Como voltar a amar o marido?

Feita por >Vivi · 12 jun 2020 Terapia de casal

Temos relacionamento de 14 anos, temos um filho de 6 anos, anos passados eu descobri traições e tentei perdoar, mas não sei ficou mágoa guardada, e com o tempo comecei a gostar de um amigo virtual no qual não deu em nada, descobri que um problema de saúde uma doença autoimune e meu marido está do meu lado me ajudando, queria conseguir voltar a amar pq notei que ele melhorou.

A melhor resposta 16 JUN 2020

Bom dia Vivi,
Sua situação é mais comum do que você imagina. Muitas mulheres vivem essa mesma situação!
Agora, o que precisa ficar muito claro para você é a diferença de perdoar e esquecer. Esquecer aquilo que nos fizeram ou aconteceu com a gente é uma coisa complexa, pois, envolve memória e não temos controle sobre ela. Agora perdão, não significa esquecer, significa que, quando eu lembrar daquilo que me fizeram eu não terei mais os mesmos sentimentos que tive no passado. Perdoar é ressignificar sentimentos e não esquecer.
Voltar a amar está diretamente ligado a seu desejo e capacidade de deixar tudo para trás e recomeçar. Perdoando verdadeiramente tudo o que você fez e tudo o que te fizeram, para que assim seja possível retomar o caminho do relacionamento conjugal.
Não é fácil, não é rápido, mas, é possível, acredite!

Espero que consiga refletir claramente sobre sua vida e tomar as decisões que precisa. Contudo, se precisar de ajuda profissional, me coloco a disposição.

Um grande abraço

Sandro Nogueira.

Sandro Nogueira Psicólogo Psicólogo em Bocaiúva

8 respostas

15 JUN 2020

Ola Vivi,
O que significa pra você se manter nesse relacionamento?
Não existe um resposta pra essa pergunta, mas sim possibilidade de ressignificar algumas crenças sobre o amor as relações.

Laís Melquíades Matos Psicólogo em Juiz de Fora

4 respostas

14 JUN 2020

Quando um trai convem se perguntar: o que eu não estou conseguindo realizar na relação?
E dialogar com a parte:
Quais as minhas necessidades? Quais as necessidades do outro?
Quais os meus medos? Vergonhas?
Quais as fantasias a respeito da relação?
O que espera dele? O que ele espera de ti?
Estas e outras perguntas surgem quando voces começarem a ser verdadeiros consigo mesmo e com o outro, parar de fingir.
Assim, vai aumentando a intimidade entre os dois.
O segredo é ser verdadeiro, ser para si mesma (o)
Ser um marido ou mulher que valha a pena e não que dá pena!

5817 respostas

13 JUN 2020

Olá Vivi! Grato por participar. Primeiro: amigo virtual é pessoa com baixíssimo grau de conhecimento. Na vida real, as pessoas observam conhecem um pouquinho, pesquisam, convivem, observam mais; algumas vezes o ato de conhecer se torna um pouco mais nítido. Dentre os conhecidos que se tornam mais nítidos, alguns viram objeto de observação e pesquisa (paquera), um número bem menor desses, evoluir para namoro. A maior parte dos namoros acabam. Uns poucos podem se tornar noivos; um deles pode se tornar marido. Sem perder de vista, que além disso, temos que ter contexto social que envolva centenas ou milhares de pessoas conhecidas de alguma referência, dezenas ou centenas de colegas (que fazem algo comum, com alguma regularidade juntos) e, dentre colegas e conhecidos, alguns são despertados para almejar o status dos dois ou três raros amigos, em construção, por muitos anos. Para ver as características e qualidades das pessoas alguns hábitos são facilitadores quanto à firmeza e ao predomínio de bons valores: linguagem educado e respeitosa, respeito ao próprio corpo, forma de se vestir, rotina de vida, objetivos nobres, trabalho, prevenções quanto à saúde, prática de alguma atividade física, respeito com a ciência, envolvimento religioso amadurecido e inteligente, dentre outros aspectos. Logo, para amar seu marido é preciso perguntar se você está amando a si mesma. A pessoa que perdoa, no fundo, perdoa a si mesma, pois passa a não ter esse centro de energia negativa, indo e voltando da sua mente. Vínculos sólidos e de qualidade, são objeto de construções complexas, persistentes, flexíveis e duradouras. Se você quer, com disciplina, você conseguirá. Espero ter ajudado. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar a morte de mais um próximo!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.