É possível alguém me amar mesmo eu não me amando?

Feita por >Anne · 14 jun 2018 Depressão

Eu não gosto de mim mesma, não sinto nenhum prazer de viver e só não tiro minha vida porque tenho medo da dor da morte, mas constantemente penso em não existir. Eu não gosto de nada, nada me agrada, dinheiro não me faz feliz, família não me faz feliz, eu só consigo me sentir profundamente vazia por dentro. Daí as pessoas comentam "você tem saúde." eu não queria ter saúde, eu não queria nem existir. Eu durmo triste e acordo mais infeliz e esse ciclo não tem fim. Já fui a psicologos, terapeutas, psiquiatra e nada resolve minha situação...

A melhor resposta 20 JUN 2018

Olá Anne, Paulo Martins, Psicólgo em Recife(PE)

Bem li sua breve história que está cheia de pontos densos a serem trabalhados em

psicoterapia. Você diz que não gosta de nada(em resumo). Precisamos avaliar, quando

isso começou, pois embora você não revelou sua idade, possivelmente você não foi assim sempre.

Provavelmente algo desencadeou esse "fastio" da vida.

Interessante que você sequencia não se sentir feliz com dinheiro, familia, e se sente vazia, mas não vejo você mencionar se você tem [ou teve] um relacionamento amoroso, digamos assim, que possa ter sido tão bom pra você que depois ficou, muitas vezes mais ruim, do que bom. E que talvez até hoje te "machuque" com as lembranças boas.

Falo aqui de "relacionamento amoroso" mas pode ser qualquer tipo de relacionamento que você esteja se sentindo traída, abandonada, o que muitas vezes gera esse desprezer, esse "vazio".

Você diz que acorda infeliz depois de dormir triste e diz que isso é um ciclo. Pois

bem. Não é. É uma linha___________, isso mesmo. A vida Anne deve ser feita de altos e baixos:wwwwwwwwwwwww como esses "w" que pus de propósito.

A vida é constante, isto é, avança. Porém ela será preenchida por subidas, descidas,

curvas, pedras no caminho, lamas movediças, escaladas...Apesar da linguagem figurada, beirando filosofia, acredito que você entende-as e não está com o ritimo certo para entrar na dança da vida e prefere ficar olhando e vendo outras pessoas avançarem.

Percebo sua falta de coragem para enfrentar isso. E sei que não é fácil. Mas assim

como a lagarta tem que entrar no casulo e sem ajuda deve sair dele para obter asas

para voar, assim mesmo você pode usar esse momento com uma aprendizagem e avançar com suas novas asas da vida.

Querida Anne, a vida te trará não só coisas ruins e histórias acinzentadas, mas te

trará cor se você procurar. Ache essa oportunidade de viver a sua vida e procurar a

aprender com os momentos não tão satisfatórios.

Vazio? Preencha! Pense no que você gostava. Que tal começar do zero algo inacabado e

parado há tempos?

Você tem o hoje como seu presente para começar a ver em você o melhor que se pode ser e ter.

Grande abraço!

ATT
Paulo Martins
CRP 02/19840
Recife PE

Paulo Sérgio A. Martins Psicólogo em Recife

45 respostas

15 JUN 2018

Nossa Anne,deve ser um sofrimento muito grande. Eu não sei sua história mas às vezes experiências que tivemos na nossa vida fazem com que tenhamos esse crítico feroz que nos impede de viver.
Você perguntou se alguém pode te amar mesmo não se amando. Bom, a problema é que você apresenta sinais de depressão o que faz com que veja o mundo de a forma negativa e não consiga perceber valor em você e sentido nas coisas. Não te conheço ,mas imagino que existam pessoas a sua volta que te amem e que se preocupem com você, mas a depressão te impede de ver e de curtir esse amor.
Sugiro procurar ajuda profissional pois depressão é doença e necessita mais do que força de vontade para superar.
Um grande abraço e espero que as coisas melhorem.

Vanessa Isola Psicóloga Psicólogo em Ribeirão Preto

106 respostas

14 JUN 2018

Ola Ane, Sim é possível, mas é muito importante que você faça esse processo de se amar também. Procure um bom terapeuta e seja feliz com você mesma.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Psicóloga Luciana Marolla Garcia Psicólogo em Jaú

19 respostas

14 JUN 2018

Olá, Anne.
Sim, é possível as pessoas te amarem, pelo seu relato vi o quanto falta um propósito na sua vida, o ideal seria traçar uma meta, buscar um propósito isso vai te ajudar, além de claro um acompanhamento de um bom profissional de saúde mental.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo