Isso pode ser do TOC?

Feita por >Paola26 · 19 nov 2020 TOC

Fui diagnosticada com TOC há pouco tempo, então não sei bem quando as coisas são consequência do transtorno. Ultimamente, tenho pensado obsessivamente sobre um ex que não tenho contato há mais de um ano. Minha última obsessão havia sido uma situação envolvendo ele e agora ela mudou pra pessoa em si. Não é como se eu quisesse ele de volta, mas penso nele todos os dias da mesma maneira que pensava na situação. Tenho um novo relacionamento que me faz muito bem, mas estamos num momento de crise (brigamos muito). Isso que está acontecendo (pensar obsessivamente sobre o ex) é por causa do toc?

A melhor resposta 19 NOV 2020

Paola. Penso q vc tem problemas com auto estima é dependência emocional. A sua compulsão se deve acessar dependência provavelmente.
Procure fazer terapia. Vai te Ajudar c essas dúvidas.
Se interessar conhecer meu trabalho sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

21 NOV 2020

Olá Paola! Obrigada por sua participação.
É difícil ter um pensamento linear de que uma coisa efetivamente é consequência de outra. Porém, o que você diz faz sentido. Pensamentos obsessivos fazem parte desse transtorno, assim como comportamentos compulsivos. É preciso avaliar melhor seu caso para saber a função desses pensamentos com seu ex namorado, assim como ajudá-la a desenvolver estratégias para lidar com o TOC.
Um psicólogo poderá ajudá-la nesse processo. Pense sobre isso.
Espero ter contribuído. Qualquer dúvida, estou à disposição.

Um grande abraço,
Bruna C. Laureanti R. - Psicóloga
CRP 08/30665.

Bruna Cristina Laureanti Ribas Psicólogo em Curitiba

169 respostas

21 NOV 2020

Olá Paola26! Grato por escrever. Não é a melhor coisa focar em diagnósticos, é melhor iluminar a pessoa inteira. A pequena parte diagnosticada como doente (quando o diagnósitico é bem feito), sendo olhada sozinha não tem contexto para modificação, pois a maior parte da pessoa - saudável, é o terreno para fertilizar o resgate do bem estar. Exatamente as outras partes, extremamente maiores é que farão a parte diagnosticada como doente retomar o compasso com a saúde.
De outro lado, pelo seu relato, os dados são insuficientes para assegurar a conexao com TOC.
Crises, brigas, explicações, sugerem que será proveitoso você passar por conduta científica com psicólogo para resgatar a harmonia interior, redesenhar rotina de vida, bem como visualizar personalidade, potenciais e possibilidades de vida.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de segunda onda da pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

21 NOV 2020

Minha amada ! O TOC são comportamentos obsessivos compulsivos, quem ti diagnosticou provavelmente explicou alguma coisa, esses pensamentos fixados no seu ex está mais para obsessão. Porém você está num momento de fragilidade, de desesperança e a tendência e se voltar para o negativismo e por consequência a mente busca tudo o que ti machuca.
Se permita passar pelo processo terapeutico, se conhecer e se auto ajudar, você vai ver que tudo se resolve. A vida é uma linha com vários cortes, alguns cortes negativos outros positivos, porém a linha sempre permanece em desenvolvimento.

Se quiser ajuda estou a disposição

Priscila Pio Psicóloga Psicólogo em Itajaí