É possível superar a fobia social sozinho?

Feita por >Igor · 21 abr 2018 Fobia

Sera que existe alguma possibilidade de superar a fobia social sozinho ?

eu tenho 18 anos , digamos que faz pouco tempo que eu tenho fobia social , antes disso eu era tímido excessivamente e isso foi se agravando a cada dia que se passava principalmente na minha adolescência , na verdade a fobia social entrou justamente nessa fase .

e desde então a cada dia que passa piora , e no momento , cheguei naquele nivel em que to no isolamento muito grande com o mundo , no meu quarto , e evitando ao maximo as pessoas , acredito que meus amigos estejam ate preocupados comigo

é , eu tenho amigos , que sempre foram des da infancia , mas tenho ansiedade social atualmente até mesmo com eles , não consigo interagir mas com eles .

porém eu tava decidido a "curar" isso , superar ao poucos isso , sozinho mesmo , com as dicas que eu arrumo na internet , existe muita informação sobre isso por aqui na internet , porém eu não achei UMA pessoa que relatou esse feito , de superar a ansiedade social sozinho , quando eu digo sozinho , quero dizer superar a TAS com uma "terapia" que eu mesmo posso fazer pra mim mesmo ... com as informações que encontro pela net , existe essa possibilidade ?

A melhor resposta 24 ABR 2018

Olá Igor. É normal que você tenha vontade de tentar se curar sozinho. Mas é muito dificil. Você já ouviu aquela história de que mesmo sendo o melhor, um neurolocirurgião não vai se propor a fazer uma neurocirurgia nele mesmo? Consegue entender a analogia? Se tentamos nos curar sozinhos muitas nuances acabam ficando de lado, a nossa mente nos sabota o tempo inteiro. Não seria diferente neste caso. Te indico buscar um acompanhamento psicológico. Entenda que um psicológo não irá te julgar e todo o traballho é sigiloso. Por vezes, você poderá se abrir aos poucos, sem pressa. Ainda existem psicólogos que fazem atendimento online, por um site. Mas neste método, de tempos em tempos é necessário um atendimento presencial. Ainda, você e o psicólogo podem construir métodos diferentes de se comunicarem. Por exemplo, os dois podem estar no consultório mas a comunicação ser feita pelo computador, ou celular.
Espero ter ajudado.
Att. Morgana V. Sartor

Psicóloga Morgana Sartor Psicólogo em Içara

9 respostas

21 DEZ 2021

Olá! Sim é possível, mas bem difícil.
A fobia Social ou transtorno da ansiedade social tem como característica se sentir nervoso, tenso ou apavorado em situações onde precise interagir com outras pessoas, sentem medo de serem de ser julgado ou avaliado por outras pessoas, e assim evitam situações sociais, como ir em festas, encontros, comer e falar em público.
Você vai precisar enfrentar cada medo de quem, porque cada vez que evita você tem um alívio imediato, mas quando tiver outra situação de exposição, vai novamente se sentir muito ansioso e como aprendeu que evitar é que traz alívio aos poucos vai paralisando.
O profissional vai trabalhar para diminuir os sintomas e gradativamente conseguir melhorar a qualidade das sua atividades e das suas relações sociais, se sentindo mais encorajado e seguro.
Se acredita que pode ter benefícios com a terapia entre em contato.
Fico à disposição
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

25 MAI 2020

Olá,
Acredito que pode ser possível, porém as vezes é muito complicado.
Mas é o fortalecimento de você mesmo, entender o medo, e conseguir refletir sobre isso de forma a sobrepor a ele, é o seu fortalecimento emocional.
Exposição as situações de medo, de forma gradual e tranquila que aos poucos você terá confiança em você e não tendo tantos medos, porém com a terapia é mais fácil de entender e conseguir isso, estou à disposição.
Abraços!

Mateus Adriano de Jesus Souza Psicólogo Psicólogo em Congonhas

75 respostas

23 ABR 2018

Não é raro as pessoas acharem que irão se curar sozinho, mas é muito difícil, tendo em vista que cada paciente é um ser único, com suas queixas, com suas dores, com suas compreensões da vida, nenhum ser humano, encontra-se, tal qual é nos livros ou no Google, esperar para buscar ajuda profissional, poderá agravar seu quadro, sugiro que busque um Psicologo, seja de qual orientação for.
Espero que tenha conseguido lhe esclarecer, estou à disposição
Abraço
Vera Pelizzari

Vera Pelizzari Psicóloga Clínica Psicólogo em São Paulo

295 respostas

23 ABR 2018

Igor, boa tarde,

É difícil afirmar se é possível, mas gostaria de perguntar a você se o que você já fez te levou para o resultado que você quer, e quanto tempo você estaria disposoto a continuar tentanto, levando em considerção que você deve ter alguns prejuízos entre acertos e erros . À partir daí, o trabalho do psicólogo pode ser considerado, pois através desse trabalho é possíivel entender a função da Fobia e ajudar você a encontrar novas respostas que lhe darão a possibilidade de se inserir no seu meio social com mais tranquilade.

Um abraço,

Márcia Costa

Márcia Costa Psicólogo em São Paulo

79 respostas

23 ABR 2018

Bom, ao contrário da opinião de outras pessoas, não acho prudente e nem viável você tentar se curar da fobia social sozinho, pois rapidamente ela pode (é uma possibilidade) se transformar em síndrome do pânico ou depressão, a depender de como esteja. Recomendo que use o plano de saúde, se tiver, ou o próprio SUS, UPA ou CAPS. Muitos têm preconceitos, mas os profissionais são ótimos e uma variedade de técnicas que podem ajudar. Se estiver em Salvador, podemos recomendar alguns serviços. Desejo melhoras. Verena Freire

Verena Freire Psicologia do Esporte Psicólogo em Salvador

28 respostas

22 ABR 2018

Igor,
É possível, mas difícil.
Um psicólogo da linha TCC poderá ajudar.
O TCC é uma linha que trabalha mudanças de comportamentos. É eficaz, rápida e eficiente.
Você deve nesse momento criar estratégias para superar essa problemática, com atividades e exercícios.
Fico à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Marci Kraft

Marci Kraft Psicólogo em Joinville

189 respostas

21 ABR 2018

Olá, Igor.
É possível, mas é muito difícil, pois a terapia ajuda ao paciente olhar fatores pelo qual ele não percebe que está ali, ou não olha para aquilo de uma forma mais efetiva, que sozinho a pessoa não consegue ver, sugiro que busque por terapia. Hoje tem atendimento on line, talvez você se sinta mais a vontade.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo