É possível amar alguém e deixar livre a pessoa?

Feita por >leo freitas · 15 mai 2017 Terapia de casal

Eu tenho 21 anos. Sou homossexual e acredito que uma pessoa deve completar a outra.

Não diminuir ela.. Nao restringir, sufocar a pessoa.

Eu penso que um relacionamento para ser saudável, deve ter equilíbrio.

É possível ter um relacionamento saudável sem cobranças?

As pessoas estão tão carentes que ficam dependentes das outras para serem felizes.

Eu sou muito feliz sozinho.

Acredito que a pessoa que queira estar ao meu lado entre na minha vida para somar e não proibir as coisas que faço.

Como lidar com isso ?

Não quero ficar atoa com um e com outro.

Adoro trocar carinhos, mas não sei lidar com cobranças.

A melhor resposta 16 MAI 2017

Olá, Léo,

O amor que deixa o outro livre requer muita maturidade. Não são todas as pessoas que chegam a entender isso. O lado deturpado da monogamia como modelo de relacionamento promove ciúmes e controle, que por vezes são romantizados.

Dentro de um relacionamento monogâmico é possível encontrar pessoas que aprenderam a dar liberdade àquelas outras por quem tem afeto. E há também formas não-monogâmicas de relacionamento que têm em sua base essa liberdade que você busca, como poliamor, relações livres, etc.

Fique tranquilo! Você não precisa abrir mão do que gosta para esta com alguém. Há muitas pessoas por aí que vão gostar de você como você é.

Qualquer coisa, estou à disposição.

Edvaldo Colen Psicólogo em São Paulo

35 respostas

25 MAI 2017

Você percebeu que mesmo antes de entrar em um relacionamento você já está dando destaque para seus pensamentos sobre uma possível cobrança?

Que tal se abrir para a experiência de conhecer alguém e a partir daí compartilhar seu jeito de ser e apresentar as coisas que são importantes pra você.

Um abraço!

Weslley

Weslley Carneiro Psicólogo em Belo Horizonte

36 respostas

18 MAI 2017

Contratos mal estabelecidos, proibições, comportamentos de protocolo, advertência, suspensão, bronca... Tudo isso a gente encontra no colégio, no exército, na empresa e até no almoço de domingo. Mas a que horas relaxa?
Quando vc fala de amor, fala de amor ou de relacionamento? num relacionamento, qualquer espécie que seja, há concessões a fazer, há trocas, há reciprocidade, ou de nada vale este contrato unilateral.
Seu jeito incomoda tanto assim o outro que ele tem que coibi-lo? caso para pensar né?!? afinal, por que escolher vc, que tá "de boas" aí sozinho com vc mesmo, se for para transformá-lo a ponto de ser irreconhecível para vc mesmo?
Léo, relacionamentos são complicados. Sim. E entendi que as cobranças estão excessivas. Não tenho a menor ideia de quais liberdades vc quer, mas isso pouco importa. Talvez vc´s queiram dançar um com o outro, mas cada um ouve uma música diferente.

Soraya Magalhães Homem Psicólogo em Armação de Búzios

143 respostas

16 MAI 2017

Olá Felipe.
Eu acredito plenamente que possam existir relacionamentos saudáveis, sem grandes cobranças, onde cada pessoa respeite o espaço um do outro. Entretanto, é importante que isso seja esclarecido desde o início da relação para que ambos possam estar de acordo e respeitar o "estipulado".
Forte Abraço,
Guillian dos Anjos

Guillian dos Anjos Psicólogo em Santos