Minha avó faleceu há 14 dias

Feita por >Gabi · 20 mai 2021 Luto

No 13° dia depois da morte da minha avó chorei muito a noite, quando estava chorando, sozinha, escutei alguns barulhos que não são normais, fiquei com muito medo e fui para o meu quarto dormir, acordei várias vezes e de madrugada eu acordei assustada e vi um vulto vindo na minha direção mas não fiquei com medo e voltei a dormir. No dia seguinte senti muita a falta dela e chorei muito novamente, meus pais e minhas primas também sentiram a mesma coisa. Eu queria saber se essa situação tem algum significado, nós achamos que minha avó pode ter vindo nos visitar

A melhor resposta 21 MAI 2021

Ao perder alguém o nosso sistema nervoso tem dificuldade de lidar com a quantidade de excitação gerada com a notícia, e precisa ir dissipando esta carga de informação aos poucos. Funciona assim com todos os traumas e, tendo uma educação religiosa um pouco direcionada, alguns elementos cotidianos acabam por ganhar uma representatividade que encaixa com a situação traumática, no seu caso, o sentimento de perda.
Digo isto apenas para acalmar-se, a questão é o afeto que é preciso elaborar.

Filipe Greboge Psicólogo em Curitiba

2 respostas

9 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Se você quiser entrar em contato é so agendar

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

21 MAI 2021

Oi Gabi,
Sim, tua avó apenas não tem mais o corpo físico e é normal sertir saudade, assim como ela também pode ter dificuldade de se desligar da realidade física, por uns dias. Masaos poucos será uma grata recordação e não fará mais falta, uma vez que a realidade dela é outra.
òtimo que não sente medo e não precisa ter medo, afinal, não estamos nunca sozinhos nesta vida, mesmo que não enxergamos. Para podermos ver, a pessoa terá que ter os quantro componentes: materia, agua, ar e energia. Quem não tem um destes elementos, não podemos ver, mas existem.

5817 respostas

21 MAI 2021

Olá Gabi! Grato por perguntar. A saudade e a impressão, diante da falta da pessoa próxima e querida faz com que seus próximos experimentem sensações e percepções que parecem dar certos sinais de falecido. Na verdade isso é direcionado pelo contexto emocional, pelo clima vivido na família.
Foi o contrário: mentalmente, sentimentalmente, vocês que a trouxeram, em suas sensibilidades. Fiquem tranquilos, isso é normal e apresenta seus aspectos positivos.
Com o passar dos dias, vocês organizarão esse inevitável fato histórica e as coisas estarão reacomodadas.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia, evitemos mais mortes: fechamento total (lockdown) por quinze dias para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.