Minha namorada terminou comigo há dois dias atrás um relacionamento de 3 anos.

Feita por >Barb · 13 jul 2023 Abordagem psicológica

Minha namorada terminou comigo na segunda feira após 3 anos de relacionamento. Tínhamos um relacionamento de parceria total, uma sempre apoiando a outra. Percebi que começamos a virar mais amigas do que namoradas. Até que eu me abri com ela sobre isso e ela não soube lidar e terminou comigo mesmo nos amando muito. Mas esse não foi o X da questão, tem vários outros fatores que levaram ao término. Eu mesma já pensei em terminar várias vezes e por meses eu vinha pensando nisso. Eu sei que foi o melhor pra nós duas, mas não sei como lidar essa perda de alguém que fazia parte do meu dia a dia intensamente. Parece que estou de luto, mas não em relação a chorar nem nada do tipo, mas em relação a sensação de vazio, como se eu tivesse perdido a melhor pessoa do mundo e nunca mais fosse conseguir encontrar alguém igual a ela.
Tenho muito medo de lá na frente me arrepender de tudo e não poder mais voltar atrás, ou quando eu ver ela com alguém novo.
Como fazer pra superar isso? Não acredito que temos chances de voltar, porque apesar de tudo, cada uma estava tomando rumos diferentes na vida. Então sei que foi a decisão mais racional pras duas, mas a emoção sempre vem com tudo, confundindo tudo.

A melhor resposta 14 JUL 2023

Fins de ciclos são parecidos como luto mesmo é preciso de tempo para absorver as questões, ressignificar ou entender outras e em 3 anos há muita história e vivências,pensar em todas as situações boas e ruins que superaram e construíram como um fim dói mesmo e emoções precisam ser sentidas, assim como se há necessidade de falar isso precisa não ser guardado somente com você.
Você questionou como fazer para superar? e não tem uma fórmula pronta, o ideal é se considerar iniciar o processo de terapia para que possa avaliar de forma mais funcional esse momento da sua vida.

Ruan Pereira de Sousa Psicólogo em Rio de Janeiro

9 respostas

14 JUL 2023

Olá Barb! Obrigado por escrever. Separações, para que tenham o mínimo de tempo para justificar, em alguns casos, mudança significativa a ponte de rever separação, exige três anos, não dois dias. A palavra luto é adequada e necessária. Essa colocação sugere, possivelmente que você quer colocar aqui um desabafo, sugere possivelmente que você imagina, de forma mágica e extremamente inadequada, que poderia terminar relacionamento de três anos, sem essa estranheza decorrente da falta.
Em termos gerais, você precisa dar tempo ao tempo, amadurecer, voltar-se para o mundo interno, para seus outros vínculos socias (turmas de colegas e conhecidos éticos, grupos de estudos, esportes, viagens, arte, cultura).
Namoro é e deve ser experiência, para se conhecer melhor, amadurecer, muito, mais muito antes mesmos, de representar o romântico convívio para sempre.
Vamos amadurecer!
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8644 respostas

14 JUL 2023

Querida Barb, você está passando por um luto e durante essa fase várias emoções vem à tona mesmo, você está se reorganizando internamente após o rompimento e tudo q vc está sentindo e pensando faz parte desse processo.
Você precisa focar em você agora. Quando estamos em uma relação nos acostumamos a focar no outro pq investimos muito no relacionamento, é normal. Com o término passamos por uma fase de nos acostumamos de novo a dirigir o foco q estava na relação em nós mesmos. Não existe uma fórmula mágica, não se cobre tanto, você vai chegar lá, confie, é um processo doloroso, mas necessário para a superar o término.

Gisele Moraes Psicólogo em São Paulo

42 respostas

14 JUL 2023

Olá, sinto muito pela sua recente separação após um relacionamento de três anos. Meu nome é Allana, e estou aqui para oferecer apoio e orientação caso necessite.

É corajoso da sua parte ter expressado seus sentimentos e preocupações para a sua ex-namorada, mesmo que isso tenha levado ao término. É normal sentir essa sensação de vazio e luto após o fim de um relacionamento significativo. Entendo que vocês compartilhavam uma parceria sólida e uma conexão profunda, mas ao longo do tempo, percebeu-se uma transformação na dinâmica do relacionamento, de namoradas para amigas.

A perda de alguém que fez parte intensamente do seu dia a dia pode trazer uma mistura de emoções confusas, e é compreensível que você se sinta receosa em relação ao futuro. É importante lembrar que o processo de superar um término leva tempo e é diferente para cada pessoa. No entanto, existem algumas estratégias que podem ajudar no seu processo de cura, por exemplo:

1. Dê-se tempo para sentir e processar suas emoções: É normal sentir tristeza, raiva, confusão e até mesmo alívio depois de um término. Permita-se vivenciar essas emoções e expressá-las de maneiras saudáveis, como conversar com amigos próximos, escrever em um diário ou até mesmo buscar apoio profissional de um psicólogo.

2. Cuide de si mesma: Concentre-se em cuidar do seu bem-estar físico, emocional e mental. Isso pode envolver praticar exercícios físicos, alimentar-se adequadamente, descansar o suficiente e participar de atividades que tragam prazer e relaxamento.

3. Reconstrua sua identidade: Após um relacionamento longo, é comum que a identidade individual fique um pouco interligada com a do parceiro(a).Use esse momento para redescobrir quem você é, quais são seus interesses e objetivos pessoais. Investir em hobbies, aprender coisas novas e se envolver em projetos pessoais pode ajudar a aumentar sua autoestima e construir uma nova vida.

4. Mantenha contato com amigos e familiares: Procure o apoio e a companhia de pessoas que te apoiam e te fazem bem. Compartilhe suas experiências e sentimentos com aqueles em quem confia, pois isso pode trazer um senso de conexão e suporte emocional.

5. Seja gentil consigo mesma: Lembre-se de que o processo de superação não é linear, e é normal ter altos e baixos ao longo do caminho. Permita-se sentir o que for necessário, mas também seja gentil consigo mesma. Evite se culpar pelo término e foque na sua própria jornada de cura e crescimento.

Quanto ao medo de se arrepender ou de vê-la com alguém novo no futuro, é importante lembrar que o caminho da vida é incerto, e não podemos prever o que vai acontecer. Concentre-se no presente e nas ações que você pode tomar agora para cuidar de si mesma. Confie no processo de superação e permita-se abrir para novas experiências e possibilidades no futuro.

Se sentir necessidade, não hesite em buscar a ajuda de um psicólogo, que poderá oferecer um suporte mais personalizado para o seu caso. Lembre-se de que você tem a força necessária para superar esse momento difícil e construir uma vida plena e feliz novamente. Estou aqui para apoiá-la durante essa jornada.

Allana Araujo Psicólogo em Aracaju