Filha adolescente com fobia social, o que fazer?

Feita por >Gi Gasparetto · 28 out 2021 Fobia

Gente, não sei mais o que fazer. A minha filha tem 15 anos, e ela sempre odiou ir para escola, desde muito novinha. Sempre foi uma menina muito inteligente, bondosa, empatica...mas nunca se deu bem no ambiente escolar. Sempre passava mal, ou no meio da aula inventava uma desculpa para que eu fosse buscá-la. Mas agora as coisas estão tomando uma proporção desesperadora, ela mudou de escola esse ano, entrou para o ensino médio, e ela estava se dando muito bem virtualmente, conseguia interagir, fazer amigos através dessa plataforma, mas com as voltas aulas presenciais obrigatórias, ela está muito diferente, nunca vi seu estado emocional dessa forma. Ela voltou embora mais cedo no primeiro dia de aula pois teve uma crise de ansiedade na escola (ela estuda em período integral), não consegue se alimentar, não consegue sair da sala nos intervalos, não consegue socializar com ninguém, e seu rendimento na escola caiu muito. Ela chega da escola, tenta comer algo e vai direto para o quarto dormir, não consegue fazer mais nada, não consegue fazer as lições, estudar para as provas, prestar atenção na aula, pois me disse que sua cabeça dói demais e seu corpo todo fica zonzo...Ela que sempre foi uma aluna tão dedicada. O estopim para mim foi na semana passada, quando descobri que desde a semana em que as aulas voltaram para cá, a única coisa em que ela tem pensado é em suicídio. Não temos condições de levá-la a um profissional no momento, não sei mais o que fazer...Estou preocupada demais, por mais que eu tente conversar com ela sobre isso ela diz que está tudo bem, que eu não preciso me proecupar, que ela só escreveu aquilo no "impulso", até uma professora entrou em contato comigo e me disse que já percebeu que ela tenta disfarçar na aula, mas treme o tempo todo. Mesmo quando ela sorri pra mim, não consigo mais ver o mesmo brilho em seus olhos...Estão sempre tristes, vazios, me dá vontade de chorar só de olhar para ela e ver esse semblante. Como eu posso ajudá-la? Como posso evitar que seja tarde demais? Me dói demais ver ela nesse estado, ainda mais tendo tão pouca idade. Perdão pela mensagem longa, ainda sim há muita coisa que deixei de dizer

A melhor resposta 31 OUT 2021

Gi Gasparetto,
Apoie a reação da tua filha. A escola não auxilia em nada o desenvolvimento de uma pessoa. Apenas coloca limites e crenças que o sistema indica e adestra os alunos a uma função do sistema.
Ela está desesperada, não quer este ambiente para ela, não a ajuda em nada.
Melhor, se conseguisse fazer Online, apesar de que, para vencer na vida não é necessária a escola. No seu devido tempo ela mesma procurará se aperfeiçõar.
Dialogue com ela e veja alguma coisa que ela goste de fazer e pode tornar isto uma profissão para ela. Depois, ela procurar aperfeiçoamente, se necessário for.
A história mostra que inúmeras pessoas foram rebeldes na escola, aprontavam muito, foram expulsos e mesmo assim tornaram-se ilustres...
Esteja ao lado da sua filha, seja amiga dela, ela está esgotadíssima e com estresse. Mas de nada adianta recorrer a medicamentos porque não isso que ela precisa.
Ela precisa ser compreendida e apoada e respeitada. Caso contrário, pode sim tirar-se a vida.
Se necessitar de mais ajuda, retorne.

5817 respostas

23 NOV 2021

Olá! Imagino o quanto esteja sendo difícil para ela. A fobia Social ou transtorno de Ansieda Social, é um medo intenso de exposição social, de interagir com outras pessoas. Em situações de desempenho tem medo de ser avaliada, e ainda tem uma preocupações em os outros perceberem a ansiedade que está sentindo e diante disso pessoa evita qualquer tipo de exposição. Veja o quanto ela acaba sofrendo por conta desse medo intenso dela. O que ela faz é tentar evitar qualquer tipo de situação onde possa ficar exposta, num primeiro momento quando ela faz isso sente um alívio, mas depois se sente incapaz, inferior.
Você diz que não tem condições de buscar ajuda, imagino que paga, mas tem tratamento pelo sistema público de saúde, procura no CAPS, nos Postos de Saúde, pode ser que ela precise de médicação, então oriento buscar tanto um psicólogo quanto um psiquiatra, não deixe de buscar ajuda para ela.

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

8 NOV 2021

Ola! se vc estiver precisando de ajuda é so entrar em contato comigo que eu irei lhe responder rapidamente e irei agendar a sua consulta o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

29 OUT 2021

Olá Gi! Grato por escrever. Você e sua filha precisam urgente de um apoio científico de um psicólogo. Será crucial você entrar em contato com algum, seja através da prefeitura da tua cidade, seja através d clínica escola, seja através de solidariedade de alguém. Será importante você contar com ajuda. Não deixe sua filha sozinha, trate-a com acolhimento, converse com sensatez. Busque ajuda.
Odiar escola sempre, precisa ser esclarecido, assim como os hábitos de vida dela e da família.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé, opositores do conhecimento) até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Publicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8634 respostas

29 OUT 2021

Oi, Gi
Vi que você disse que não consegue levá-la em um profissional no momento, mas não vejo outra opção. Não há nenhuma "técnica milagrosa" que alguém vá te ensinar a resolver essa situação.
Se não é possível financeiramente levar a um profissional particular, busque a unidade de saúde do seu bairro e veja se é possível o acompanhamento por lá
Conte comigo se precisar
Um abraço

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha