É possível um asperger desenvolver fobia social?

Feita por >Kali · 7 out 2019 Fobia

Possuo diversos sintomas de asperger que descobri vendo um vídeo na Internet. Um dos sintomas inclusive me deixou bastante surpreso, que é não responder quando sou chamado pelo nome. Descobri após mostrar o vídeo a minha mãe e minha namorada.
Fiz uma pesquisa e acabei ficando mais confuso, pois é possível (quase certeza) que eu tenha fobia social. Quero procurar um médico, inclusive tenho um amigo que é psicólogo, mas fico achando que é muita exposição. Estou convencido que devo procurar ajuda, mas ainda não consegui criar uma imagem mental de como seria a consulta e isso é muito importante para que eu tome coragem.
Dentre os sintomas que tenho estão:
1- Não encarar as pessoas nos olhos, mas já foi corrigido e hoje só desvio o olhar em situações desconfortáveis.
2- Prefiro ficar sozinho em um ambiente calmo e silencioso. Odeio barulho, não tenho crises, mas o barulho me deixa profundamente inquieto e irritado.
3- Costumo irritar-me com facilidade
4- Quando era mais novo sentia pavor de falar em público. Mas hoje só fico um pouco nervoso se tiver de falar sobre um assunto que não domino e muito nervoso se for confrontado.
5- As pessoas constantemente me dizem que eu não sou bom em manter relações sociais mesmo eu me esforçando para conseguir.
6- Odeio situações e locais com muita gente.
7- Fico muito nervoso e desconcertado se tiver que começar uma conversa com um estranho. Bom, hoje eu só fico nervoso, mas se houver pressão social fico apavorado.
8- Minha imaginação é boa, embora não seja muito criativa.
9- Quando criança eu adorava desenhar e gastava pelo menos cinco horas diárias do meu dia nessa atividade.
10- Possuo algumas "manias" do espectro autista como estalar os dedos e reparar em placas de carro.
11- Hipersensibilidade tátil. As vezes é bastante incômodo, mas é bastante relaxante passar a mão por superfícies lisas rugosas.
Foram esses e outros sintomas que me levaram a pergunta supra citada: um asperger pode desenvolver fobia social?
Desde já, agradeço.

A melhor resposta 8 OUT 2019

Kali... Boa Noite!
Primeira coisa... Não se rotule, não se coloque nesta posição. Somos energia e estamos sempre mudando. Amanhã não serás a mesma pessoa de agora.
Segunda: O importante é perceber que conflitos internos estão te incomodando. Parabéns por perceber isso. Mostra que estás vivo e que resolver conflitos te levam à frente.
Terceira: Tens uma autoimagem idealizada e tens medo de perder esta imagem. Por isso acha que é muita exposição procurar um psicólogo. Isto é uma defesa e artimanha do ego. Destrua esta imagem senão vais sofrer. O importante é deixar-se questionar, receber feedbacks, compreender o que sentes, compreender o seu próprio comportamento. Psicólogos, Psicoterapeutas são exatamente estas pessoas que te auxiliam a compreender-se. Eles não vão te julgar, vão te auxiliar a você ver a sua própria alma.

5817 respostas

13 OUT 2019

Bom dia Kelli

Muitas pessoas fazem isso de ficar buscando informações no Google e depois fazer auto-diagnostico,mas que lhe dizer que isso não é assim.
Eu sou neuropsicóloga faço avaliações neuropsicológicas e posso lhe dizer que se fosse assim eu nem teria ficando anos estudando, bastaria abrir o DSM ou CID e pelos sintomas sair dando diagnósticos.
Você precisa sim buscar um psicólogo para trabalhar muitas questões mas não que você tenha asperger, pois para saber você precisaria ir a um neurologista e fazer uma avaliação neuropsicológica.
Procure um psicologo ele irá ajuda-la a superar todas essas dificuldades.
Maria da Conceição V. Gioia
Psicóloga Clinica Cognitivo-Comportamental,
Hipnose Clinica, Especialização em Neurociências,
Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica,
Geriatria & Gerontologia.

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

8 OUT 2019

Olá Kali! Contribuindo para enriquecer, juntamente com outras respostas já dadas: o correto é que você procure um psicólogo que não tenha aproximação anterior com você (fica mais fácil para lidar, pois ele não convive, nem deverá, provavelmente conviver com você em outras situações). Isso te fará mais tranquilo para se abrir. Outra questão muito importante. Não procure doenças para si, procure se conhecer mais, se desenvolver: você, como todos, é uma pessoa cheia de possibilidades a serem desenvolvidas a cada dia de vida que passa. Experimente. Um abraço: Ary Donizete Machado.