Me corto sempre que me sinto insuficiente

Feita por >Ana Luiza · 22 out 2017 Depressão

Tipo, eu sou uma pessoa muito sensivel, eu acabo tomando as dores dos outros, os problemas dos outros para mim e isso me deixa bem machucada. Eu perdi um tio que tinha câncer a 4 meses, e eu acompanhei todo o tratamento dele, e a 3 semanas eu perdi meu outro tio que eu considerava como pai (minhas primas, que considero como irmã), ele teve uma complicação durante a cirurgia e os rins paralisou, e acabou morrendo isso em menos de 72 horas, e essa dor ainda remoe dentro de mim, me machuca muito, ver o sofrimento da minha mãe, minhas primas, meus avos. Meu pai não pagou o imposto da casa e está com uma dívida de seis mil, o carinha foi em casa falar que a casa esta pra leilão. A pressão deles estarem apostando tudo em mim pra entrar na faculdade, passar no vestibular me deixa nervosa, o medo de decepcionar eles. E isso acaba junto tudo e me deixando perturbada, com o psicológico muito abalado, pode parecer motivos pequenos, mais que me machucam muito, que me incomodam, eu me corto varias vezes, penso em me matar varias vezes no dia, me sinto insuficiente para os outros, eu costumo fugir dos problemas e foi o que mais me influenciou a vir morar em campinas e eu não queria ir pra minha cidade, e agora minha tia descobriu que estar com câncer de mamã, e vai operar e depois vai começar a fazer tratamento e tudo isso me deixa muito mal psicológicamente. Essa semana que passou fui pra minha cidade e meus pais acabaram vendo meus cortes e fizeram varias perguntas sobre e eu não sabia responder por não conseguir me abrir com eles, e ver eles mal por mim piorou mais ainda, agora eu comecei esconder e cortar ao lado da cintura, eu faço isso sempre que me sinto insuficiente, incapaz ou estou com raiva de mim mesma.

A melhor resposta 31 OUT 2017

Olá Ana Luiza!
São diferentes fatores que podem afetar o desenvolvimento do ser humano. Todos nós somos influenciados por situações que, muitas vezes não estão ao nosso alcance de ser solucionados. São notícias que podem nos desestabilizar a qualquer momento, o que percebe em seu relato. Pelo sua idade, possivelmente, já presenciou amplas situações delicadas e não se vê com quem dialogar. A cobrança exarcebada sobre você tem demonstrado ser árduo. Não dar conta de tudo que lhe ocorre, não quer dizer necessariamente que és insuficiente ou incapaz. Não somos obrigados a estar totalmente prontos para situações delicadas que nunca imaginamos enfrentar. O comportamento de se cortar, demonstrar certo artifício de enfrentamento a atual situação. Quando se corta, gera o sentimento de raiva. Ana Luiza, na medida do possível, busque auxílio nesta fase em que você está passando. Profissionais da saúde, como psicólogos, irão te auxiliar prontamente, te orientando da melhor forma possível. Não necessita passar por esta situação sozinha. Você não escolheu viver este momento, mas, pode escolher como vivê-lo!
Saudações!

Psicólogo Tiago José Psicólogo em Belo Horizonte

179 respostas

26 OUT 2017

Você se corta para externalizar uma dor interna muito intensa. Num processo de psicoterapia, externalizaria pela fala, seria ouvida, acolhida... Busque ajuda profissional

Mariana Pavani Psicólogo em Campinas