Como sei se estou realmente gostando de uma pessoa ou se só estou carente?

Feita por >Cristina · 8 out 2020 Desenvolvimento pessoal

Eu tive um relacionamento que durou 3 anos, mas nunca chegamos a formalizar a relação (pq eu não queria ou não conseguia). Agora estou em um outro relacionamento e já faz 8 meses (formalizei a relação com 4 meses). Só que agora eu nao tenho mais certeza se realmente gosto dele ou se só comecei a namorar com ele pelo momento de isolamento e distanciamento social. Por favor me ajudem a tirar essa dúvida!!!

A melhor resposta 11 OUT 2020

Olá, Cristina! Para saber se você gosta mesmo de alguém é preciso saber de você. Como você se sente na presença do seu namorado, o que você pensa sobre a relação e sobre ele, se você deseja estar com ele etc... São várias coisas que tem a ver com suas preferências e temperamento mas também com algo que ocorre a partir do encontro de vocês. Você pode ter ajuda para refletir sobre suas preferencias e afirmá-las marcando um atendimento online.

Alessandra Lima Psicóloga Psicólogo em Rio de Janeiro

3 respostas

9 OUT 2020

Oi Cristina, Sou Geime Rozanski – Psicoterapeuta.
Uma pergunta: Você se ama? Está namorando por uma necessidade, por uma carência interna ou porque se ama? Alguma coisa está impedindo que você seja realmente você. Tudo o que faz: estudar, trabalhar, namorar, empreender relacionamentos, fazer sexo, viajar,.... visa sentir prazer pela vida, satisfazer-se internamente. Se está namorando ou não, não importa. Importa é sentir-se bem, viver a cada dia com alegria, prazer, sentir tesão em tudo o que faz.
Se não está obtendo isto, invista em conhecimento de si mesma, invista em psicoterapia, é o melhor investimento para si mesma.

5817 respostas

9 OUT 2020

Olá Cristina! Não temos o contexto detalhada da sua vinculação, por isso, com base nela, não podemos responder. Cabe lembrar que para namorarmos outra pessoa, com a melhor plenitude possível, precisamos namorar fortemente a nós mesmos. Parece que você manteve, nas duas situações, a dúvida: não se envolveu por inteiro na relação. Não temos vocação para a solidão, mas nem por isso, devemos ser escravos de namoros por essa razão. Temos familiares, colegas, conhecidos, amigos. Você está gostando de si mesma? Quem são as pessoas que formam seu patrimônio social (colegas, amigos, pessoas com as quais conversa com razoável frequência, profundidade e confiança?
Gosto de uma pessoa, quando após gostar de mim e nutrir afeto por vários contatos, diferencio aquela pessoa das outras (família, colegas e amigos), mantendo a mim mesmo como centro das decisões e escolhas; estou dependente de uma pessoa, quando vivo interagindo basicamente com ela e com as obrigações familiares e do estudo ou trabalho.
Dependo de uma pessoa quando a considero como único ser que pode me ajudar; estou apaixonado por uma pessoa quanto vejo nela, somente qualidades e perfeições. Não permanece.
Gostar do outro não pode conter submissão ou expectativa de perfeição. A melhor pessoa para eu gostar, precisa ser eu mesmo.
Espero ter ajudado. Estarei à disposição para os esclarecimentos e aprofundamentos que se fizerem necessários.
Abraços virtuais (em tempos de longa duração de elevada taxa de contágio da pandemia, sejamos razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, abertura mental, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.