Meu filho tem 15 anos e tem muita dificuldade de se expressar e socializar.

Feita por >Naty · 21 jul 2023 Adolescência

Eu conversei com ele, perguntei o que lhe deixava desconfortável, se ele estava com algum problema na escola, ele falou que não, pedi que ele se abrisse comigo e ele chorou e falou que não conseguia conversar direito que não tinha "papo" e que sentia muito tédio, e começou a chorar e dizer que não gostava quando eu e o pai pai dele brigávamos, eu fico até envergonhada e triste por isso, falou também que não conseguia interagir com os amigos que muitas vezes não entendia as coisas, nossa fiquei super preocupada, quero ver meu filho bem.

A melhor resposta 24 JUL 2023

Olá Naty, lendo o seu relato fica evidente que seu filho precisa ser avaliado pois a queixa dele não dá margem para uma interpretação mais elaborada. Pelo menos ficou claro o quanto as brigas familiares podem estar impactando ele emocionalmente, ainda mais se essas brigas já acontecem há muito tempo. Então para que fica mais claro o que é essa dificuldade dele de entender as coisas, essa dificuldade de socializar, somente através de um atendimento com um profissional. Busque ajuda. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

27 JUL 2023

Ola Naty! Obrigado por escrever. Sua preocupação faz muito sentido. As pessoas na idade de seu filho precisam formar turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, devem praticar esportes coletivos de contato, devem estudar com comprometimento, logo iniciar a vivência de trabalho, devem fazer teatro, dança, arte, grupos de estudos, serviços comunitários.
Inicialmente, dado o contexto que você colocou, será que ele estará esforçado, persistente, para falar com um de nós, psicólogos, ouvir um de nós, acima de tudo, se esforçar, persistir para praticar o que combinarmos. Esse trabalho, envolverá consultas iniciais com vocês (pais), com sequência estável com ele.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8630 respostas

26 JUL 2023

É compreensível que você esteja preocupada com o seu filho. Parece que ele está enfrentando algumas dificuldades emocionais e sociais. Chorar e expressar que não consegue conversar direito ou interagir com os amigos são sinais de que ele pode estar passando por momentos de ansiedade e insegurança.

É essencial oferecer apoio emocional, demonstrar que você está presente e disposta a ouvi-lo sem julgamentos. Encoraje-o a expressar seus sentimentos, e tente entender melhor as situações que o deixam desconfortável. Reforce que está tudo bem sentir-se assim e que ele pode contar com o seu suporte.

Considerando que ele mencionou não gostar das brigas entre você e o pai dele, é importante que vocês busquem uma comunicação saudável e evitem discutir na frente do seu filho, pois isso pode impactar negativamente a percepção dele sobre o ambiente familiar.

Avaliar a possibilidade de conversar com um psicólogo pode ser uma opção válida para que ele tenha um espaço seguro para lidar com suas emoções e aprender estratégias para melhorar sua interação social. O profissional poderá ajudar tanto ele quanto você a lidarem com essa situação de forma mais equilibrada e saudável.

Lembre-se de que a empatia, a compreensão e a busca por soluções podem ser fundamentais para auxiliar o bem-estar emocional do seu filho. Se necessário, não hesite em buscar ajuda profissional para apoiá-lo durante esse processo.

Caroline Paula da Silva Psicólogo em São Paulo

48 respostas

25 JUL 2023

Olá Naty, invista no acompanhamento terapêutico para o seu filho. Vai ser a melhor forma de ajudá-lo a entender as suas emoções nesta fase da vida dele. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

221 respostas

24 JUL 2023

Naty
Os problemas dos pais refletem nos filhos, não importas a idade deles e quanto mais menores, pior.
Tem 15 anos e pode fazer Psicoterapia para tratar do seu emocional.
Para voces, pais, voces sim precisam de Psicoterapia para lidar com seus conflitos, seus problemas.
Façam Psicoterapia individual e depois de casal!
Abraços

5817 respostas

24 JUL 2023

O diálogo é essencial em casa e os pais são referências para os filhos, é importante que ele sinta segurança, veja em vocês um porto seguro porque isso vai refletir em como ele também vai viver a vida, fora que é uma fase de transição para a vida, junta tudo isso com a própria personalidade dele , questões em formação. Agenda um horário pra ele ainda que online, pra ele ter um espaço de escuta, compreensão e entendimento sobre o emocional, sobre o mental dele e como ficar melhor diante das situações sociais. Vai ser muito bom!

Steffany E. Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

22 JUL 2023

Naty, boa noite - vou procurar ajudar da melhor forma possível.

Sugiro levar seu filho para uma consulta psicológica para que ele tenha a oportunidade de falar como se sente quanto as questões que ele falou para você. Ele deve ter presenciado algumas brigas dificeis entre você e seu marido, e não sabe como agir com vocês e nem como se portar socialmente, talvez por sentir-se deslocado. Ter 15 anos é díficil, o auge da adolescência, é uma fase de vulnerabilidade emocional.

Quanto a queixa de falta de foco, não relatou outros sintomas? - É importante uma avaliação neurológica, para verificar se não há alguma condição neurológica presente. Ao descartar essa hipótese, pensamos em outra possibilidades.

Att.

Carla Glenda Souza da Silva Psicólogo em São Gonçalo do Amarante