Cimo realmente saber que eu estou gostando da pessoa, sem ter dúvidas?

Feita por >monique · 8 fev 2021 Coaching

acho q to gostando de alguém, mas tenho medo não sei explicar. ele demonstra muito que gosta, e eu não tenho certeza se realmente estou gostando. pode ser trauma de outros relacionamento, ou amor não correspondido

A melhor resposta 9 FEV 2021

Olá Monique, acho bem significativo que você já tenha se dado conta de possíveis entraves em você, em relação a sentimentos. Acho que algumas coisas podem te ajudar : vá com calma, sem urgência, utilizando uma metáfora, podemos entender o amor como uma planta, precisa ser cultivado a cada dia, sinta esse sentimento, e aí vá tomando suas decisões, uma outra questão importante é, como você mesma fala, houveram traumas e/ ou questões de relacionamento anteriores que parecem ainda te afetar. Penso, que neste caso, uma ajuda especializada poderia te auxiliar a limpas essas questões e te deixar mais livre para os relacionamentos futuros. Durante a terapia, você poderá deixar esses pesos do passado para trás e ressignificar a forma como você encara os relacionamentos.

Ana Paula Batista
Psicóloga

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

187 respostas

9 FEV 2021

Olá Monique! Grato por escrever. Conheça-o mais, por mais tempo, com calma e possível aumento gradativo da aproximação. Paquera, observação, pesquisa, saída em turma (após pandemia), namoro (com provável rompimento por conhecer melhor), aprovado o namoro, noivado, casamento. Parece coisa de velho esse texto. Não, não é. É sabedoria histórica que permite que as pessoas se conheçam melhor. É possível enganar por algum tempo, não por tanto. É possível se deixar levar por ilusões psicológicas por algum tempo, mas não por muito.
Cada pessoa é única, cada relacionamento é único. Cachorro mordido de cobra apresenta medo de linguiça e perde a oportunidade de saborear a linguiça.
Hábitos, rotina, linguagem, forma de ocupação do tempo, formas de se vestir e planos que se conectam com ações da atualidade, dentre outros fatores, são elementos que formarão a possibilidade de vocês construírem um gostar que possa durar ou perdurar.
Espero ter ajudado.
Estarei à disposição para maiores esclarecimentos.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8654 respostas

9 FEV 2021

Olá Monique, você já entendeu a situação, traumas de outros relacionamentos podem sim interferir nos atuais ou futuros, pois deixam marcas e acabamos querendo nos proteger de novos episódios de sofrimento, o ideal seria você fazer terapia para se fortalecer, melhorar sua confiança e compreender que você tem que se abrir para o novo e ser feliz.

Estou a disposição
Carolina Ovalle - Psicóloga Clínica - mulheres e casais

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo