Tenho muita dificuldade em conversar

Feita por >Alguém · 23 jul 2020 Habilidades sociais

Tenho 19 anos, tenho um grande problema em conversar com as pessoas. Já cheguei ao ponto de recusar empregos, por conta que já trabalhei e a experiência não foi nada boa, não conseguia falar muito com o patrão e era zoado por ele, e quem estava ao redor zoava também. Tenho minha namorada que não sei como conseguir falar com ela, uma das únicas pessoas que consigo falar muito bem é ela. O próprio sogro eu mal falo com ele porque não sei o que conversar, até a família minha e dela diz que sou muito calado e isso me prejudica demais, estava pensando em fazer concurso mas desisti, vou falar o que com as pessoas, só vou ser mais zoado. Por todo mundo passo a ser uma pessoa estranha e a palavra que mais ouço é, FALA ALGUMA COISA, eu fico sem reação na hora e fico pensando o dia todo sobre isso, não me esqueço de nenhuma vez que já passei por isso. Foi um resumo de várias e várias coisas que acontece por conta desse meu problema, o que devo fazer? Tem solução?

Perdoem meus erros de português.

A melhor resposta 24 JUL 2020

Olá Alguém! Seu pseudônimo é muito bom! Você é alguém, precisa se reconhecer como tal. Zoar é um processo que acompanha a humanidade, que é impulsionado por todos os tempos, na maior parte das pessoas. É preciso acostumar-se com isso. Como você não está confiante, optando por ficar calado, mas percebendo que isso está te prejudicando, será enriquecedor você contar com a condução científica de um psicólogo.
Claro que seu caso apresenta solução. Mais, apresenta matéria prima boa para que você possa viver significativo crescimento pessoal e desenvolvimento de melhor entendimento do conceito de zoar envolvendo a natureza humana, a individualidade de cada um um, bem como as formas de você dar novo sentido a si mesmo, à sua auto imagem.
O que fazer? O melhor será você passar por conduta científica de psicólogo, com persistência, disciplina e mente aberta, para planejar e aplicar caminho de enriquecimento pessoal nesse aspecto.
Espero ter ajudado. Estarei à disposição para aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, cuide-nos!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8664 respostas

26 JUL 2020

Olá Alguém!
Sim. Tem solução sim. Se você estiver determinado a melhorar a sua comunicação pode melhorar e muito. A psicoterapia cognitiva comportamental pode ajudá-lo nessa tarefa. Ao desenvolver estratégias e habilidades durante o processo você vai incluindo no seu dia a dia um novo repertório comportamental. Procure ajuda profissional. A motivação vai levá-lo de encontro ao seu objetivo.
Fico à disposição,
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

24 JUL 2020

Olá.
Obrigada pela sua participação.
Primeiro de tudo, sua mensagem foi passada de maneira transparente e com português muito claro de compreender.
Fico pensando em quantas coisas devem ter tido a necessidade de serem silenciadas em sua vida a ponto de você contar que sente como se não conseguisse expor seus pensamentos e sentimentos.
Talvez tenha algum ponto de timidez, que é uma sensação manifestada a partir da ideia do medo de julgamento alheio, o que faz com que possamos pensar na possibilidade de buscar um espaço de cuidado, em que você possa ser ouvido na sua essência, ser compreendido, ter acolhimento e assim fortalecer sua auto estima.
Espero ter contribuído, estou à disposição.
Abraço.
Beatriz Mazzoco

Beatriz Mazzoco Psicólogo em São Paulo