Não sei o que realmente sinto pela minha parceira

Feita por >Balzaquiano · 31 mar 2021 Terapia de casal

Olá, sou um homem de aproximadamente 35 anos e agradeço desde já qualquer ajuda :)

Eu tenho um relacionamento de aproximadamente 2 anos com minha parceira.

Nossa primeira vez não foi muito legal e nem prazerosa (não conseguia ter ereção de jeito maneira e também tinha a falta de intimidade, nada anormal para uma primeira vez não muito satisfatória). Depois tentamos mais algumas vezes mas sempre sentia o mesmo, até que depois de um tempo consegui me condicionar a ter a ereção.

Em todas as minhas relações sexuais com as outras parceiras nunca senti tal coisa, sei que aversão é um nome forte (e eu me sinto mal por usar essa palavra, mas preciso ser sincero nesse momento).

Não a veja como uma mulher que me desperta desejo e atração, não consigo beijá-la como já beijei outras mulheres e nem tocá-la como já toquei outras mulheres também.

Tirando esse "pequeno" detalhe da parte sexual, somos super parceiros, companheiros, amigos, falamos de tudo, cuidamos um do outro, estamos lá um para o outro, existe cumplicidade, sacrifícios, fidelidade, carinho e preocupação de ambas as partes. Resumindo, tudo o que NUNCA tive em outros relacionamentos.

Ela deixa claro que me ama de tal forma que, é até possível ver em seus olhos e na sua fala, porém eu não tenho tanta certeza que eu sinto o mesmo, e claro que o problema está comigo, por isso estou tentando resolvê-lo.

Como sempre tive "paixões" em minha vida, não sei o que é realmente um amor de verdade. Não sinto e nunca senti aquele frio na barriga com minha atual parceira, nem aquela vontade louca de vê-la, de possuí-la, não sinto saudade, mas sei que se perdê-la vou ter um buraco em meu peito que não sei dar o significado ou nome para esse sentimento.

E por sempre ter tido paixões, muitas delas despertadas pela beleza das parceiras, eu acabei ficando cego e sempre me enfiando em uma relação que não era recíproca e não me atentando aos sinais de que a pessoa não estava muito comprometida, era uma relação desbalanceada ou de mão única (eu doava muito mais ou quase sempre), ou um relacionamento tóxico em que a pessoa estava comigo por algum interesse apenas.

Dado esse contexto, minhas perguntas são bem simples porém complicadas de achar uma resposta até agora, por isso estou recorrendo a ajuda de vocês.

- Como saber se eu a amo ou não?
- O fato de nunca ter sentido desejo sexual, implica que não consigo amá-la?
- Amar implica em sentir esses sentimentos que listei que estão omissos?
- Existe algum exercício que posso fazer para me ajudar a pensar melhor sobre isso? Listar alguma coisa? Idealizar algum cenário hipotético, futuro, etc.

Eu tenho medo de perder a mulher que vai estar comigo durante meus dias, construir uma família e alcançar novos horizontes, realizar sonhos, medo de perder isso por não entender ou ter clareza sobre meus sentimentos. Não quero deixá-la esperando ter algo que nunca vai ter, seria injustiça e covardia da minha parte, negar tudo o que ela merece por puro egoísmo.

Obrigado desde já, mais uma vez agradeço qualquer ajuda e desculpem o texto longo.

A melhor resposta 1 ABR 2021

Olá Balzaquiano! Grato por escrever. Pelo escrito é possível perceber, em seus dizeres, a separação entre sexo e amor, entre amor e paixão, na sua concepção. Acontece que as pessoas são muito ricas de aspectos, de componentes importantes para sustentar uma relação. Digamos que há, apenas para arredondar, mil aspectos em cada pessoa. Um deles é o sexo, outro é a paixão. Para que haja o amor, eles não são suficientes. A duração deles é muito pequena. Eles precisam ser temperados com componentes como segurança, companhia, respeito, planos, renovação, continuidade, sinceridade, esforço, tolerância, perdão, flexibilidade, criatividade, bom humor, etc.
Parece, a princípio, um bom caminho, junto com um psicólogo, você aprofundar reflexão sobre a completude da identidade humana, a partir da integração da sexualidade com as vinculações duradouras. por enquanto, tome cuidado para não tomar decisões precipitadas.
Escolha um de nós, psicólogos, venha com persistência, muita persistência, disciplina e abertura mental para uma caminhada científica de Psicologia.
Estaremos à disposição.
Abraçõs vrituais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, diminuamos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina rápida, obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

