Remoer erros pode ser sintoma de toc.

Feita por >Maribel · 19 ago 2023 Abordagem psicológica

Olá, de uns tempos pra cá eu tenho me lembrado de meus erros do passado, eu peço perdão a Deus pelos meus erros e me sinto melhor, porém, não demora muito e a culpa volta ainda mais forte, e eu não consigo deixar passar a sensação e continuo me culpando. Tem algo que eu poça fazer para diminuir a sensação? Agradeço muito pela ajuda!

A melhor resposta 21 AGO 2023

É preciso saber deixar o passado ir quando ele se transforma em uma carga que nos impede de progredir, melhorar e ser felizes.
Não é simples perdoar, os outros ou a nós mesmos, por isso os erros do passado muitas vezes nos perseguem. Libertar-se deles através da reflexão, da autoconsciência e do conhecimento só depende das nossas habilidades.
Quando cometemos certas falhas nos sentimos derrotados, desesperados e angustiados. Isso poderia ser comparado ao que acontece ao cravarmos um espinho em um dedo e, ao invés de removê-lo, afundá-lo ainda mais em nossa carne. Ao fazermos isso, o espinho nos machuca e dói sempre. Culpar-nos ou castigar-nos não vai nos levar a lugar algum.
Trata-se de compreender o que aconteceu e encontrar as alternativas para evitar que volte a acontecer, ou que volte a nos afetar. Lembre-se sempre que você não poderá mudar o que aconteceu, mas poderá trabalhar para que não venha acontecer mais.
A psicoterapia é uma opção para entender o que causou e como encontrar formas de superação.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

20 AGO 2023

Olá Maribel, pelo que você descreveu algo que pode te ajudar nesse momento é iniciar a psicoterapia para poder ressignifica seus erros do passado. Entendo pedir perdão a Deus, mas precisa entender agora os novos significados de teus erros.
Espero ter te ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia

154 respostas

20 AGO 2023

Maribel
Remoer erros significa que precisa remover as travas mentais que estão te impedindo viver a tua vida.
Não tem que pedir perdão a Deus, pois o próprio Deus te deu a liberdade para fazer experiências e aprender com elas, conscientizar e evoluir. Para Deus, nada é errado e nada é certo, tudo são oportunidades para expandir a nossa consciência.
Medo e culpa são mecanismos do sistema para te manipular.
Quem é voce? Precisa descobrir.
Faça Psicoterapia
Abraços

5817 respostas

20 AGO 2023

Olá,
Na psicoterapia é possível buscar ferramentas para que você possa fazer reflexões e ressignificar o que te angústia. É preciso saber mais da sua história e as condições que a levaram a cometer tais erros. Fico a disposição para falar como a psicoterapia pode ajudá-la neste momento, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

221 respostas

20 AGO 2023

Olá Maribel! Obrigado por se colocar. Permita que a gente te conheça mais profunda e detalhadamente. Remoer erros apresenta maior proximidade com culpa do que com TOC. De outro lado, todos erramos. Depois de um tempo é fácil concluir que se fez, no passado, algo errado. Pode ser que naquele momento (passado), aquele comportamento não estava claro quanto a sua dimensão enganada, errada. Afinal vivemos a vida, aprendendo, nos aperfeiçoando. Não se pode julgar com o rigor dos aprendizados de hoje, atitudes que se viveu no passado.
Cuidado.
Será bom que se valorize. Se os erros são do passado, atualmente eles não estão acontecendo. O passado não se modifica. Aprende-se com as lembranças dela, para se melhorar.
Para de remoer e foque na construção de um futuro melhor. Resgate, reorganize metas e objetivos nobres, preste atenção em tuas possibilidades e potencialidades.
Estarei a disposição para contribuir.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8634 respostas

20 AGO 2023

Oi Maribel, em terapia podemos conversar sobre esses erros,
talvez também devemos falar sobre a importância do perdão no seu caso e de viver no presente,
Dar um novo significado para seu passado, para que quando acessado, não gerar transtornos.
Sei que vezes é díficil essa situação, mas podemos conversar e ver qual o melhor caminho para uma saudável e feliz,

Venha conversar comigo

Érika Dipe Psicólogo em São Joaquim da Barra