios semelhantes, e é fundamental reconhecer que o que você está sentindo é válido. A pressão de tentar equilibrar o trabalho, cuidar do filho e lidar com dificuldades financeiras pode ser esmagadora.
Sentir-se exausta a ponto de desejar morrer é um sinal claro de que você precisa de ajuda e suporte. Seu bem-estar mental é tão importante quanto o físico, e é fundamental buscar apoio. Se você estiver com pensamentos suicidas, é muito importante que busque ajuda imediatamente. Você pode ligar para um centro de apoio emocional, como o CVV (Centro de Valorização da Vida), que oferece apoio 24 horas por dia, todos os dias da semana, pelo número 188 ou pelo site cvv.org.br.
Sei que você mencionou que não pode depender de ninguém, mas talvez haja pessoas ao seu redor que possam oferecer algum tipo de apoio, mesmo que pequeno. Não tenha medo de pedir ajuda, seja para cuidar do seu filho por algumas horas ou para conversar. Às vezes, as pessoas estão dispostas a ajudar, mas não sabem que você está precisando.
O que você está sentindo é doloroso, mas é possível superar isso com o apoio certo. Priorize buscar ajuda, mesmo que seja difícil no momento. Você merece cuidar de si mesma e de seu filho de uma forma que seja saudável e sustentável. Acredite que há soluções, mesmo que agora pareçam distantes. Você não está sozinha, e há pessoas e recursos que podem ajudar a passar por isso. Procure recursos do governo que possam te ajudar nessa jornada, você não está sozinha.
Se precisar estou à disposição.
Marília - psicóloga de abordagem psicanalítica.

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

168 respostas

16 AGO 2024

Olá @moana, espero que essa resposta já te encontre melhor, sinto muito por você se sentir dessa forma. Quero dizer que é compreensível que se sinta dessa forma pelo que relatou, tudo isso que passa não é fácil, principalmente se não tem uma rede de apoio. Além da sobrecarga emocional, tem a sobrecarga física vinda da rotina corrida. Pelo que pude observar você é uma mãe preocupada, tudo isso que você vem vivenciando explica os pensamentos de morte. E é de extrema urgência que você faça algo em relação a isso. Você precisa de um espaço seguro para conversar e amenizar a sobrecarga emocional, mais o mais urgente é estabelecer rede de apoio, tenta encontrar ajuda em alguém próximo, algum familiar que posso lhe acolher, também tem os programas sociais que pode contribuir de alguma maneira. Procure ajuda, não carrega tudo isso sozinha.
Me coloco a disposição para mais orientações e espero ter contribuído de alguma maneira para você entender e ter alguma clareza em relação a problemática.
Josimeira Vieira
Psicóloga Clínica
CRP 24 05374

Josimeira Vieira de Souza Psicólogo em Cacoal

2 respostas

15 AGO 2024

Primeiro, quero te acolher e dizer que seus sentimentos são muito válidos. Você está enfrentando uma carga emocional e física imensa, e é completamente compreensível que se sinta cansada e sobrecarregada. Criar um filho sozinha, trabalhar intensamente e ainda lidar com as dificuldades financeiras são desafios enormes, e é natural que, em momentos como esse, a sensação de fracasso se intensifique. Mas quero te lembrar que o fato de você estar lutando por seu filho, mesmo diante de tantas dificuldades, já demonstra uma força extraordinária. Às vezes, nossa visão se turva pelo cansaço, e esquecemos de reconhecer o quanto estamos fazendo.

Entendo que o desejo de ter mais tempo e recursos para cuidar do seu filho pesa muito, mas também quero ressaltar que pedir ajuda não é sinal de fraqueza. É uma forma de garantir que você e ele possam ter uma vida mais equilibrada. Talvez buscar apoio em serviços sociais, conversar com alguém de confiança ou até considerar um atendimento psicológico para você possa ajudar a clarear os pensamentos e encontrar novas soluções. Mesmo que o caminho pareça difícil agora, há alternativas e recursos que podem aliviar essa carga. Não desista. Sua vida e a do seu filho são preciosas, e há sempre esperança, mesmo nos momentos mais desafiadores.

