Tenho pensamentos frequentes sobre não amar meu namorado, isso pode ser TOC?

Feita por >Laine · 12 dez 2021 Terapia de casal

Esse pensamento sobre não amar ele é frequente, e tenho pensamentos sobre não ter superado o meu ex, eu tenho total certeza de que amo meu namorado e que não sinto nada pelo ex mas esses pensamentos me deixam angustiada e eu me sinto muito culpada parece que eu estou traindo ele de alguma forma, tem tbm flaskbacks sobre momentos com o ex, tipo do nada aparece alguma imagem do passado na minha mente não importa o que eu esteja fazendo, meu coração acelera do nada e as vezes quando vejo fotos do meu ex me dar uma aflição e um medo enorme meu coração acelera e começa vir um monte de pensamentos ruins, eu só quero estar com meu namorado e ser feliz com ele afinal eu amo de verdade ele, o que eu devo fazer pra parar de pensar coisas tão ruins??

A melhor resposta 13 DEZ 2021

Laine, às vezes somos tomados por estas fantasias (tão satisfatórias e sofridas ao mesmo tempo) de querer ter aquilo que não temos. Tenho certeza que você ama o seu namorado, mas é bom ficar fantasiando com como seria se eu estivesse com meu ex agora, ou 'será que ele pensa em mim também?'. Penso que se trata de uma mistura de medo e desejo, é o mesmo caso daqueles casais que estão juntos mas vivem enciumados um com o outro: "vi você olhando praquela mulher!". Dá uma animada na relação fantasiar com a possibilidade da perda, ou de obter aquilo que não se pode ter no momento. Se permita fantasiar, saiba que se trata de uma fantasia, não se culpe por isso. Inclusive, se você conseguir fazê-las servir pra apimentar as coisas com seu atual namorado, por quê não? Pense nisso! Estou à disposição caso queira um atendimento, um abraço!

Oliver Schmidt Silva Psicólogo em Curitiba

113 respostas

14 DEZ 2021

Olá, Laine. Primeiro, busque o autoperdão, você não deve se sentir culpada por relembrar do passado, afinal, você tem um passado, todos tem um passado. Além disso, pensamentos não ser verdades absolutas, são eventos mentais, vem e vão, como a chuva. Se acolha nesse processo de autodescoberta. Você já ouviu falar sobre Mindfulness? Caso não, o Mindfulness é também chamado de Atenção Plena e foca no seu presente, no aqui e agora. Deixe o passado ir, descubra o que tem te prendido lá atrás.

Psicóloga Isabella Bergamo
CRP: 06/173927

Isabella Bergamo Psicólogo em Ribeirão Preto

30 respostas

13 DEZ 2021

Olá Laine! Grato por escrever. Você está vivendo sensações, muito frequentemente, esperadas em nossas vidas. História de namoros anteriores permanecem vivas em nossas memórias e sensações. O que se afasta de lembranças das pessoas que nos distanciamos, muitas vezes afasta as coisas ruins e dá vida a lembranças e possibilidades boas. Isso é normal acontecer.
Em essência, você precisa trazer o centro do bem estar, do namoro, para dentro de si mesma, encarando com razoáveis alguns momentos desse tipo de sensação. A riqueza organizada de tua rotina, de tuas metas, de teus focos, fará com que essa sensação adquira a dimensão de lembrança em medida que não se sobreponha ao foco de construir a vida, tendo o centro em você, mas interagindo com outras frentes como estudos, trabalho, família, colegas, esportes, alimentação, sono, amigos, consciência, etc.
Poderá se enriquecedor você se reorganizar com a ajuda da contribuição científica de um psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, respeite a Ciência! Vacine-se!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8630 respostas

13 DEZ 2021

Oi, Laine
A princípio, não observo nada em sua fala que remeta ao TOC.
Entretanto, também não vejo uma forma de simplesmente parar de pensar em alguma coisa. Esses pensamentos podem ser recorrentes por sinalizar uma questão em aberto para você, algo que ainda não foi resolvido e precisa de sua ajuda para ser solucionado.
Busque um profissional para te ajudar a compreender isso sem se afundar em mais pensamentos ruins, pode te beneficiar muito e evitar que você se machuque.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha