Minha avó faleceu há 3 dias, como lidar?

Feita por >Charlotte · 30 abr 2024 Luto

Sempre fomos uma família grande, eu, minha mãe, meus 2 irmãos e minha avó. Minha avó morou na casa dos fundos mas no mesmo terreno. Foi embora pra outra cidade mas retornou e começou a morar comigo na casa que era dela. Então era eu, ela e meu noivo. Em 12/2023 descobriu um câncer após o diagnóstico de COVID, chegou para nos da família e disse que não queria tratamento. Mês passado, março de 2024 ela começou a definhar, já não comia direito, dificuldade para se levantar, tomar banho e até fazer sua própria comida(não nos metiamos pois ela gostava de umas comidas com texturas diferentes e sem tempero). Aos poucos só foi piorando, e eu tinha que dar banho, trocar fraldas, etc. Vivi quase 1 mês assim. Eu não estava preparada pra nada. Dia 26/04/2024 ela partiu depois de 1 semana, quase duas internada no postinho da cidade. Ela partiu depois que eu e meu irmão fomos ve-la pela última vez e dizer que ela podia descansar e que estávamos todos ali com ela. Como o médico disse, ela partiu rápido e sem dor. Hoje fazem 3 dias, eu passo pelo quarto dela e me da uma dor horrível. Uma saudade enorme. Eu não consigo comer direito, não consigo tomar meus remédios, hoje fui para meu trabalho mas pedi pra faltar hoje. Eu não sinto vontade de arrumar a casa que moro. Não sinto vontade de cozinhar. Choro todas as noites, estou afastando meu noivo de mim que mesmo me vendo assim insiste em estar aqui. Hoje minha mãe veio aqui e lavou a pilha de louça que tinha, ele chegou do serviço e limpou o resto da casa, e eu? Bom eu só consegui ficar deitada, com sono e sem vontade de nada. Eu não sei mais o que fazer, é recente. Me causa uma dor imensa olhar para o quarto dela e não ter ela. Olhar para cada canto da casa e não ver ela andando por ali.

A melhor resposta 2 MAI 2024

Boa noite Charlotte! Primeiramente meus sentimentos. Afirmar que você esteja bem neste momento seria ignorância da minha parte, na sua mente deve de esta passando vários sentimentos como de raiva,culpa descrença sobre acontecimento. É normal neste momento ter falta de apetite um sono mais intenso,reações físicas como aperto no peito, choro constante. Afinal foi parte de da sua história que teve fim. Pelo seus relatos os último anos ela estava bem presente em sua vida, se respeite viva o seu luto. O autocuidado é muito importante, neste momento você tem uma rede apoio para te auxiliar, e pude ler tem sua mãe seu noivo estão presente. Se com tempo da passagem do seu luto te causar mais sofrimento não deixe de buscar ajuda profissional. Como por exemplo; Psicólogas(os), Médicos, o que você sentir segurança. Abraços para você e toda sua família.

Marta Alves de Souza Santos Psicólogo em Campo Limpo Paulista

1 resposta

2 MAI 2024

Sinto muito pelo seu sofrimento e pela perda da sua avó. Perder alguém tão querido e próximo é uma das experiências mais difíceis que podemos enfrentar na vida, e é completamente compreensível que você esteja passando por um período de luto e dor intensa.

É importante lembrar que o luto é um processo individual e único para cada pessoa, e não há um prazo definido para superá-lo. Permita-se sentir e expressar suas emoções, mesmo que sejam dolorosas. Chorar, sentir saudades e experimentar momentos de tristeza são partes do processo de luto e fazem parte da jornada do luto

Neste momento, é fundamental buscar apoio e cuidado tanto de pessoas próximas quanto de profissionais de saúde. Se você está encontrando dificuldades para lidar com o luto e isso está afetando sua capacidade de funcionar no dia a dia, considerar a psicoterapia de luto pode te ajudar. Uma psicóloga especializada pode oferecer um espaço seguro e acolhedor para você processar suas emoções, encontrar maneiras saudáveis de lidar com a perda e desenvolver estratégias de enfrentamento que façam sentido para você.

Lembre-se de cuidar de si mesma durante esse período difícil. Isso inclui priorizar sua saúde física, mesmo que seja difícil, e tentar manter hábitos de autocuidado, como alimentação saudável, sono adequado e exercício físico leve, conforme possível. Mesmo que pareça desafiador, tentar manter uma rotina regular pode ajudar a trazer um senso de normalidade e estabilidade durante esse período turbulento.