Marco Antônio Lucas Psicólogo em Divinópolis

38 respostas

15 AGO 2024

Primeiro, quero te acolher e dizer que seus sentimentos são muito válidos. Você está enfrentando uma carga emocional e física imensa, e é completamente compreensível que se sinta cansada e sobrecarregada. Criar um filho sozinha, trabalhar intensamente e ainda lidar com as dificuldades financeiras são desafios enormes, e é natural que, em momentos como esse, a sensação de fracasso se intensifique. Mas quero te lembrar que o fato de você estar lutando por seu filho, mesmo diante de tantas dificuldades, já demonstra uma força extraordinária. Às vezes, nossa visão se turva pelo cansaço, e esquecemos de reconhecer o quanto estamos fazendo.

Entendo que o desejo de ter mais tempo e recursos para cuidar do seu filho pesa muito, mas também quero ressaltar que pedir ajuda não é sinal de fraqueza. É uma forma de garantir que você e ele possam ter uma vida mais equilibrada. Talvez buscar apoio em serviços sociais, conversar com alguém de confiança ou até considerar um atendimento psicológico para você possa ajudar a clarear os pensamentos e encontrar novas soluções. Mesmo que o caminho pareça difícil agora, há alternativas e recursos que podem aliviar essa carga. Não desista. Sua vida e a do seu filho são preciosas, e há sempre esperança, mesmo nos momentos mais desafiadores.

Marco Antônio Lucas Psicólogo em Divinópolis

38 respostas

14 AGO 2024

@moana,
Alguma coisa não está batendo direito...
Se você trabalha de domingo a domingo é porque está recebendo, ganhando um bom dinheiro.
Se não acontece isso é porque se deixa dominar por outros, se deixa ser usada, explorada e você permite isso.
Precisa se valorizar, colocar limites.
O pai do teu filho paga pensão? Determinada pela lei?
Responsabilize-se por você mesma e pelo teu filho.
De nada adianta morrer, isso não vai resolver.
Se você está enfrentando isso é porque já tem capacidade para superar.
Teu filho já tem 5 anos e a partir dessa idade, ele compreende melhor, mas voce não pode te fazer de "coitadinha".
Coloque limites, saiba dizer "não" para muitas coisas.
Você pode mudar a tua realidade.
Abraços

6351 respostas

14 AGO 2024

Oi, @moana! Que bom que você escreveu! Escreveu porque quer construir modificação. Vamos conversar. Fale mais especificamente e detalhadamente com um de nós, psicólogos. Não será tão difícil te ajudar a organizar melhor seu tempo. Certamente é uma etapa que passará. Você construirá formas melhores para distribuir seu tempo com o filho, o descanso, lazer, trabalho, possíveis estudos, dentre outras questões que compõem vida plena.
Estaremos a disposição.
Atenciosamente,

9311 respostas

14 AGO 2024

Olá! Lamento muito que você se sinta dessa forma e aprecio o fato de ter se conectado neste espaço para compartilhar um pouco do que você tem vivenciado. Quando pensamos no desejo de morrer e em pensamentos que o envolvem é importante fazer o exercício de observar o contexto. Ou seja, será que o fato de você se sentir sobrecarregada e cansada não tem influenciado a ocorrência deles? Talvez essas sensações estejam te levando ao desejo de anular o sofrimento, por isso o desejo de morrer passou a ser uma alternativa pra isso, mas é importante dizer que ela não é a única. Com a terapia você pode explorar o contato com outras alternativas.
Outro ponto importante é a comunicação dessa sobrecarga. Além da babá, com quem você pode contar pra passar um tempo de qualidade junto? Tem alguma amiga ou familiar que possa estar mais presente nesses momentos?
Espero que você tenha o apoio e acolhimento que necessita. Abraços!

Raquel Fagundes Cotrim Santos Psicólogo em São Paulo

1 resposta

14 AGO 2024

Sinto muito que você esteja passando por essa situação tão difícil. Parece que você está sobrecarregada e sentindo muita pressão. É importante lembrar que pedir ajuda não é sinal de fraqueza, mas sim um passo necessário quando as coisas ficam muito difíceis.

Você pode considerar buscar apoio de familiares, amigos ou serviços sociais para aliviar um pouco da carga. Um terapeuta também pode ser uma boa opção para ajudar a lidar com esses sentimentos de cansaço e desesperança, além de pensar em estratégias para melhorar sua situação. Cuidar de você mesma é essencial para que você possa cuidar do seu filho da melhor forma possível. Se precisar de mais apoio, estou aqui para ajudar.

Vitória Martins Suliano Psicólogo em São Paulo