3 ABR 2021

Oi Balzaquiano, através do seu relato, parece que há uma dissociação entre o afeto e o sexo, que podem estar relacionados a diversas vivências tuas. Em um relacionamento é importante que haja uma uma interação em todas as áreas, mas como bem observastes, o fato de o sexo estar insatisfatório não significa que não há amor. O importante seria procurar um auxílio profissional para que possas entender os teus sentimentos, comportamentos e objetivos num relacionamento.
Seria também importante, manter um diálogo franco com sua parceira, procurar uma forma de se sentirem a vontade um com o outro para que haja a segurança necessária. Assim como há aspectos insatisfatórios para você, pode haver para ela também. Por isso, o diálogo (a comunicação) se faz tão necessário e essencial dentro do relacionamento, pois permite as duas pessoas estarem alinhadas em seus objetivos e sentimentos .

Psicóloga Daniela Rodrigues Coronas Psicólogo em Porto Alegre

7 respostas

3 ABR 2021

Bom dia, espero que esteja tudo bem com você!

Nenhum relacionamento é igual ao outro, seja por nós mesmos ou pelos outros com os quais nos relacionamos, então não cabe, salvo devidas exceções, comparações com algo que já foi vivido por você. Dois anos em uma relação já me parece um bom tempo para que vocês se conheçam um pouco mais um ao outro, a ponto de se sentirem mais a vontade para conversarem abertamente sobre situações que possam causar algum tipo de incomodo na relação de vocês, e esse espaço de diálogo franco deve ser explorado por vocês dois. Quando você relata, mesmo já passados 2 anos, que sua primeira vez não foi como você desejava, me parece que esse ponto não foi bem superado por você. É preciso entender que o sexo, numa relação, é um momento de libertação e cumplicidade, onde ambas as partes devem se sentir a vontade para explorar novas possibilidades e admitir possíveis limites. Talvez seja o momento de você indicar para ela o que de fato te deixa com tesão, com mais apetite sexual, com desejo por ela, mas ela tem que se sentir a vontade também de expor as mesmas coisas da parte dela, e também para explorar esses novos territórios nesse campo. O amor em uma relação é um sentimento que se estende no tempo, ou seja, ele não atua com o mesmo ímpeto de uma paixão ou de um desejo sexual ardente e intenso, mas ele, se cultivado da maneira correta, é a base para um relacionamento saudável. O processo terapêutico com um psicólogo é indicado para você, para que possa ter o suporte adequado para explorar esses pontos que estão dificultando o desenvolvimento de sua relação com sua companheira. Não deixe de entrar em contato com um psicólogo de sua confiança o quanto antes. Estou a disposição para atendimentos on-line. Espero ter te ajudado!

Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

1 ABR 2021

Olá, existem vários tipos de amor, de pai para filho, de irmão, de amigo, de parceiros. Ao que parece, você a ama de diversas formas, porém não sexualmente . Acho que você poderia buscar apoio psicológico para na terapia entender melhor este relacionamento , o que você sente , e que rumo você deve dar a ele.

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

187 respostas

1 ABR 2021

Olá...
Que bom que compartilhastes um pouco de seu sofrimento, isso demonstra o quanto esta empenhado em buscar mudanças.
Primeiro não vejo que esse seu relacionamento seja algo ruim. O que me parece é que você está incomodado com o fato de não terem tido relações agradáveis.
O fato do amor demonstra-se no cuidado, no querer bem, na companhia.
O ideal neste caso, seria buscar por terapia, pois me parece que existe alguns sentimentos e situações passadas que estão impedindo você de demonstrar ser a pessoa que sempre foi com as outras mulheres, principalmente no que se trata da relação sexual (como mencionou tem dificuldades).
Busque em terapia trabalhar esses pontos que lhe causam preocupação, suas aflições, medos, inseguranças, que podem ter ligação com relacionamentos passados, mas que ainda não estão claros.
Busque trabalhar-se para encontrar seu equilíbrio emocional e se fortalecer, compreender seus sentimentos pela mulher que hoje esta ao seu lado.
Busque o seu melhor.
Espero poder ajudar.
Fico a disposição.
abraços Francieli

Francieli Cristina Wingert Psicóloga Psicólogo em São Miguel d'Oeste