Difículdade em conversa com as pessoas

Feita por >Ruhan Alves · 19 ago 2023 Habilidades sociais

Olá, Recentemente pus meus olhos sobre minhas dificuldades é observei que tenho dificuldade de conversar com as pessoas, me sinto incomodado quando isso ocorre, as informações correm de um lado e para o outro em minha cabeça mas não consigo colocar pra fora da maneira correta sempre falta um pedaço da informação, as vezes fica bem simplificada, e um grande detalhe e que eu converso bem com bom tom e não sou tímido, tenho dificuldade de fórmula as ideias e por elas para fora, isso e normal?

A melhor resposta 21 AGO 2023

O medo de julgamento de outras pessoas sobre nós, esse olhar, pode causar algumas vezes desconforto. Esse breve relato pode sugerir que voce tenha sintomas de ansiedade, mas para ter certeza, primeiro indico que inicie um acompanhamento psicológico para ter uma escuta profissional e acolhimento diante desse sintoma. Com a evolução da terapia o profissional verá a necessidade ou não de outras intervenções.
É importante também você prestar atenção em qual pensamento vem antes da dificuldade, pois isso faz muita diferença.
Fico a sua disposição.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

20 AGO 2023

Olá Ruahan! Obrigado por escrever. Será importante, benéfico, até necessário que te ouçamos, avaliemos, observemos com maior profundidade e critério, para construir, com você, entendimento da situação bem como formas para melhorar as coisas. Em termos gerais, em decorrência do momento tecnológico e comunicacional, as pessoas jovens estão treinando muito pouco a troca social real. Essa questão de não sentir timidez ao mesmo tempo em que não conseguir formar as ideias, precisa ser melhor avaliada.
Pessoas com baixo grau de timidez, geralmente não conseguem formular bem ideias, porque ouvem menos, porque se concentram menos. De outro lado pessoas mais tímidas encontram dificuldades para formular porque treinam menos, ficam mais nervosas.
A equação dessa questão é complexa, precisa ser entendida e resolvida de forma individual.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8699 respostas

20 AGO 2023

Olá, Ruhan!

Dificuldade em se comunicar é uma queixa comum e existem várias causas para esse tipo de queixa. Acredito que existem duas reflexões podem ser produtivas para você entender melhor como isso ocorre em você:

- Quais pensamentos passam pela minha cabeça quando me coloco nesta situação? É um julgamento sobre o que estou prestes a dizer? (Se sim, o que esse julgamento está me dizendo?)

- Isso acontece com um grupo de pessoas em específico? (só com familiares ou só com amigos, só com colegas de trabalho...) Isso ajudará a identificar qual a influência do outro nessa tensão que está se criando.

Espero que este comentário te inspire de alguma forma. Abraços!!

Donizette Lage Teixeira Psicólogo em Ipatinga