Medo de não amar mais meu marido

Feita por >Val · 20 mar 2023 Terapia de casal

Namoro há 11 anos. Um relacionamento saudável e com muito diálogo. Sempre fui feliz e satisfeita com a nossa relação. No começo deste ano fomos morar juntos e pensei estar vivendo o momento mais feliz da minha vida. No último mês, comecei a sentir muito medo de nosso relacionamento não dar mais certo. Imagino constantemente o fim do nosso casamento e fico com medo de deixar de amá-lo. Procurei ajuda psicológica para entender de onde vem este sentimento e suspeitamos que seja autossabotagem. De qualquer forma, ainda me sinto ansiosa pensando que posso deixar de amá-lo e que não suportaria mais a rotina. Fico pensando toda hora que estou mentindo e que estou apenas tendo dificuldades para aceitar que tudo acabou, pois estou apegada. Não brigamos, temos planos para o futuro e fico pensando que tudo irá acabar e estou apenas frustrada por não conseguir realizar com ele o que sonhei para mim.
Ps: ele sabe de tudo que está se passando comigo, temos muitas conversas.

A melhor resposta 22 MAR 2023

Olá Val, ir morar junto é diferente de namorar e ambos morando em casas separadas.
Você está em um período de adaptação agora, portanto é normal surgirem dúvidas.
Converse sobre isso com sua psicóloga e busque ter calma com o seu processo.

Maíra Priscinotti Sahão - psicóloga
CRP 08/35528

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

23 MAR 2023

Interessante você dizer que talvez esteja frustrada por não conseguir realizar com ele o que sonhou pra você e não para vocês juntos. Parece que tem aí algo em você, de uma falta de realização pessoal mesmo, uma falta que o relacionamento não esteja suprindo e com isso, esse medo do fim do casamento, na verdade, seja um desejo mesmo de que aconteça por essa frustração aí. Entra em contato comigo, deixa eu te escutar melhor, vamos falar mais disso, que faltas são essas que estão te deixando assim e que podem realmente chegar a levar ao fim do seu casamento.
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

22 MAR 2023

Olá Val, espero que esteja tudo bem com você.

É realmente indicado você compreender melhor o que está se passando dentro de você para que esteja reagindo desta maneira a algo que desejava tanto para sua vida. Neste sentido um acompanhamento com um profissional de Psicologia é o mais indicado, e isso você já está fazendo. Procure continuar neste processo, aprofundando suas questões até que elas possam ser resolvidas, e você então possa experimentar novamente um sentimento de realização pessoal, fruto da obtenção daquilo que você desejou para si. Quando esse sentimentos surgem, podemos sim desconfiar de autossabotagem, mas é preciso que compreendamos porque ela está presente, e porque como ela se sustenta em sua vida atualmente, se for esse o caso. Sentimentos que pode acompanhar esse possível processo de autossabotagem, tais como insegurança, baixa autoestima, e outros mais, também devem ser investigados. Agindo agora, você pode diminuir consideravelmente o grau de ansiedade que sente pela presença desses pensamentos que relata. Não deixe que isso se avolume em sua vida, e procure lidar com essa questão agora junto a um processo de psicoterapia. Quando a verdade surgir, com naturalidade, a partir de um maior autoconhecimento, você se sentirá mais tranquila, e poderá aproveitar melhor o momento que foi fruto de suas escolhas pessoais conscientes. Devemos compreender que somos responsáveis por criar o que desejamos em nossas vidas.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

21 MAR 2023

Val
Você está sendo incongruente... está querendo colocar a vida dentro da tua programação cerebral...
Isso não dá para programar. A vida é uma energia dinâmica que está sempre se transformando, se modificando de acordo com cada escolha e cada decisão. Cada um se torna o que escolhe e cada escolha gera seus resultados, toma direções diferentes.
O casal é como cada um é; se os dois são felizes, o casal, o casamento é feliz; se um dos dois é infeliz o casamento, o casal é infeliz, cheio de conflitos, brigas porque um não entende o outro.
No casamento, cada um evolui ou não, à sua maneira e provoca no outro conflitos que o obrigam a mudar também; caso obte em mudar. Se escolher a teimosia, se fixa no seu ponto de vista impossibilitando enxergar outras possibilidades.
O que é necessário é a disposição de dialogar e compreender o ponto de vista do outro e os dois decidirem juntos como querem prosseguir. É natural o surgimento de conflitos, faz parte do crescimento constante.
Não pense como será no futuro... viva bem o tempo presente, é o único que tem.

Abraços

5817 respostas

21 MAR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então agende uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

21 MAR 2023

Olá Val! Obrigado por escrever. O amor é cultivado. Certamente há muitos dados que você deve estar trabalhando com sua/seu psicólogo. Consultas minimamente semanais, individuais, com duração de cinquenta minutos, com persistência e profundidade lhe ajudarão a organizar as coisas. O ser humano tende a ser conquistador. Isto é (para ilustrar seu caso), primeiro se sonha namorar, depois criar proximidade com a família do namorado, noivar, viver juntos, casar,... Cada etapa é uma busca, uma vez alcançada, a mente faz ficar com menor peso. Por exemplo: eu sei quanto é nove vezes nove. Aos seis ou sete anos isso é uma conquista. Hoje é obrigação. Esse saber embora comum, apresenta muito valor e importância. No convívio há milhões de nove vezes nove, que o casal precisa ter vivos, como conquistas. Isso será motivador.
Desejo a você e a seu psicólogo/psicóloga, abertura mental, persistência, disciplina, profundidade, para que vejam o encanto do aprendizado, o encanto da soma dos aprendizados.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: seja cuidadoso. A maior parte dos políticos não são confiáveis, a imensa maioria dos líderes endinheirados das religiões, são desonestos, tendo o deus dinheiro e não a ajuda aos mais pobres como intenção. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8634 respostas

21 MAR 2023

Calma, isso e normal faz parte do processo de mudança, relacionamento são fases e vc está vivendo uma nova etapa e isso faz os questionamentos surgir. Talvez esse processo de adaptação esteja fazendo isso e o medo da possibilidade de não dá certo o relacionamento já que e algo que deseja muito

Renato Lima de Oliveira Psicólogo em Montes Claros