Não se sinta culpada por precisar de tempo para processar sua perda e se recuperar emocionalmente. É importante ser gentil e compassiva consigo mesma enquanto você navega pelo seu processo de luto. Com o tempo e com o apoio adequado, a dor intensa que você está sentindo agora gradualmente diminuirá, e você encontrará espaço para lembrar e honrar sua avó de maneira significativa e amorosa.

Tayhana Queiroz Psicólogo em Fortaleza

27 respostas

1 MAI 2024

Bom dia, Charlotte! Obrigado por se colocar. Você está vivendo o luto pela perda de uma pessoa querida, de convivência intensa e próxima. Isso, de certa forma, é esperado. De outro lado, será importante, necessário, muito importante, você contar com a companhia de pessoas que sejam próximas de você, que possam te ajudar a se mexer, retomar aos poucos, a rotina de vida, nesse novo patamar, que mais cedo ou mais tarde, acontecerá na vida de todos nós. Você precisa poder conversar profundamente, confortavelmente sobre o que está sentindo, vivendo. Caso encontre dificuldades para efetivar ações com conversar com as pessoas, organizar rotina de vida, sair para lugares com sol, árvores, nuvens, pássaros, cuidados básicos de vida, fale com um de nós, psicólogos.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8767 respostas

1 MAI 2024

O processo de luto é doloroso, mas precisa ser vivido para que seja elaborada sua perda. Perceba os cuidados que recebe e não sinta culpa, nem tente ser forte, no sentido de ir contra seu sofrimento, que é natural com a perda de alguém que você amou tanto.
Permita-se sentir e fale disto com as pessoas próximas e busque apoio profissional com um psicólogo, este está apto a te ouvir sem julgamento e com uma escuta qualificada.

Fabíola Cristina Rubio Psicólogo em Petrópolis

1 resposta

1 MAI 2024

Olá, que bom que você se abriu por aqui.
Eu te entendo completamente, a proximidade que você tinha com a sua avó desde morar junto com ela até os seus últimos dias de vida fazem com que a perda doa ainda mais. Não se culpe e se respeite, você está vivendo o luto da perda de uma pessoa que era tão importante para você, o processo é diferente para cada pessoa pois cada ser é único e só você sabe o seu vínculo com sua avó. Dê tempo ao tempo, sinta tudo que tem para sentir nesse momento, não se reprima e não se cobre, o processo de luto é assim mesmo. A psicoterapia é muito importante nesse momento pois pode te ajudar a lidar com esse sofrimento, a elaborar e ressignificar essa falta e perda que está sentindo. Se quiser entre em contato comigo para uma consulta, estou a disposição, um abraço!

Steffane Braga Psicólogo em Goiânia

5 respostas

1 MAI 2024

Olá, sua perda é bem recente e este momento que você está vivendo faz parte do processo de luto. É importante você viver o seu luto. Chore tudo que tiver de chorar, permita-se sofrer. Com o tempo, dando um passo de cada vez, você conseguira passar todas as etapas do luto e você sentirá saudade sem sentir dor. Saiba que você não precisa passar por este processo sozinha, busque ajuda profissional para que você reflita cada processo deste luto. Fico a disposição para falar como a psicoterapia terapia pode ajudá-la neste processo, abraços!

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

245 respostas

1 MAI 2024

Oi, Charlotte, boa noite! Na medida do possível, desejo que você esteja bem neste momento.
Mediante o curto tempo da perda da sua avó, todo esse sofrimento fará parte de um processo normal do luto. Você precisará de tempo, viver um dia de cada vez para poder tentar ressignificar todo esse sentimento de saudade, dor e angústia. Perder alguém que amamos nos deixa muito reflexivo quanto a vida e isso também nos resgata lembranças. As vezes são lembranças tão boas que até doem. E é isso que você tem vivido agora. Aproveite esse momento de lembranças para chorar e colocar tudo o que você sente para fora. Suas memórias com a sua avó são o maior bem que você carrega. Não tente pular a fase do luto, ele é extremamente importante e necessário. Respeite esse seu momento para sentir o que for necessário. Caso considere necessário, busque ajuda profissional. Se cuida! ♥️

Beatryz Andrade Lira Psicólogo em Campo Grande

1 resposta