Acabou mesmo? Devo ter esperança em uma volta?

Feita por >Rebeca · 12 mai 2022 Dependência emocional

Nós tínhamos um namoro ótimo, falávamos de casamento e tudo ok. Até que na quinta ele disse sobre casar normalmente, e sexta estava um pouco esquisito, no sábado pediu pra terminar e mudou de ideia, me mandou um texto no WhatsApp depois dizendo que me amava e que continuaríamos, falei pra ele organizar a cabeça e que se me quisesse teria que ser 100%, deu um gelo nele pra ele não fazer de novo, mas aí no domingo ele apareceu na minha casa, entregou tudo e foi embora, mandei mensagem dizendo que eu não tava terminando só precisava pensar, pedi pra conversar mas ele me bloqueou de tudo. Ele tava passando por problemas com ansiedade e acredito que um pouco em depressão também, não sei se tem a ver. Depois minha mãe conversou com ele e ele veio falar cmg no WhatsApp mas não me desbloqueou do resto das redes sociais. Quando ele veio explicar o motivo disse que o sentimento tinha mudado, mas como tinha mudado se ele só mudou o comportamento um dia antes de terminar cmg?? Ele disse que mudou pq eu falei mal da mãe dele, mas isso tinha uns 20 dias já antes dele terminar. Ele disse que não quer mais, parece estar indiferente em relação a tudo, não me chamou mais no WhatsApp, eu só estou desbloqueada no WhatsApp. Ele disse que foi por causa da mãe mas ele baixou tinder no dia seguinte, voltou a seguir meninas. Eu pedi desculpas pelo oq falei realmente me arrependo. A mãe dele sempre falava mal de mim mas sei que é mãe. Eu não sei oq fazer, quero ele de volta eu amo ele, foi meu primeiro tudo na vida, eu não sei oq faço pra me perdoar ou se existe alguma possibilidade de voltar, eu já me machuquei por causa da dor que tô sentindo eu não sei mais oq fazer. Por favor me ajuda eu não aguento mais

A melhor resposta 13 MAI 2022

Olá Rebeca.
Entendo o seu sofrimento e que quer fazer algo para voltar atrás. Mas como está sem mais opções neste momento sugiro que dê o tempo para ele pensar. Nesse tempo fique sem olhar as redes sociais dele para evitar mais sofrimento para você. As pessoas às vezes ficam confusas, magoadas devido ao comportamento das outras. Aproveite o tempo para refletir sobre o seu comportamento e se pode mudar de alguma forma para melhor. Mas tenha em mente que as pessoas tem o direito de mudar de idéia e que implorar o amor delas não é saudável. Procure se focar em atividades saudáveis, caminhadas no sol, boa alimentação, estudos, profissão, cursos, passeios, amigos, artesanato, lazer, leituras... Se vocês tinham um relacionamento bom e se amavam ele provavelmente vai refletir sobre a possibilidade de voltar. O namoro serve exatamente para que ambos tenham a oportunidade de sinalizar o tipo de relacionamento que desejam no futuro. A maioria dos relacionamentos terminam nessa fase por falta de afinidades e isso é normal e esperado. Reflita também sobre a família dele e se você poderá aceitar os familiares dele como são. Você não poderá mudar o comportamento de nenhum deles no futuro e nem exigir que o seu futuro marido se afaste da família dele. Ele já sinalizou que faz questão de ter uma boa convivência em especial com a mãe. Procure um psicólogo para falar de seus sentimentos, emoções e desenvolver a sua auto estima e assertividade que é uma comunicação mais positiva e eficaz nos relacionamentos sociais. Fico a disposição.
Maia Nair de Castilho Ramlow
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

15 MAI 2022

Oi Rebeca,
Meu ponto de vista é que voce precisa fazer Psicoterapia para se autenticar, para ser uma mulher de valor, para curar sua dependencia, saber quem é, como se enxerga, como a sua mente funciona, como se relaciona e como se ama.
Assim terá condições de atrair homens também de valor, homens que queiram ser parceiros, protetores e não pessoas que ainda não cortaram o cordão umbilical com a sua mãe.
Pelo exposto, ainda bem que se livrou dele... só te causaria problemas.
Abraços.

5827 respostas

13 MAI 2022

Olá Rebeca! obrigado por escrever. Você acabou o namoro consigo mesma? Esse é o que de fato acaba. Com ele, pelo relatado, acabou. Acontece que tanto você quanto ele, apresentam-se, pelo relatado, imaturos. Falar mal da mãe do outro, isoladamente não é motivo para terminar. Também término de namoro pode ser motivo para expressões como: "não aguento mais". Provavelmente vocês são muito jovens: ainda não cuidaram adequadamente da turma de colegas e conhecidos consistentes; não cuidaram da preparação para o trabalho e forma consistente, não cuidaram das vivências interessantes, saudáveis, éticas e construtivas, da juventude, não cuidaram dos estudos consistentes. Iniciar namoro pelo tinder é cômodo, mas não pleno.
Pode ser que eu esteja enganado.
Certamente, como prioridade, você precisa se valorizar, integrar teus sonhos, metas, habilidades, possibilidades, tendo o centro em si mesma.
Abraços virtuais (A pandemia e a dengue estão vigentes. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria das ditas lideranças religiosas, são falsas - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Seja ponderado com a máscara, aproxime afetivamente, mas evite aglomerações e criadouros de mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional