Relacionamento imaturo na adolescência, remoendo erros

Feita por >Ana Carolina · 21 jul 2022 Abordagem psicológica

Olá, tive meu primeiro relacionamento quando tinha 16 anos, meu parceiro era um ano mais novo que eu e acabara de completar 15, eu fui a primeira namorada dele, ele era mt imaturo e inexperiente mesmo, tb aparenta ser uma pessoa com TEA leve (possui MTS carácteristicas). Sempre foi carinhoso e atencioso, mas um dia estavamos trocando caricias pela primeira vez, e demos uma pausa, acho que pela empolgação dele, e por sua inexperiencia, ele empurrou minha cabeça na direção do seu p* mas não encostou nem nada, de imediato resisti e dei um tapa nele, eu lhe disse que aquilo era errado e que não tinha gostado, que era para me respeitar, depois voltamos a trocar carinho, pois não me magoei, eu entendi e impus meus limites na mesma hora, pois não é do caráter dele, nem foi sua criação. Então, nunca mais ele teve essa atitude msm, ele ficou se sentindo muito mal e culpado por sua atitude impulsiva, nosso relacionamento durou 1 ano e alguns meses, terminei pois precisava de um tempo para me conhecer, afinal eramos jovens. Depois de 3 anos, voltamos, ambos maduros com 20 anos, e tendo um relacionamento saudável, voltamos com o compromisso de fazer terapia. Ele realmente não é uma pessoa má, sempre foi carinhoso mas em nossa adolescência adotamos comportamentos toxicos uns com os outros. Enfim, só que esses erros do passado estão me torturando, mesmo sabendo que eramos imaturos e crianças, não fazendo nada por maldade, toda vez penso nesse episódio em que dei um tapa nele, penso que poderia ter sido diferente, hoje em dia está tudo perfeito mas mesmo assim isso me tortura, como faço para melhorar isso? Não quero remoer algo que foi resolvido na hora e nunca mais se repetiu. Só que a minha cabeça n reconhece isso, só vim me perturbar com isso agora, numa fase que meu relacionamento esta perfeito. Nos amamos muito e não queremos terminar por um mal entendido entre duas crianças...

A melhor resposta 23 JUL 2022

Ola Ana,
Se está tão bom assim por que isso te afeta tanto. Passou, siga o fluxo, siga vivendo. Se deseja voltar ao passado para consertar algo com um (perdão) ou algo do tipo, tranquilo... mas do contrário não tem como voltar atrás e desfazer algo e se estão bem e tudo tão maravilhoso é porque isso passou e vive que ficou presa nisso. Se liberte , era é humano. Uma relação é feita a dois. Se erraram e agora estão se acertando é isso que importa. Não se sinta culpada, jogue essa (carga) fora e viva seu grande amor.
Abraços,
Patrícia Dragone, Psicóloga

Patrícia Dragone Psicólogo em Salvador

29 respostas

22 JUL 2022

Olá Ana.
Faça terapia para seu autoconhecimento e aceitação. Na terapia pensamentos negativos, intrusos precisam ser identificados e resignificados para que você siga a sua vida de forma mais leve.
Fico a disposição.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba