Como sentir alguma satisfação e conseguir voltar a ter esperança sobre o futuro?

Feita por >leo · 4 jul 2022 Motivação

como sentir alguma satisfação e conseguir voltar a ter esperança sobre o futuro para ter o mínimo de motivação necessária para continuar vivendo superando a depressão que me foi diagnosticada.
ter sido diagnosticado com colite ulcerativa sendo obrigado a deixar de morar em balneário Camboriú e voltar a morar em canoas RS foi a gota d'água para a depressão vir com tudo destruindo todo o pouco sentido que eu ainda conseguia nutrir pela vida.
sinto que tudo que eu fizer, mesmo com tudo dando certo do que seja real e alcançável, me dará alguma satisfação, um mínimo de alegria e felicidade. sinto que será tudo por mera sobrevivencia, pra ter um mínimo sustentável pois o que julgo que seria satisfatório não tem mais chance de se tornar real ou a probabilidade de conseguir beira a zero. já tentei de forma técnica dar alguma liturgia a vida mas falhei, tenho 26 anos e estou me tratando com bupropiona que me ajudou a continuar fazer as coisas fisicamente mas ainda me encontro em um total niilismo.

A melhor resposta 16 JUL 2022

Oi Leo, boa noite, prazer conhece-lo.
Todos esses sentimentos, emoções, dores... são muito desconfortáveis, sinto muito por se sentir assim, veja, muitas questões que vivenciamos em nossas vidas contribuem para tais situações, e também tem possibilidades de fatores biológicos, ou as duas questões juntas, compreender todas essas questões é cuidar das nossas dores, e assim nos fortalecemos, regulamos e estabilizamos emocionalmente e obtemos uma boa qualidade de vida, aconselho a buscar ajuda profissional.
Grande abraço!

Priscilla Daniel Psicólogo em São Paulo

7 respostas

7 JUL 2022

Olá Leo, espero que esteja tudo bem com você.

Sempre que chegamos nas margens de alguma coisa, de algum sentimento interno ou condição existencial, achamos, muito equivocadamente, que chegamos ao "fim", que nada pode ser mudado, que nada pode ser ultrapassado, transformado. Essa construção mental é muito comum em muitas das queixas psicológicas, e ela tende a nos deixar abatido, desanimado, frustrado, em virtude de não termos uma solução imediata para nossas inquietações e de não possuirmos autoconhecimento necessário para enxergar nossas potencialidades de transformação e ação no mundo. No entanto, é justamente quando chegamos nesse momento que temos a rica possibilidade de ampliarmos a compreensão de nossas emoções e de nossa mentes para que possamos, na prática, construir outras formas de atuar no mundo e outras maneiras de compreender a nossa realidade e a realidade a nossa volta. Esse momento que está vivendo é um convite para o autoconhecimento e para o desenvolvimento pessoal. A partir do momento que você se entender melhor, outras formas de pensar e atuar no mundo vão surgir, e vão te proporcionar sair desse estado em que se encontra, e que já não te serve mais. A minha indicação é que realmente você possa buscar um Psicólogo para que inicie um processo de psicoterapia, que vai te ajudar muito nessa mudança de atitude que está buscando no momento, trabalhando seu autoconhecimento. Mas é importante entender que mudanças não ocorrem da noite para o dia e, quanto mais você estiver comprometido com sua mudança e com sua melhora, dentro dentro do processo de psicoterapia, tendo consistência dentro desse acompanhamento com um Psicólogo, mais você irá colher os frutos de sua melhora. Processos de autoconhecimento podem mudar nossas atitudes no mundo, e nos ajudar a ter uma vida melhor, dentro daquilo que esperamos para nós mesmos.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!
Um abraço!

Clóvis Neto CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

7 JUL 2022

Olá Leo.
Seu discurso é de alguém que quer viver, que quer dar a volta por cima, então pega sua inteligência monta um plano de vida, de retorno ao que espera, como voltar a Camboriú. Tem momentos em que tudo parece perdido, mas é a esperança que move o ser humano para alcançar objetivos, e esta esperança precisa ser regada de planejamento e ação.
Busque ajuda psicológica.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

5 JUL 2022

Léo. Vc precisa de tratamento psicológico também.
O remédio pode te dar o alívio físico, mas vc precisa cuidar da sua mente.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

5 JUL 2022

Bom dia Leo!
De certa forma, o que acontece no nosso interno altera toda a forma de ver a vida;
Recomendo acompanhamento psicológico para observar o que acontece em seu interior que está desencadeando tudo isso.
Att,
Psicóloga Raquel Mangini Stinghen

Raquel Mangini Stinghen Psicólogo em Franca

19 respostas

5 JUL 2022

Olá Leo! Obrigado por escrever. Sua escrita aqui é uma ação. Não podemos nem devemos nos ater a esperanças. As ações geram oportunidades, as oportunidades praticadas geram resultados e esses resultados revigoram a motivação.
Certamente há muita coisa que você pode e deve fazer. A conversa com pessoas éticas, confiáveis, ponderadas ajudará muito. Os primeiros passos, importantíssimos para fazer as coisas acontecer, embora os mais difíceis, depois de dados, abrem caminhos promissores.
Experimente!
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são verdadeiras. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Resgate a máscara, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

8607 respostas

5 JUL 2022

Olá, Leo
Que bom que você já faz o acompanhamento psiquiátrico, ele pode te ajudar nesse momento mais delicado. Entretanto, nenhum remédio é capaz de cicatrizar uma ferida emocional. Esse niilismo precisa ser elaborado num processo de terapia. Assim também será possível a ti começar a construir uma rede de apoio que te ajude a enfrentar esse momento mais difícil e assim encontrar esperança no futuro por si próprio.
Não deixe de buscar essa ajuda, pode te ser muito válido
Qualquer coisa fico a disposição
Boa sorte no teu caminho

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

5 JUL 2022

Oi Leo, também passei pelo transtorno de depressão em um período da minha vida. Vivenciar as mudanças e surpresas que a vida apresenta não é fácil. E quando passamos por isso sem uma rede de apoio é ainda mais complicado. Na minha vida o diagnóstico foi apenas o propulsor pra buscar ajuda e enfrentar as minhas cicatrizes. Acredito que a psicoterapia também irá te ajudar a fechar feridas emocionais e a regular essas emoções.

Thais Soares Psicólogo em Fortaleza