Meu terapeuta me pediu uma pausa, sem mais explicações o que pode ser? É normal?

Feita por >Evelyn · 14 jun 2024 Abordagem psicológica

Tenho 3 anos de terapia e na última semana ele disse que era melhor a gente da um tempo, por que disse que eu desmarquei algumas vezes, mas por muitas vezes ele desmarcou também e eu estava num processo de desapego de pessoas, me sentindo sozinha e essas coisas estavam sendo conversadas para minha melhoria nas sessões, e estou muito confusa se ele queria apenas que desocupasse a agenda dele ou se isso faz parte.

A melhor resposta 18 JUN 2024

Olá Evelyn!

Não é possível dar uma resposta definitiva diante do sucinto relato. Contudo, pelo que você indica, o motivo decisivo para ele foi a desmarcação de sessões. Um fator essencial na terapia é a frequência, pois precisamos considerar que uma ou duas horas de sessão na semana não é muito diante de uma semana inteira vivida pelo paciente, certo? Se o paciente falta muito, o ritmo e o progresso da terapia podem ser grandemente impactados. Talvez ele tenha notado um prejuízo nesse sentido, mas se você tem dúvida quanto a isso, parece-me razoável o psicólogo explicar o motivo para ele acreditar ser bom dar uma pausa e o que ele espera dali para a frente.

Três anos é bastante tempo, veja o quanto você progrediu e aprendeu nesse período. Se está sentindo grande necessidade de manter a terapia, considere buscar um novo profissional para te atender nesse momento.

Fico à disposição.
Abraço Evelyn!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

166 respostas

26 JUN 2024

Olá, Evelyn, primeiramente gostaria de te agradecer pela oportunidade de te ajudar.

Se você sente que seu terapeuta não prestou informações o suficiente sobre uma pausa no processo psicoterápico, Evelyn, sugiro que volte a abordar essa questão com ele, já que pra você ainda não está claro o que determinou para ele a necessidade dessa interrupção, e essa falta de clareza lhe causa mal-estar, pois de fato, um acompanhamento de três anos é bastante relevante, por isso uma pausa deva se dar da forma mais acessível para ambos os lados, especialmente para o seu.

Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

230 respostas

19 JUN 2024

Olá Evelyn, você traz uma questão importante acerca do relacionamento psicólogo x paciente. Pedir uma pausa durante o processo psicoterapêutico pode ser uma decisão complexa, mas pode ser fundamentada em várias razões clínicas e éticas. A priori, para que um psicólogo seja eficaz no apoio aos pacientes, ele também precisa cuidar de sua própria saúde mental e emocional. Uma pausa pode ser necessária para garantir que o psicólogo esteja em condições de fornecer o melhor suporte possível. Por outro lado, pode ser uma oportunidade dada para que você possa refletir sobre o trabalho realizado até então. Isso pode facilitar a assimilação das conquistas e desafios, promovendo um maior entendimento e integração das experiências terapêuticas vivenciadas. Pode ser também que ele tenha pedido a pausa até mesmo para indicar que, após um período intenso de trabalho em questões de desapego, uma pausa poderia lhe ajudar a internalizar e aplicar as estratégias discutidas, permitindo que você possa experimentar novas maneiras de lidar com essas questões no seu cotidiano antes de avançar para novas etapas terapêuticas. Esse período de distanciamento pode servir, inclusive, como um período de avaliação do progresso feito até o momento, ajudando a identificar o que tem funcionado bem e o que pode precisar de ajuste quando o processo de psicoterapia for retomado. Por fim, e não menos importante, a solicitação de uma pausa pode ajudar a prevenir uma possível dependência emocional em relação a seu psicólogo. Dar uma pausa no processo psicoterapêutico pode ser um bom começo para que você possa confiar em suas próprias habilidades de enfrentamento e resiliência, afinal a questão que você traz é justamente trabalhar o desapego em relação às pessoas. Estou à disposição, se quiser falar mais a respeito.

