Insegurança sobre o futuro

Feita por >Bruna · 31 ago 2023 Abordagem psicológica

Meu namorado tem uma irmã deficiente que mora com o pai, ela tem um pouco de dificuldade motora (somente nas mãos) e cognitiva mas anda, fala, tem redes socais, sai sozinha, já teve namorado etc. Mas sempre foi criada pelos pais como uma pessoa incapaz, como se fosse uma criança, ela até já chegou a trabalhar por 2 anos mas saiu e nunca mais voltou a trabalhar. A questão é que a mãe dela faleceu e o pai já é bem idoso, no futuro quem vai ficar responsável por ela é meu namorado. A ideia dele é que ela fique morando na casa do pai e ele ajude a sustenta-la. Mas tenho medo de que ele acabe querendo ir morar com ela ou que a família acabe colocando essa pressão por acharem ela “incapaz” e eu não quero isso, principalmente porque ela não respeita o pai e nem o irmão, quando eles moravam juntos brigavam muito, e aí já consigo imaginar como vai ser minha vida.

A melhor resposta 1 SET 2023

Olá Bruna, você já sabe o que não quer, então comunique seu ponto de vista quando surgir o momento, digo quando surgir porque pelo seu relato já existe uma dinâmica familiar e as pessoas envolvidas parecem não pensar da mesma forma que você, como trata-se da vida deles, exista onde houver a intersecção com a sua.
Att, Lucia Sampaio

Lúcia Sampaio Psicólogo em Maceió

16 respostas

1 SET 2023

Olá, Bruna!

Compreendo sua preocupação, mas percebe quanta ansiedade existe nisso? O próprio título da tua pergunta já responde: insegurança sobre o futuro. Quando falamos de ansiedade nos referimento justamente as preocupações com o futuro. Entendo sua preocupação, mas talvez seja melhor viver o momento atual, viver no presente e quando chegar o momento (se é que vai chegar), aí sim começar a se preocupar, pois já não estaremos mais nu futuro e sim no presente. Quando chegar o momento também, é importante sinalizar ao teu namorado de forma assertiva o seu ponto de vista, porém a decisão final será dele e dos familiares não te restando muita opção que não seja aceitar e ceder ou recuar.
Qualquer coisa estou a disposição. Espero ter ajudado.
Abraços

Carolina Cohen Psicólogo em Rio de Janeiro

81 respostas

1 SET 2023

Bom dia, Bruna,
Pelo que descreve, sua cunhada é perfeitamente funcional, mesmo dentro de suas limitações. O que pode acontecer é ser criada como "incapaz", e passar a usar isso para se valer e manipular as pessoas mais próximas.
É importante que a família de uma PcD esteja em acompanhamento para reconhecer os limites da deficiência, bem como a melhor forma de ajudar e apoiar sem incorrer em desrespeitos.
Trabalho num CREAS e vejo todo tipo de situação envolvendo este público, e em todos eles quem paga o preço são as famílias, por vezes desassistidas, por vezes manipuladas pela própria pessoa que cresce, ela própria sem acompanhamento, e aprende que só assim pode conseguir o que deseja.
Converse com seu namorado, e entenda a situação da sua cunhada. Esta situação pode ser parte da história de vocês, mas nunca deve ser um peso, principalmente que te coloque na situação de ser a Escolha de Sofia, você ou a irmã.
E você, como parte da família, também deveria fazer um acompanhamento para poder lidar com seus sentimentos sobre toda esta questão.
Pense nisso. E se quiser conversar sobre estas questões, fico à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

1 SET 2023

Olá Bruna! Obrigado por se colocar. Cada caso precisa ser estudado em suas especificidades. De outro lado, havendo a necessidade, o irmão tem responsabilidade moral e jurídica de conduzir o futuro da irmã. A pessoa que for viver com ele, precisa vivenciar essa consciência, motivação e alegria por contribuir. Você, pelo relatado, não está disposta a isso.
Precisará refletir, amadurecer. Sendo muito distante essa maturação em você, ou não surgindo outro entendimento do grau de dependência dela, será melhor interromper o namoro. Calma! Essas coisas precisam ser pensadas, amadurecidas, ponderadas com a maior clareza possível, imaginando dez, vinte anos, para a frente.
Estarei a disposição para maiores aprofundamentos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8699 respostas

1 SET 2023

O medo que você sente não é anormal, é assustador imaginar um futuro com uma responsabilidade em algo que você ainda não tem experiência. Porém, convido lhe a pensar: você consegue evitar essa situação? Se a resposta é não, então vamos aprender a ser experiente no novo. Buscar conhecer um pouco mais, aprender sobre didáticas de ensino, trazer tarefas lúdicas para próximo entre ela e você, para assim estabelecer um elo de confiança, principamente te indico conversar e expor seus receios e medos ao seu companheiro. Vocês tem a oportunidade de aprender juntos.grande beijo, precisando só entrar em contato.

Leticia Katherine Pereira Fraga Psicólogo em Divinópolis

4 respostas

1 SET 2023

Olá Bruna, você está no momento do namoro em que vai percebendo o que quer para sua vida. A irmã do seu namorado tem dificuldades que sempre vai existir. O que pode ser feito é estimular o desenvolvimento dela, buscando ajuda profissional, mas se no futuro ela precisar de suporte provavelmente virá de seu namorado. Então reflita, busque ajuda de um psicólogo se necessário, para clarear qual caminho você quer seguir.
Espero ter te ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia