Toc - Fobia de Impulsão

Feita por >fernando · 31 mar 2019 Fobia

Olá, como vai? Gostaria de já agradecer antecipadamente por me orientar. Obrigado mesmo. Minha dúvida é a seguinte: Minha vida praticamente inteira tive problemas com ansiedade, pânico, tag, toc dp, dr. Meu toc sempre mudava, ora era de dúvidas, ora de pensamentos intrusivos, limpeza, organização e por aí vai. Apesar de ser tudo muito sofrível, eu de certa forma conseguia lidar com eles. De uns dois anos pra cá vendo uma série com minha namorada, a série era The Walking Dead. Ficamos o final de semana inteiro assistindo. De noite já próximo de desligar para dormimos, comecei a me sentir mal, não sei explicar direito o que, apenas comecei a me sentir mal. De repente minha mente começou a ser inundada por pensamentos agressivos e junto com eles veio uma sensação como se eu fosse perder o controle de mim e fazer o que esses pensamentos agressivos diziam, mesmo sem eu querer. Naturalmente fiquei completamente desesperado, não sabia o que estava acontecendo. Graças a Deus até hoje nunca fiz nada, mas esses pensamentos e principalmente essa sensação de perda de controle, como se eu tivesse que ficar lutando comigo mesmo pra não fazer algo que eu não quero, isso não passou mais. E me acompanha dia após dia. Fiquei sabendo que isso se trata de Fobia de impulsão, que seria uma vertente do Toc. E junto com essa fobia comecei a ter muito despersonalização e desrealização, praticamente o tempo todo, o dia todo. Enfim, o que eu gostaria de saber é sobre a coisa que mais me desespera, ninguém nunca me respondeu sobre isso em lugar algum. É sobre essa sensação de perder o controle. O que é isso? Por que acontece? Como eu posso fazer isso parar? Pois mesmo eu sabendo que isso é um sintoma do Toc, mesmo eu racionalmente tendo certeza absoluta que não vou fazer nada, mesmo eu tendo consciência de tudo isso eu não paro de ter essa sensação de perder o controle. Desculpe pela extensão da pergunta, mas eu precisava me estender, para poder explicar melhor. Tudo o que eu quero é me livrar dessa sensação, apenas isso. O resto eu sei lidar, mas ter essa sensação o tempo todo, está acabando comigo. Mais uma vez muito obrigado pela ajuda. Fique com Deus.

A melhor resposta 1 ABR 2019

Boa noite, Fernando você relata o que está sentindo e, o último episódio que deu inicio a esses pensamentos e a perda de controle, a sensação que sente agora, você quer se "livrar dessa sensação", a sensação de perder o controle.
Fernando você não diz se faz tratamento medicamento e terapia, se NÃO faz sugiro que procure realizar consulta com psiquiatra e logo após terapia Comportamental ou Cognitiva para ajudá-lo nesse momento com a perda de controle.
E se você já faz tratamento medicamentoso e terapia, Fernando converse com seu médico e com terapeuta fale tudo o que sente, os sentimentos, a sensação de perda de controle, os medicamentos e a terapia vai ajudá-lo nesse momento os sintomas que o a comente todos os dias, com o tratamento ao longo dos dias você vai perceber uma melhora gradativa da sensação de perder o controle. Um abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

1 ABR 2019

Olá, sinto muito pelos seus sintomas. Imagino que deve ser horrível ter que conviver com eles.
Não há como melhor sem ajuda, procure um Psicólogo que juntamente com o Psiquiatra trabalharão juntos para sua melhora.
Me parece que vc fica o tempo inteiro se controlando, quando isso ocorre é normal sentir medo de descontrolar.
Procure ajuda!
Escrevi um artigo aqui no site sobre DP e DR pode lhe ajudar!
Abraços

Clínica de Psicologia Tainna Oliveira Psicólogo em Maringá

12 respostas

1 ABR 2019

Olá tudo bem? Bom o tratamento é direcionado como se fosse para o toc, a linha cognitiva comportamental é a mais indicada, não a única!!! Importante você perceber como foi a aquisição do problema e qual é seu funcionamento atual. Você também pode analisar e identificar as soluções criadas para resolver a fobia e em que ponto elas falharam, e potencializar as soluções tentadas que funcionaram, , tenha em mente que se trata de um problema psicológico que quanto antes for enfrentado, mais cedo você vai conseguir se libertar. O psicólogo é seu melhor aliado! Estou à disposição, Abs

Andrea Christiano Psicólogo em Bebedouro