A esperança de voltar a sonhar parece tão distante

Feita por >Joyce · 31 mar 2022 Motivação

só um desabafo.
J*02
Tenho 30 anos.De uns dias pra cá,alguns acontecimentos tem tirado a minha esperança
Não sei se acredito na possibilidade de um dia voltar a sonhar ou que as coisas um dia irão melhorar
A forma como o mundo está caminhando,o rumo que as coisas estão tomando,tem me deixado com muito medo e é como se tudoestivesse me dizendo que não dá mais tempo de ser feliz e que agora é só ladeira abaixo.Ultimamente,só me vem à memória coisas que me desanimam,contando que as pessoas, as vezes,vêm com palavras que não necessariamente ajudam e tudo fica mais estranho.Eu olho no relógio e vejo a temida hora de acordar e ter que lidar com tudo que está acontecendo,nem conversar direito com as pessoas eu quero.Chego do trabalho e minha única distração é entrar na internet,procurando algo que me tire um pouco disso.Sinceramente,voltar a ter esperança parece algo distante.Se ainda hoje eu perdesse meu emprego ou caísse todo cabelo da minha cabeça,eu aceitaria com prazer,pois essa situação não seria tão ruim quanto tem sido.

A melhor resposta 4 ABR 2022

Oi Joyce!
Por milhoes de anos a Terra existe e serve de meio, como um grande útero, para as pessoas lidarem consigo mesmas e resolverem os seus conflitos, os seus problemas, os seus traumas... já passamos por situações muito piores e o mundo não acabou e nem vai acabar.
A vida te deu a liberdade e o livre arbítreo para voce mesma construir a sua história.
Como voce escolhe construir? Como voce está se enxergando? Como voce se coloca? Como dona da sua vida ou como vítima?
A realidade que está presente no externo, na sociedade é a concretização do que se passa no inconsciente coletivo de todos.
Como mudar esta realidade? É voce mudando a si mesma.
Em vez de voce fugir assistindo o que tem na internet para se distrair, fique atenta ao que a sua alma reclama, ao que a sua alma lhe fala e não ao que os outros lhe falam...
Faça Psicoterapia para se conhecer, para certificar, para autenticar a sua vida de acordo com as coordenadas da vida e não do sistema.
Abraços

5817 respostas

3 ABR 2022

Olá Joyce, espero que esteja tudo bem com você.

O seu desabafo é importante, a sua fala é importante. Através da fala podemos nos descobrir, nos redescobrir, e nos depararmos com novas formas de encarar o mundo e a nós mesmos que nem sequer imaginávamos que existia. Tudo isso faz parte de processos de autoconhecimento, que são muito importantes para nos desenvolvermos enquanto seres humanos. As vezes esses descontentamentos surgem a partir de situações não tão abrangentes quando o que você descreve, como contexto familiar, profissional, afetivo, mas mesmo assim é a partir deles que temos a oportunidade de nos conhecer melhor, de entender como podemos mudar a nós mesmos, qual o nosso lugar no mundo, e quais as possibilidades tenho para me desenvolver e me tornar mais preparado para as mudanças que o mundo nos impõe, e que nunca hão de cessar. Por esse motivo, seu "desabafo" pode te render bons frutos e te movimentar rumo ao seu crescimento pessoal, se trabalhado da maneira correta, e um Psicólogo é o profissional mais indicado para realizar tal trabalho. Se sentir necessidade, e quiser ampliar as possibilidades de compreensão de seu descontentamento e, consequentemente, as compreensões sobre si próprio, procure um Psicólogo, e dê inicio ao seu processo de redescoberta de si e de aprofundamento de seu autoconhecimento.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

1 ABR 2022

Olá Joyce! Grato por escrever! Outro desabafo! As mídias, incluindo a internet garimpam coisas estremamente boas e coisas extremamente ruins e mostram com embalagens conforme as conveniências dos seus patrocinadores. As gerações mais atuais cairam na armadilha de acreditar que interação rica, humano, essencial, plena, sem disfarces, acontece na internet, televisão, celular, dentre outras mídias. Não, não acontece. Interação com pessoas simples, sendo simples, humano, com contradições, medos, fraquezas, sonhos, planos, precisa ser vivida com pessoas, ao vivo, olho no olho, com persistência, tolerância, empatia, acontece aos poucos, de maneira a nos tornar melhores, mais capazes de sermos gente, não escravos de poder, status ou dinheiro.
Pode confiar!
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Pondere o uso de máscara! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional

8602 respostas

1 ABR 2022

Olá
Talvez seja desafiadora a ideia de encarar isso tudo sozinha. De mãos dadas a alguém isso pode ser menos pior. Como voltar a pensar no futuro, no sonho, se meu presente dói? Difícil, né?
Um psicólogo pode te ajudar a encarar essa situações com mais calma e uma escuta sensível, te ajudando a entrar em contato com os próprios sentimentos e percepções.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha