Tenho medo de não amar minha namorada

Feita por >Cheiro · 9 mai 2023 Abordagem psicológica

Olá bom dia,Eu namoro uma linda mulher a quase 1 ano e meio,nesse período tivemos muitas brigas e desentendimentos, mas resolvemos todas durante esse tempo, mas ultimamente tenho sentido medo por achar que não amo minha namorada,na minha mente vem muitos pensamentos tipo "você não ama sua mulher" entre outros,e isso vem me atrapalhando durante quase 2 semanas, que começou com eu achando que eu estava apaixonado por duas colegas de minha sala, sendo que uma eu conversei 1 vez jogando volei e outra eu quase nunca converso,e isso avançou para o estado de agora onde eu acho que não amo minha namorada,e quando fico perto de eu sinto muita ansiedade ao ponto de eu ficar desconfortável, tenho me perguntado se eu a amo, pois minha mente acaba criando cenários fictícios onde eu ficaria bem sem minha mulher, eu acabei também sonhando 2 vezes que eu estava fazendo sexo com outra mulher e outro que eu me apaixonava por outra mulher, agora não sei se eu não aceito que não amo minha mulher, ou tudo isso é coisa da minha cabeça

A melhor resposta 11 MAI 2023

Olá. Percebo o quanto a situação está gerando angustia em você. O amor é uma construção, e ele sofre alterações com o tempo. O fato de que tenha se sentido atraído por outras mulheres, não é um determinante para que você conclua não amar sua namorada. Como você disse, pode ser algo da sua cabeça, o que está levando a um nível de ansiedade elevada.
Neste caso, para que você consiga compreender melhor o que realmente sente, somente no processo terapêutico.
Espero que encontre suas respostas na terapia.
Um abraço.

Raiany de Oliveira Silva Psicólogo em Belo Horizonte

9 respostas

12 MAI 2023

Olá!
Obrigado por compartilhar suas preocupações conosco. É muito comum sentir dúvidas sobre nossos sentimentos em um relacionamento, e muitas vezes esses pensamentos podem gerar ansiedade e desconforto.
A psicologia e psicanálise podem te ajudar a explorar as causas desses pensamentos e a compreender melhor seus sentimentos em relação à sua namorada. Em primeiro lugar, é importante lembrar que o amor é um sentimento complexo e multifacetado, e pode se manifestar de diferentes maneiras em diferentes momentos.
Uma possibilidade é que esses pensamentos e sonhos estejam relacionados a desejos reprimidos ou a necessidades não atendidas em seu relacionamento atual. Pode ser útil explorar esses desejos e necessidades em sessões de terapia, para entender melhor o que está por trás deles e como lidar com eles de forma construtiva.
Outra possibilidade é que esses pensamentos e sonhos estejam relacionados a medos ou inseguranças que você tem em seu relacionamento atual. Talvez você esteja preocupado com o futuro do seu relacionamento, ou com a possibilidade de ser abandonado ou traído. Esses medos podem estar alimentando esses pensamentos e sonhos, e é importante explorá-los em terapia para entender melhor como lidar com eles e reduzir sua ansiedade.
Também é possível que esses pensamentos sejam uma forma de autopreservação, uma maneira de se proteger emocionalmente de um relacionamento que pode não estar funcionando para você. Se esse for o caso, pode ser útil discutir com sua namorada as preocupações que você tem sobre o relacionamento, e ver se há maneiras de trabalhar juntos para resolver os problemas que vocês estão enfrentando.
Enfim, pode ser muitas coisas, mas o certo é que a psicologia e a psicanálise podem te ajudar a explorar as causas dos seus pensamentos e sentimentos em relação ao seu relacionamento atual, e encontrar maneiras construtivas de lidar com eles. É importante lembrar que esses sentimentos são normais e não precisam ser motivo de vergonha ou culpa, e que a terapia pode ser uma ferramenta poderosa para ajudá-lo a superá-los.
Fico à disposição.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

10 MAI 2023

Sim, podem ser coisas da sua cabeça mas isso não muda nada porque "sua cabeça" é sua mente e sua mente pode ter orientações errôneas a respeito de ti mesmo e a respeito dela.
Para ver isso, só fazendo Terapia...
Por que não desenvolve o diálogo com ela? Por que não expressa sentimentos com ela?
Voce não está sendo verdadeiro com ela, está omitindo coisas, escondendo coisas.
Precisa conhecer-se para compreender e viver o amor.
Abraços

5817 respostas

10 MAI 2023

Olá Cheiro! Obrigado por escrever. Teu texto sugere grande cheiro de imaturidade. Você está em idade universitária. Relatou um ano de namoro inconstante. Amar não é uma convicção, é uma construção. Namoro, antes dos vinte e cinco anos, deve ser secundário, deve ser muito mais para conhecer e amadurecer do que para evoluir. A sociedade é complexa, antes de casarmos precisaremos aprender e concluir muitas coisas. Por exemplo, é preciso enriquecer turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, é preciso vive prática de esportes coletivos de contato, vivenciar grupos de estudos, teatro, serviços, arte, cultura; é preciso preparar-se para trabalho consistente ou tê-lo.
Você ainda não está amadurecido para namorar com outra pessoa. Ainda não está delimitando com estabilidade as metas, o amor próprio. Precisa amadurecer.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8644 respostas

10 MAI 2023

Olá! Parece que você realmente está num momento muito confuso e perturbador em relação aos seus sentimentos e também aos seus reais desejos. Em muitos momentos da vida vivemos incertezas, muitas vezes ficamos descrentes se realmente vivemos uma vida que queremos, se estamos com a pessoa certa, se amamos ou apenas estamos amigos ou confortáveis numa relação, mesmo dentro de um relacionamento estável existem momentos de conflitos existenciais pertinentes a cada indivíduo. Importante que você olhe para dentro de você neste momento, busque entender suas necessidades e suas expectativas sobre sua própria vida. A busca pelo autoconhecer a si mesmo é um caminho de formação ao crescimento e maturidade, vale a pena você investir em você primeiro, para depois entender melhor suas escolhas diante da vida e suas reais necessidades. A Psicoterapia pode te auxiliar neste processo , profissionais da área da psicologia poderão te ajudar muito neste momento, pense nisso! Abraço

Pollyane Lattmann Psicólogo em Balneário Camboriú