Cibele Cristina Moreira Sancha Psicólogo em São Paulo

11 respostas

17 JUN 2024

Olá Evelyn, espero que esteja tudo bem com você.

Esse tipo de atitude do seu Psicólogo realmente pode acontecer dentro de um processo psicoterapêutico, e pode ser muito saudável para ambas as partes. A partir das avaliações dele, pode ser que ele sinta que essa pausa pode ser muito importante para seu desenvolvimento pessoal, e para ajudar em seus processos internos. Essa é uma boa oportunidade para você avaliar como é caminhar sozinha por um tempo, buscando ter suas próprias experiências e aprendendo com elas. Com isso, pode ser que no futuro, se vocês vierem a retomar o processo de vocês, você realmente tenha mais conteúdo para elaborar junto a ele nas seções, o que pode ser muito mais rico dentro do processo de vocês. Importante pontuar que, se você desejar ter algumas sessões com outro profissional, você também pode experimentar isso, muito embora um processo de 3 anos não deve ser desconsiderado da noite para o dia. Procure aproveitar esse tempo, viver sua vida, ter suas experiências, e compreender como se sai com essas questões. Ao final de um tempo, pode ser que se sinta bem com tudo, e isso pode ser muito bom para o incremento de sua autoestima. Depois de um tempo, busque seu Psicólogo e diga como foi esse tempo para você. Pode ser uma boa oportunidade para vocês revisarem as metas do seu processo, e atualizarem os objetivos que pretendem alcançar em conjunto. Depois de um tempo, pode ser realmente que você tenha obtido alta, pois já se encontra em condições de conduzir sua vida da melhor maneira. Mas não estranhe essa atitude dele, isso realmente pode acontecer.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Neto Psicólogo em Natal

970 respostas

15 JUN 2024

Oi Evelyn
Ele deve ter tido as razões dele, mas se não resolveu em tres anos é porque as razões dos teus conflitos não foram tocados, não foram resolvidos.
Pode mudar de terapeuta, te permita ser desafiada por outro profissional.
Isso é muito salutar para você.

Abraços

6179 respostas

15 JUN 2024

Bom dia, Evelyn! Obrigado por escrever. Que pergunta instigante. Veja, três anos de trabalho com psicólogo, com frequência mínima de uma sessão semanal, com duração média de quarenta e oito minutos, envolve uma complexa criação de vínculo. Esse vínculo precisa ser direcionado para tua autonomia, para tua segurança interna. Você relata que ocorreram mútuas situações de desmarcar consultas. Isso deve ser raro, e mesmo assim, deve conter fundamento sólido, legítimo para ambos.
Tua dúvida, infelizmente, para ser justo com você e ele, não pode ser esclarecida, a não ser por você e ele.
De outro lado, tuas hipóteses e conteúdo do texto, indicam que você ainda precisa amadurecer melhor amor próprio, melhor autonomia e delimitação mais enriquecida de tua identidade.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9100 respostas

15 JUN 2024

Olá querida é um tempo bem extenso pra tratamento Quando há mudança Anti observa o tempo e dar alta ao paciente Porém se não for o caso sugiro que você tente novamente uma nova terapia Trabalho com avaliação psicológica a gente pode descobrir Porque dessa dependência

Roselita Menezes Vicente Pinheiro Psicólogo em Rio das Ostras

69 respostas

15 JUN 2024

Olá Evelyn, sinta se privilegiada por ter um terapêutico como esse. É muito importante o terapeuta ter esse entendimento de quando não está mais sendo útil ao paciente. Ele pode ter visto que as sessões no tem tido o rendimento esperado ou por alguma motivo pode ter sentido que estava envolvido demais na situação. Acredite, é muito proveitoso mudar de terapeuta a cada período de tempo, vale a pena você começar algo novo tenho certeza que seus resultados serão ótimos

Gleicy Portes Psicólogo em Curitiba