Não sei se meu marido realmente me amava

Feita por >Joaninha · 18 jul 2023 Luto

Meu marido era um traficante , no começo eu sabia ,achava e ainda acho errado .mais ele disse que ia parar, aí foi preso mais de duas vezes ,fui visitar ele na cadeia e me jurou e jurou pra família que ele não seria burro de voltar ,mais depois de dois anos ele saiu da cadeia e voltou pra casa , tava tudo normal até que resolvi voltar a namorar com ele ,só que ele me traiu eu perdoei pq eu não fui santa também ja que estávamos longe um do outro , mais aí ele veio morar comigo depois de um mês tava trabalhando de boa .até que minha amiga me alertou que todo mundo tava comentando que ele estava traficando pedi ele que porfavor parece mais nem com a morte do amigo dele ele parou ,fingir estar grávida ,ele já era carinhoso mais ficou muito mais carinhoso .mais continuou traficando até que outra vez virou gerente eu pedia pra gente ir embora mais ele dizia sempre que não dava porque tava sem dinheiro até que um dia por volta das 5 da manhã polícia chega e manda eu sair de dentro de casa ,eu tava morrendo de medo e sai ,não tive reação de olhar pra trás pra tentar salvar ele nem nada ,aí depois que eu sai mataram ele , eu tô me sentindo muito culpada por não ter feito nada. Porque ele me amava muito ,cuidava de mim como se eu fosse um bebê ,dormiamos de mãos dadas sempre ,o problema dele era esconder as coisas de mim pra que eu não tivesse medo dele mais msm assim eu descobria pela boca dos outros e msm assim ele continuava mentindo. saia de casa as 9 da noite e voltava 5 da manhã as vezes nove e não tinha como falar comigo pq do celular descarregado mais ,não tinha como eu saber aí eu ficava preocupada chorava horrores achando que tinham matado ele , até que mataram de verdade , eu deveria só levar em consideração o carinho dele e esquecer as outras coisas ?

A melhor resposta 19 JUL 2023

Olá Joaninha! Obrigado por escrever. Geralmente, conforme seu relato, as pessoas que se envolvem com o mundo do tráfico dessa maneira, experimentam dificuldades para a amar a elas mesmas. Assim sendo, há dificuldades para amar outras pessoas com a devida inteireza, com plenitude da liberdade e ação na troca com as demais pessoas, de forma serena, com ética, respeito, integração. Dessa forma podemos dizer que seu falecido marido estava procurando, embora por meios inadequados, organizar amor próprio, por direções que ele entendia como as possíveis. Você, por seu lado, também precisa compreender porque, mesmo sabendo dessa história, achando errado, insistindo para ele parar, ele não parando e mesmo assim, você começou e continuou com ele.
Somente podemos amar outra pessoa, por inteiro, se tivermos o genuíno amor próprio.
Você precisa melhorar tua autoestima, conhecer melhor tua personalidade, identidade, retomar a nitidez e delimitação de tuas metas e objetivos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.