Sei o que tenho que fazer, porém não sei se realmente é isso.

Feita por >Luana · 9 ago 2020 Orientação profissional

Sei que devo fazer minha faculdade, sei que tenho que ter um futuro bem sucedido, mais nao sei ao certo se é isso realmente que eu quero, eu mesma me coloco tanta pressão em ser essa pessoa qje tem que fazer coisas tudo certa, que tem que pensar em tudo e resolver tudo, mais as vezes so quero uma direção, quero saber se estou fazendo o certo, quero paz, nao sei mais o que fazer.

A melhor resposta 10 AGO 2020

Luana, é impressionante a pressão que nós temos sobre nós mesmos nas atuais sociedades. Vivemos tanto no mundo do "que devo fazer" que acabamos até esquecendo o mundo do "eu quero". É como se fossem dois mundos mesmo. A Psicologia pode ajudar muito em situações assim, e pode ajudar de vários modos. Tanto oferecendo recursos para lidar com as emoções, como também na construção de caminhos. Entrando especificamente na sua questão, você sente-se tão aflita, que já não encontra a paz. Diante desse cenário, que tal NÃO FAZER? É isso mesmo, que tal tirar um dia, uma semana, um mês ou um semestre para SER, para descansar, para viajar para dentro de si... Para descobrir o que você, Luana, quer de fato. Ou ao menos o que não quer. Ao voltar desse intervalo que tal iniciar uma terapia para trabalhar autoconhecimento, propósito, carreira, profissão?
Conte comigo, até logo.
Atenciosamente,
Kelton Medeiros.

Kelton Medeiros Teles Psicólogo em Fortaleza

38 respostas

11 AGO 2020

Olá Luana
Lembre-se sempre que “feito é melhor que perfeito”, ninguém é perfeito, as pessoas podem ser melhor em algumas coisas do que em outras.
Sua escrita, me parece de uma pessoa que está para decidir algo imposto, diferente do que você gostaria de fazer como futuro profissional.
Saiba que sempre é tempo de mudar, há vários profissionais que começam em uma carreira e com o tempo mudam para outra que pode ser radicalmente bem diferente da primeira. O importante é fazer uma escolha consciente em algo que tenha algum prazer, porque do contrário, pode ficar insuportável aguentar uma profissão desagradável.
Quando se escolhe uma carreira por aptidão ou habilidades, é maior as chances de crescer profissionalmente, de dar certo, de ter dedicação e fazer melhor o que for exigido.
Fazer orientação profissional, com um psicólogo, pode te ajudar nesta decisão, e evita que faça investimentos financeiros em um cursos que você possa desistir no meio do caminho.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

11 AGO 2020

Olá Luana, tudo bem?

Olha, certamente essa pressão que você coloca sobre si pode estar lhe atrapalhando
Talvez essa pressão faça até com que você escolha muito rapidamente aspectos importantes que voce tenha que decidir na sua vida. E certos pontos de nossa vida realmente não pode ser resolvidos de uma hora para outra. Há um processo para essa ideia amadurecer

Você também já se perguntou porque coloca tanta pressão em si mesma? Isso seria de grande valia

Eu vou te dar uma dica também. Recomendo que você assista o episódio " O orientador" da série " Todo mundo odeia o Chris". Ele pode te ajudar

Abraços
Murilo Vital

Murilo Vital Psicólogo Psicólogo em Limeira

139 respostas

10 AGO 2020

Oi Luana! Qual a tua idade? Certezas absolutas não acontecem. Não é possível começar a fazer algo, exigindo de si mesma que seja tudo certo. Não há pessoas que acertam tudo. Muitos caminhos são razoáveis, nenhum perfeito. Como diria Fernando Pessoa: "Se a alma não é pequena, tudo vale à pena". Qualquer trabalho, estudo ou lazer vivido com amor e dedicação, gera frutos muito agradáveis.
Seu texto é objetivo, mas à primeira vista, parece haver indícios que você quer e precisa conversar com conduta científica direcionada para tornar nítida tua caminhada de construção de identidade.
Conte com a condução científica de um psicólogo. Estaremos à disposição.
Abraços virtuais: (Em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: tenhamos interações com afeto e respeito aos aprendizados científicos.)