Dúvidas sobre o futuro

Feita por >Logan · 3 ago 2021 Orientação profissional

Tenho 22 anos, estou cursando uma faculdade de física, acabei interrompendo alguns planos para poder ingressar nessa faculdade, inicialmente não era um sonho cursar algo após o ensino médio, sempre pensei em trabalhar para poder ajudar em casa para não ser um peso para minha família.. Atualmente não tenho grandes desempenhos na faculdade, acredito que acabei com minha vida universitária no primeiro semestre, pois foi nele que acabei ficando atrasada em relação aos meus colegas.... Era pra eu estar me formando, mas me sinto tão angustiada na questão de precisar ajudar dentro de casa ou de não conseguir o desempenho necessário nas disciplinas que curso que acabei me atrasando pegando poucas disciplinas durante o semestre, eu realmente não sei quando começou a dar tudo errado e meu desespero só aumentar, pois os colegas que entraram junto comigo já estão tão avançados e eu nem consegui acompanhar o ritmo e me atrasei tanto, no fim acabei perdida no meio do curso, ainda não consegui um emprego pra ajudar dentro de casa e as coisas só pioraram, tenho crises de ansiedade a cada inicio de semestre ou quando tem alguma prova ou alguma atividade que exija me apresentar ou demonstrar meu desempenho, me sinto tão insuficiente ou inútil por não conseguir algo tão simples que os outros conseguem, vejo gente pegando 7 a 6 disciplinas em um semestre e eu mal consigo pegar 5 pois sempre acabo me desgastando mais ficando com mais medo de não conseguir terminar todas, sei que não sou tão inteligente pra estar aqui, mas sempre tento me esforçar pra dar o meu máximo em cada disciplina, mas sinto que não tenho feito nenhum progresso, vejo meus colegas com bolsas de auxilio e eu nem consigo manter um dialogo simples com um professor pra pedir algo do tipo, sinto que estou cursando algo que não deveria, mas já fiz tanto que não posso simplesmente desistir assim teve dinheiro investido, não posso fazer isso com minha família, mesmo que eles não me cobrem nada sei que tenho algo a dever... Estou procurando um emprego para que assim possa desistir com alguma desculpa, pois não sinto que vou evoluir mais no curso, estou tão confusa, triste, sem ânimo desde o segundo período do curso e essa situação só tem piorado a cada período que passa só vem dificultando e piorando, já estou no meio do curso e nem sei o que fazer no meu trabalho de final de curso, pessoas ao meu redor já sabem até no que trabalhar e eu na mesma.... Me sinto estagnada, sem nenhum motivo pra continuar nada, sem nem animo para levantar da cama com tantas coisas na mente, cada dia mais me pergunto por que ainda estou continuando, sinto que só fui um desperdício de dinheiro desnecessário para minha família...

A melhor resposta 4 AGO 2021

Olá Logan! Grato por escrever. Profissões, muitas profissões, muito próximas, com embalagem de um jeito, conteúdo de outro jeito; sociedade muito complexa cheia de possibilidades, cheia de custos e preparações para essas possibilidades, muitos vendedores de diploma, com nome de faculdade, muitas pessoas, legalmente credenciadas para serem Psicólogos, Físicos, Geógrafos, Ondontólogos, Médicos, Engenheiros..., muitas especialidades, poucos com formação sólida, profunda e consistente. Muita exigência de coisas rápidas quando elas precisam ser bem feitas e com mais tempo. Esse é um panorama que descreve, um pouco, a atualidade.
Você relata uma angústia muito frequente.
Alguns pontos a ponderar: formação universitária e profunda é para poucos. O diploma não garante o saber, o diploma com saber não assegura a empragibilidade.
Uma pessoa de vinte e dois anos tem toda uma vida pela frente. As dificuldades acima apontadas são reais, mais quando se tem uma longa vida pela frente, quando se faz uma coisa de cada vez, com dedicação, com cuidado, associa-se aprenderes, associa-se vivências, e as pessoas vão percebendo a riqueza de contribuições profissionais que vai se construindo.
Faça seu curso de Física, com carinho, na tua velocidade, com dedicação a uma coisa de cada vez. Arranje seu trabalho, desenvolva-se com ele, amadureça, transponha saberes do trabalho para a Física, transponha saberes da Física para o trabalho. Viva a vida om alegria, com dedicação, com motivação, com curiosidade. Muito provavelmente, após a Física, você verá outros caminhos outras possibilidades que enriquecerão a Física, ou serão enriquecidas pela Física.
Será bom poder conversar com você de forma mais organizada, sobrea associação entre personalidade, postura, motivação, interesse e profissões.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos político, de grande maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e Orientador Ocupacional.

