Me sinto insuficiente, incapaz, ansiosa e tenho muito de medo do futuro

Feita por >Agata · 14 jan 2021 Desenvolvimento pessoal

Eu me sinto insuficiente, que toda hora devo estudar ( se não estiver produzindo, fazendo, eu sou uma inútil), mas termino alguma atividade, ou tenha algum assunto que já revisei, tenho sentimento que é preciso mais, nunca é suficiente, que as pessoas só gostam de me porque estudo, que essa é única que sei fazer e minha única qualidade. E fico com uma angustia, ansiedade, é uma tristeza que ás vezes penso que é melhor me jogar da ponte ou dar um tiro em minha cabeça e morrer. Esse ano é o ano de me formar e todos os dias acordo com um medo de não conseguir, de não ser boa o suficiente para terminar meu curso, e começo a chorar todas as manhãs quando acordo. Por favor alguém me diz o que devo fazer para que eu possa tirar esses sentimentos

A melhor resposta 14 JAN 2021

Oi Agata
Quanta auto exigência, não ?
É natural querermos fazer nossas tarefas, trabalhos bem feitos até com um certo grau de exigência
mas há também um limite que colocamos por entendermos que fizemos o nosso melhor dentro do que
foi possível para cada situação. Surgi um certo sentimento de satisfação conosco mesmo.
No seu relato estes aspectos não aparecem, como se a única coisa de valor fosse um eterno sacrifício,
um vazio no que diz respeito a se sentir satisfeita consigo mesma. Com isso não é de se estranhar sentir tanta tristeza ou raiva.
Penso que para tirar estes sentimentos que te fazem sofrer tanto será necessário saber
mais sobre esta auto exigência que não permite você se dar por satisfeita consigo mesma.
Vir aqui e fazer a pergunta já foi um primeiro passo, agora será importante procurar um psicólogo para cuidar
deste conflito emocional e sair deste sofrimento.

Silvio de Camargo Psicólogo Psicólogo em Americana

5 respostas

15 JAN 2021

Ágata, talvez vc esteja se cobrando demais vc já disse q estuda, e q está terminando o curso. O q poderia dar errado ?
Vc precisa de ajuda profissional p fortalecer sua auto estima e confiança em vc mesma.
Se interessar conhecer sou Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro