Tenho dúvidas sobre a sexualidade de um amigo meu

Feita por >Scorpion · 26 abr 2022 Orientação sexual

Certa vez estava conversando com um amigo sobre relacionamentos, pois ele tinha terminado com a ex já fazia um tempo e até o presente momento ainda estava solteiro, mas pelo o que o mesmo dizia , ainda tinha esperanças de que reatassem, valendo salientar que essa tentativa já havia sido feita, porém a ex disse que naquele momento não queria estar com ninguém, porém no futuro, quem sabe.

Bem, foi nesse momento em que perguntei:" fulano, como é a pessoa que você gostaria de ter em sua vida para um relacionamento, já que está a procura de alguém?"

Resposta: " Bem, antes de mais nada tem que ser uma mulher, pois eu sou heterossexual, então tem que ser uma mulher." Confesso que essa resposta me incomoda até hoje, pois em nenhuma parte da minha pergunta eu indaguei sobre sexualidade dele, aliás, pela minha cabeça nem se passou algo dessa natureza . Desde então eu fiquei super pensativo sobre isso e surgiu uma pergunta em minha cabeça, será que ele é bissexual, mas não se aceita e procura sempre se autoafirmar como heterossexual? Ele tem 37 anos.

A melhor resposta 27 ABR 2022

Olá Scorpion! Obrigado por expor tua dúvida! Tanto com o texto, quanto com o contexto, a dúvida é tua. Quem está incomodado com ela, é você. O que mudará para você se seu amigo estiver caminhando em direção sexual diversa daquela que, simplificadamente, as pessoas definem como heterossexual?
Cada pessoa tem um universo particular, um tempo particular e um jeito particular de sentir e expressar a própria essência, que inclui a sexualidade.
É preciso ponderar o respeito ao tempo dele.
Quanto a você, você mesmo pode nos dizer o quanto está incomodado e o quanto isso modifica tuas reflexões sobre a própria identidade e prioridades.
Estaremos a disposição para contribuir cientificamente.
Abraços virtuais (A pandemia ainda é verdadeira, há muitos falsos políticos, mais falsos religiosos ainda - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Respeite a Ciência, essa é confiável! A Ciência não é diretamente ligada aos poucos falsos cientistas. Pondere o uso de máscara, melhore a qualidade do afeto! Evite aglomerações.

8607 respostas

27 ABR 2022

Oi Scorpion.
Eu perguntaria a você: porque a resposta dele te incomodou?
Será que você pensou que ele acha alguma coisa de você, e isso te incomodou?

Agora sobre a sua pergunta, eu devolvo perguntando também: o que mudaria você saber disso?
Ou qual a importância pra você querer saber?

Talvez você não goste da minha resposta, mas é que geralmente nós humanos, tendemos a direcionar nossa atenção para os outros, deixando de lado nossos próprios problemas.

Por último, não é possível você receber uma resposta certa. O único que pode te responder isso é o seu próprio amigo.
Aqui o máximo que você terá é especulação sobre a situação.

Se a amizade é longa e sincera, conversa com ele.

Tenha um bom dia.

Jean Pierre da Rocha Carneiro Psicólogo em Porto Velho