Por que isso aconteceu comigo?

Feita por >Lucas Castro Matheus · 24 dez 2020 Ansiedade

No dia 18 de fevereiro de 2020, eu defendi o mestrado em Ciências Biológicas (Botânica). Na madrugada que antecedeu a minha defesa, eu não consegui dormir direito. Além disso, quando eu estava no carro indo pra universidade, eu senti algo parecido com um aperto no pescoço, semelhante a uma vontade de vomitar. Eu senti isso desde quando eu estava no carro até o momento em que a minha então orientadora do mestrado começou a dar início à minha defesa, dizendo que eu tinha um tempo de X minutos para apresentar. Depois passou! Mas por que razão eu senti o que eu senti? Foi um sintoma de ansiedade? Como tratar isso? Como evitar que isso ocorra nas próximas vezes em que eu tiver que fazer algo parecido?

A melhor resposta 25 DEZ 2020

Lucas, o sintoma está parecendo estar relacionado a ansiedade sim. Vc se sentiu pressionado , tenso e seu corpo reagiu de forma negativa.
Vc pode buscar a terapia p aprender a lidar com esses pensamentos disfuncionais.
Se interessar sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

28 DEZ 2020

Olá, Lucas

Foi um sintoma de ansiedade.
Você sentiu os sintomas que podem estar relacionados à sua apresentação, consciente ou inconscientemente. Seu organismo reagiu à um momento de tensão.
Isso pode ocorrer, sim, outras vezes, é inevitável, mas é tratável, para amenizar a intensidade e a frequência dos episódios.
Uma das formas de tratar é por meio do autoconhecimento e saber como lidar com suas emoções, através da psicoterapia.
Existem formas de intervenção no momento da crise, como uma estratégia simples de respiração e reconhecimento dos sintomas.

Quer saber mais? Estou à disposição
Selma Lima - psicóloga

Psicóloga Selma Helena Reis Lima Psicólogo em Belém

3 respostas

26 DEZ 2020

Olá Lucas60! Obrigado por escrever. Certamente você viveu sinal clássico de ansiedade. Isso é bastante comum em situações de apresentação de dissertações ou defesa de teses. Na prática, é algo como o motor do carro ficar funcionando em alta rotação por longo tempo.
Provavelmente você já viveu sinais físicos, decorrentes da ansiedade, em menor grau, mas não associou com a tensão causadora. Será muito bom trabalhar preventivamente essa questão. Ela está conectada com autoestima, desenvolvimento pessoal, administração do tempo, dentre outros fatores.
Estaremos à disposição para maiores aprofundamentos. Procure por um de nós, psicólogos, e passe por caminhada científica, com mente aberta, disciplina e persistência. Seus entendimentos de Ciências Biológicas farão uma conexão muito mais rica e integrada com as influências das percepções, desejos e sensações, nos componentes biológicos.
Abraços virtuais (em tempos de aumento da pandemia, sejamos ainda muito mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8671 respostas

26 DEZ 2020

Olá Lucas,
Pelo seu relato, o que estava vivendo e o que sentiu, pode estar ligado com a ansiedade. O medo do julgamento, ter a atenção de todos voltada para você, o medo do fracasso na apresentação pode levar a apreensão e mal estar que sentiu.
É interessante iniciar a terapia, pois toda vez que tiver que passar por algum tipo de avaliação,você pode lembrar desse dia e começar a sofrer e ter novas crises.
É comum diante de um desafio como a defesa do mestrado, as pessoas se sentirem como você, mas também é extremamente importante a terapia para trabalhar essa emoção.

Espero ter te ajudado.
Thamires Carvalho - Psicóloga Clínica

Thamires Carvalho Psicólogo em Vila Velha

10 respostas

25 DEZ 2020

Lucas,
Apenas para voce pensar:
Gostou da tua Tese? do Tema?
Gerou mais vida em voce? Ou foi apenas o cumprimento de uma tarefa?