8654 respostas

23 AGO 2021

Olá Logan.
Procure não se comparar com outras pessoas. Talvez não escolheu o curso ideal para você e por isso seu desempenho não é dos melhores e não consegue se envolver em algo dentro do curso que escolheu. Mudar de rumo é possível a qualquer tempo e sem culpa, evite gastar sua energia naquilo que não conseguirá evoluir e se não tem certeza do que quer procure ajuda psicológica. Foque em soluções e não nos problemas, procure sempre pensar "como posso resolver isso", há sempre uma forma de resolver inclusive as questões financeiras suas de da família, as vezes é um pouco difícil, mas é possível. A ansiedade aumenta quando não colocamos ações e soluções nas dificuldades que temos, e lembre-se, por mais fácil que pareça para outras pessoas, todas tem suas dificuldades para alcançar seus objetivos.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

10 AGO 2021

LOgan,
Voce está demais comprometida com a sua família e sente culpa por não estar dando as respostas que orgulhasse a ti e a eles.
Em primeiro lugar, voce não deve nada a eles, deve ter gratidão sim, porque eles cuidaram de ti e estão te dando a possibilidade de curar um curso. Porem, está fazendo um curso que não gosta, que não condiz com a tua vocação, está fazendo por fazer e este é um erro.
Não veio aqui para satisfazer os outros ou para cumprir uma determinação de um sistema... veio aqui para se realizar e ser feliz. Então se trata de uma escolha "rebelde" de fazer o que voce gostaria, o que se sente inclinada para fazer e não o que deveria fazer.
Fez um teste vocacional? Conhe a voce mesma, conhece seus talentos? conhece seu objetivo de vida? Qual a tua identidade? O que espera da vida?
Naturalmente um rio corre da montanha para o mar... voce está correndo do mar para a montanha... não tem alegria, não tem graça, é muito pesado, as coisas não fluem... naturalmente seria correr em outra direção. Por isso os resultados estão sendo o que colocou acima, só haverá desgaste de vida, de energia e de relacionamentos.
Precisa repensar e se encontrar para depois escolher o teu rumo certo.

5822 respostas

5 AGO 2021

Ola!!
Você diz que esta estagnada e ja esta na metade do curso? De Física um dos cursos mais difíceis que existem. Parou para pensar em tudo que conquistou e você ainda trabalha. Pare de se comparar com os outros e valorize suas conquistas.
Estamos a disposição

Anônimo-390422 Psicólogo em São Paulo

171 respostas

5 AGO 2021

Oi Logan! Importante você não se comparar aos demais colegas, muitas vezes quando se compara só olha para quem está muito acima de você, esquece olhar que tem pessoas que estão num nível igual ao seu e até menor. Outra questão é se prender ao que aconteceu no primeiro semestre, isso você não consegue mudar, mas pode seguir daqui em diante. Pense oque você pode fazer a partir de agora e continue a fazer. Se você consegue dar conta de 5 disciplinas é muito melhor fazer 5 do que nenhuma, assim você consegue terminar. Será que dando continuidade no curso não pode no futuro ter um tipo de trabalho que possa ajudar sua família? Se já passou por metade do curso por que não conseguiria concluir? Veja quantas disciplinas já foi capaz de fazer?
A terapia pode te ajudar a entender essas questões.

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

4 AGO 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Se você quiser entrar em contato comigo é so agendar que lhe respondo o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

4 AGO 2021

Oi, Logan.

Conforme fui lendo seu texto pensei "será que essa necessidade de ajudar financeiramente em casa não tem mais relação com o fato dela não querer continuar o curso mais do que necessariamente precisar ajudar a família", pois descendo mais a leitura você mesma afirma isso!

É muito comum não conseguirmos nos dedicar aquilo que não gostamos e que sentimos estarmos sendo obrigadas a cumprir. Se seus colegas estão mais avançados que você na faculdade, é provável que aquilo faça muito sentido para eles, seja um prazer e não apenas um esforço.

Você fala muito sobre decepcionar sua família, penso que a chave para o que está vivendo (mais pontualmente) seja um diálogo muito sincero com seus pais, sobre como você percebeu durante o curso que não é isso que deseja para si, que gostaria de ir por outro caminho, mas que se sente culpada pelo investimento que eles tiveram com você, etc. Por que não concorda que será uma decepção para eles também caso você apenas se enrole nas disciplinas cada vez mais e leve anos para se formar, ou até mesmo se conseguir um emprego e abandonar a faculdade, pode não ser bem visto por eles, certo?

Talvez a melhor coisa seja vocês, juntos, pensarem em um caminho em que ninguém se sinta mal.

Último ponto que gostaria de destacar é que você parece estar com sua autoestima muito fragilizada, a vida acadêmica não é fácil, sobretudo para aqueles que estão com a cabeça cheia de outros problemas e que fazem um curso que não se identificam. Muitas pessoas acabam se enrolando em algum semestre ou outro e em todos os cursos que fizer, sempre haverá "os melhores da turma", aqueles que por diversas razões, sobretudo de apoio, conseguem ir melhor que outros, mas isso não desvalida em absolutamente nada sua capacidade.

Desejo um diálogo sincero e muita força para atravessar essa adversidade. Se precisar de algo mais me coloco à disposição.

Grande abraço,
Vivian Curvelo - Psicóloga

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia

175 respostas

4 AGO 2021

Bom dia Logan! Tente não se comparar com os outros, cada um tem seu tempo. Mesmo que seus colegas estejam mais adiantados, respeite seu limite e seu tempo. Direção é mais importante que velocidade! Não existe um tempo certo para fazer as coisas mas sim o tempo em que as coisas façam sentido para você.
Tente organizar suas ideias e traçar alguns planos e metas em relação ao curso e a busca de um emprego.
Pelo seu relato, é possível perceber que as cobranças vem mais de você que de sua família, então indico começar a psicoterapia para entender o motivo dessas cobranças extremas. Autoconhecimento é muito importante.
Força!

Aline Neves Psicóloga Psicólogo em São José do Rio Preto