É possivel voltar a amar alguém que mudou?

Feita por >Carlinha · 17 fev 2021 Terapia de casal

Estou em um relacionamento difícil por muito tempo, marido 10 anos mais velho, sempre reprimiu minhas ideias por se achar mais experiente, não foi o provedor do lar mas sempre se aproveitou de mim, sempre ignorante,mas tem uma característica de carinhoso, me pressionou a aceitar coisas q não concordo por meio de manipulação, me pressionou a ser mãe mas não se posicionou como pai, descobri algo muito ruim sobre ele, e mesmo insistindo no casamento por anos porq o amava cheguei num momento em q não o amo mais, quando expus isso e pedi a separação ele resolveu mudar (outras vzs tentei me separar mas nunca tive firmeza e ele mudava por um ou dois meses), dessa vez ele parece ter mudado mesmo, já faz 1 ano, mas não consigo ama-lo de novo, não suporto a intimidade com ele, mas ele tem sido bom e até ajudado minha família pois a 5 meses perdi minha mãe, assim sinto q seria injusta terminar ou q estaria cometendo um grande erro porq agora parece q ele mudou, mas o que fazer se não consigo amar?

A melhor resposta 18 FEV 2021

Olá Carlinha! Grato por escrever. Você descreve conflitos por áreas diferentes: amor mais íntimo, apoio genérico à família, mudança sólida ou não de forma de lidar com as questões, justiça ou injustiça. São componentes interdependentes que precisam de uma análise mais minuciosa e detalhada. Será preciso alargar a reflexão, em muito, para que você possa construir uma direção que se faça legitima para você. Não suportando ter intimidade, é importante não se violentar nesse sentido, mas também é preciso ponderação e sabedoria para situar a evitação disso. O centro do amor está em cada pessoa, mesmo na troca com a outra pessoa.
Que tal ponderar mais profundamente essas questões através da caminhada científica com um psicólogo?
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8654 respostas

18 FEV 2021

Olá Carlinha, o relacionamento a dois tem que ter respeito, amor e admiração, não sei o que ele fez, mas parece que alguns episódios a fizeram perder essa admiração de certo modo, busque terapia, para entender como está se sentindo e como pode mudar essa situação.

Estou a disposição, Carolina Ovalle - Psicóloga Clínica

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo

150 respostas

18 FEV 2021

Carlinha,
Quem precisa mudar é você, não que ele não precise. Mas, voce precisa cuidar de si, precisa amar a si mesma, precisa ter orgulho da mulher que você é, não deixar-se manipular e ser explorada e submissa a ele. Anos de vida a mais não é garantia de nada. As experiências quem fez voi ele, podem ser válidas para ele e mais ninguém.
Se não suporta a intimidade com ele o amor não rola.
O que há entre voces dois não é amor, é interesse, dominação. Voce se deixou comprar por ele, ele ajudou a tua familia; Em troca voce fica com ele.
Não acha que isso é pesado demais?
Precisa ter esclarecimento de muitas coisas a respeito da relação de casal... invista em conhecimento e desenvolvimento de si mesmo, em Psicoterapia para que possa ser auxiliada nessa reconstrução.

5822 respostas

18 FEV 2021

Carlinha, é difícil conviver qdo os sentimentos mudaram.
Quem sabe uma terapia de casal ajudaria?
ABS
Monica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro