Ter fobia de um familiar homem pode indicar abuso sexual na infância ?

Feita por >Luciana · 8 ago 2022 Traumas

Quando criança não fui criada pelo meu pai, certa vez com uns 5 anos fui levada para passar uns dias em sua casa. Ele era alcoólatra. Não consigo me lembrar exatamente de como foram esses dias, sei que dps nunca mais quis vê-lo. Tinha medo e pânico de ver ele. Quando vinha me visitar na casa de parentes eu não queria que me abraçasse nem me tocasse. Eu sentia extremo pavor, extremo pavor dele. Seria um indício de abuso? Não consigo me lembrar de nada. Só lembro dele mto bebado. Faço terapia mas não chegamos a nenhuma conclusão e eu sempre me sinto assombrada por essa sensação, ele faleceu eu ainda era adolescente então nunca saberei também.

A melhor resposta 9 AGO 2022

Olá, Luciana
Espero que esteja bem
É tanto possível que sim como que não
Já vi relatos semelhantes de filhos de pais alcoolatras onde não houve nenhum tipo de abuso, mas o estado de embriaguez (cheiro, fala embargada, falas que machucam, etc) pode ter sido por si só uma experiência traumática.
Elabore essa possibilidade em terapia, afinal, mesmo que um dia você tenha certeza que esse abuso ainda não aconteceu, ser filha de pai alcoolatra também possui seus desafios que precisam ser validados.
Boa sorte no seu caminho

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

16 AGO 2022

Oi Luciana,
Pode ser indício sim Luciana, ou pode ser criação da sua mente... de qualquer modo, é um fato que está registrado no seu emocional e que precisa curar para que possas viver a tua vida no aqui e agora.
Precisa curar teu emocional. A Psicoterapia te leva a isso, é para isso.
Abraços

5817 respostas

9 AGO 2022

Luciana. Existe possibilidade, mas penso q importante nesse momento é recuperar sua auto estima, seu bem estar, sua saúde mental.
As lembranças podem vir ou não, mas vc precisa ficar bem com elas.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

9 AGO 2022

Oi Luciana! Obrigado por escrever. Não se pode fixar o pensamento em uma causa, sem a devida verificação. Há inúmeras razões nas cabeças humanas, para evitar certas direções, pessoas e lugares. Não contribuir ponderar hipóteses, sem a busca por confirmá-las ou não. Especialmente nesse caso, não te faz bem direcionar a mente para algo que você não tem elementos claros. Será bom aprofundar reflexão junto com o teu profissional de Psicologia, mas sem querer confirmar hipótese. Será interessante revisitar, de forma detalhada, organizada a história.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos. A imensa maioria dos ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro, são extremamente falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento -preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e e elimine os criadouros de mosquitos.