Me sinto perdida e ansiosa

Feita por >Sat323 · 11 jun 2020 Desenvolvimento pessoal

Olá. Me formei em Engenharia Ambiental ano passado. Atualmente moro com meus pais e me sinto constantemente perdida. Já fiz terapias de thetahealing/reiki/ayurveda/cura pranica , psicólogos e nada resolve, inclusive toda semana faço teste vocacional pra ver o que eu quero fazer da minha vida. As vezes me sinto tão perdida e frustrada que sinto vontade de morrer. Minha vida não é ruim.. meu pai me dá tudo que eu quero, se for ao alcance dele. Fico triste constantemente do nada. Aí o psicólogo fala que é pra estudar pra concurso, a minha irmã fala pra eu tentar mestrado, meu pai fala que oportunidades irão aparecer, minha mãe fala pra eu arranjar qualquer emprego e sair de casa e no final eu me sinto perdida e arasada. É como se eu ter feito 7 anos de Engenharia foi jogado no lixo. 7 anos da minha vida, pra sair do curso e não saber o que fazer. Fico tão desmotivada que começo vários cursinhos pela net e no final não consigo terminar nenhum. Eu não sei o que tá acontecendo comigo, eu sempre fui tão decidida sobre tudo, sempre tudo que eu quis eu conseguia e agora eu não consigo encontrar UM único objetivo é seguir ele. E essa quarentena só está piorando tudo, pois não estou tendo contato com ninguém direito pessoalmente.. pelo menos sair/espairecer.. Eu fico tentando entender como posso ser feliz. Como que funciona isso tudo? É como se eu não estivesse me sentindo preparada pra nada. To tao confusa e tão triste.

A melhor resposta 12 JUN 2020

Olá Sat323! Grato por participar. Histórias muito parecidas com a que você relatou, apresentam grande frequência. A vida é predominantemente dominada pelo caminhar sobre o chegar. Claro que as pessoas iniciam querendo chegar. São muito raras as pessoas que iniciam uma faculdade, sem fantasiar ser um profissional muito bem sucedido na área, poucos conseguem.. O ato de passar sete anos na faculdade envolve conviver com pessoas, ter meta, aprender, jamais é perdido. De outro lado, a melhor inteireza de uma profissão envolve consolidação, estabilidade, retorno financeiro e reconhecimento profissional, que são metas para décadas de vida. Você cita que foi a psicólogo; cabe perguntar: com esse você permaneceu com uma frequência minimamente semanal de consulta individual de cinquenta minutos, pelo período médio de dezoito meses? Outra questão: você fez teste vocacional ou orientação ocupacional com um psicólogo especializado? Orientação ocupacional, muito além dos testes, envolvendo questões como: personalidade, motivação, interesse, habilidade, realidade de mercado, desempenho e outros fatores. Certamente você não jogou no lixo sete anos de vida, você transporá muitos saberes e experiências desses sete anos, para resolver problemas e ponderar que aquela época valeu à pena. Dá para imaginar a hipótese, pelos relatos, salvo engano, que você, muito ansiosa, não se envolve profundamente com as coisas, pulando para outras, sem se aprofundar o suficiente para obter o que você mesma quer. Nessa linha sugiro que faça orientação ocupacional com um psicólogo que tenha vivência nisso, assim como trabalhe a sua ansiedade. Outras frentes envolvem trocas sociais mais profundas, contemplando estudo para valer e trabalho. Espero ter ajudado. Estarei à disposição para maiores aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar a morte de uma pessoa próxima!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8607 respostas

15 JUN 2020

Olá Sat.
Você parece confusa porque seu relato demonstra que você tem dado ouvido a todos e tudo, menos a você mesma e ao seu coração.
Você diz que sempre conseguiu tudo que quis. Minha pergunta é: Você conseguiu tudo que quis com seu próprio esforço ou bastou pedir e seus pais te deram?
Outra pergunta que faço a você é: Quem decide sua vida: você mesma ou você deixa que outros façam isso por você?
Você tem as rédias de sua vida?
Você se formou em engenharia ambiental porque era de sua vontade ou alguém decidiu por você?
Os testes vocacionais tem melhores resultados se você procurar um psicólogo especialista em orientação vocacional, este profissional concilia os testes com realização, ação e comprometimento com a decisão.
Provavelmente você está atirando para todo lado, quando resolve fazer vários cursos por internet, sem foco, sem objetivo e sem clareza do que quer, por isso provavelmente não termina nada e cada vez mais se desmotiva.
A frase a seguir não é minha: “Saiba o que quer e o mundo abre passagem”
Estou a disposição.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo